PUBLICIDADE
Victor Gammaro • 24/04/2021
O concurso PF (Polícia Federal) ganhou mais um capítulo na Justiça no fim do dia 23 de abril de 2021. Em manifestação no processo que pede descentralização ou adiamento das provas, a banca alegou que a participação do interessado no certame é “facultativa”.
O Direção teve acesso com exclusividade ao documento e mostra, nesta matéria, os pontos mais importantes da peça judicial que pede o indeferimento do candidato baiano, que pede que as provas sejam realizadas em mais cidades da Bahia e, não sendo possível, que o dia de aplicação seja adiado.
Confira alguns trechos da manifestação do Cebraspe, que cita a reabertura de atividades não consideradas essenciais:
“Na realidade, ao contrário do que ocorre com a educação básica, nos concursos públicos a pessoa interessada em concorrer a cargo público tem a opção de se inscrever ou não no certame, inexistido qualquer tipo de obrigação
legal de comparecer ou não para a realização das fases do certame.
Além disso, os alunos da educação básica são, em sua maioria, menores e ainda incapazes, não sendo possível, muitas vezes, que se comprometam a seguir irrestritamente os protocolos de segurança para evitar o contágio do COVID-19, o que não ocorre em concursos públicos, já que um dos requisitos para a nomeação ao cargo público é que o candidato aprovado no certame tenha completado a idade mínima de 18 anos.
Desse modo, tem-se que a participação em concurso público é facultativa, mediante o acatamento das regras dispostas em edital, inclusive dos protocolos de segurança para que as avaliações possam ser realizadas com
segurança para os candidatos e os colaboradores do Cebraspe.
Ademais, é inaceitável se pensar na suspensão da aplicação das avaliações que compõe o concurso público, cuja participação é facultativa, quando shoppings, cinemas, teatros, bares, restaurantes, salões de beleza, academias, igrejas e outras instituições já foram autorizadas a voltar a funcionar plenamente, como no presente caso que, apesar da suspensão, todas as atividades já foram retomadas após o adiamento das provas, conforme demonstrado acima”.
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
Em outros pontos do processo, que não será divulgado a pedido do autor, o Cebraspe ainda cita outros eventos de etapas de concursos públicos organizados recentemente, como Barra de Coqueiros, Codevasf, TJ PA e TJBA.
Além disso, elencou todas as medidas sanitárias que passou a utilizar desde o começo da pandemia, segundo a própria entidade.
A banca cita, em diversos momentos, o interesse da Polícia Federal em manter a data da prova para 23 de maio, em todas as capitais do Brasil. O órgão policial afirma que a recomposição do efetivo deve ser imediata, para que o concurso PF traga “novos servidores para garantir a ordem pública“.
Por ora, as provas seguem marcadas para o dia 23 de maio de 2021. Ao todo, até 12 de abril, mais de 321 mil pessoas haviam pagado o boleto de inscrição. O número deve ser um acréscimo após computados os candidatos PCD que tiveram nova oportunidade de realizar o cadastro.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Saber fazer revisões é fundamental no seu ciclo de estudos. Em poucos minutos, o professor Ronaldo Fonseca te dá uma dica de como organizar as suas:
Victor Gammaro
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.