Concursos Abertos Concursos 2020

Concurso PC RJ: escolha de banca para 864 vagas em 16 de dezembro

Larissa Lustoza Larissa Lustoza comentários
06/12/2019, às 09:00 • 4 dias atrás

				<![CDATA[]]>

De acordo com uma portaria, publicada no Diário Oficial do Rio de Janeiro, uma audiência pública em 16 de dezembro receberá as propostas das bancas interessadas no próximo concurso PC RJ.

Serão duas licitações. Uma para seleção de delegado e outro processo para definir a organizadora dos concursos para auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, inspetor, perito criminal, perito legista e investigador.

Uma mesma empresa, porém, poderá vencer ambas as licitações, caso ofereça a proposta mais vantajosa.

Veja as vagas e os requisitos:

As etapas também foram definidas

A delegada Renata Teixeira, diretora da Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol RJ), foi às redes sociais do órgão apresentar como serão as fases do próximo concurso PC RJ:

Neste link você confere como ficou a disposição de fases para o próximo certame na Polícia Civil do Rio de janeiro.

Comissão formada

Antes disso, em 25 de junho, havia sido anunciada a formação da comissão que será responsável pela gestão do concurso PC RJ. Veja

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-13.png

Veja um apanhado geral sobre o concurso PC RJ

Wilson Witsel, governador do Rio de Janeiro, anunciou autorização no concurso PC RJ, com 1.000 vagas imediatas para provimento no órgão de polícia do estado.

O concurso foi definido para ter edital lançado nos primeiros dias de julho. A notícia foi confirmada pelo secretário de Polícia Civil, Marcus Vinicius Braga, ao jornal O Dia. Veja:

“Os quadros (da Polícia Civil) estão muito defasados. A importância desse concurso é muito grande (para a instituição). O governador entendeu (a necessidade) e autorizou (um edital para) mil vagas”.

O secretário ainda deu dicas de estudo:

“A procura (para o concurso) será muito grande. Então, a dica é estudar no mínimo oito horas por dia”.

Anúncio de concurso em janeiro de 2019

O governador Witsel já havia anunciado o concurso para Polícia Civil em janeiro deste ano, com cerca de 400 vagas. Dia após o anúncio do governador, o secretário da Casa Civil confirmou a manutenção da realização do concurso, mesmo com baixo orçamento devido à crise fiscal.

Salários e níveis de escolaridade

De acordo com a proposta do governo, os cargos serão divididos nas mais diversas escolaridades e para as mais diversas especialidades. Veremos, na tabela abaixo, que serão ofertadas vagas do ensino fundamental ao superior.

Para o cargo de Delegado, é exigido formação na especialidade de Direito.

Já para o cargo de Perito Criminal, as formações exigidas são: Engenharia, Informática, Farmácia, Veterinária, Biologia, Física, Química, Ciências Contábeis ou Agronomia.

No caso de Perito Legista, uma das condições é ser formado em Medicina, Odontologia, Farmácia ou Bioquímica.

concurso pc rj autorizado concurso pc rj previsto delegado pc rj autorizado inspetor pc rj autorizado investigador pc rj autorizado perito pc rj autorizado

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.