Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PF: curso tecnólogo é aceito? Veja todos os requisitos

Concurso PF: curso tecnólogo é aceito? Veja todos os requisitos

A autorização do concurso PF foi divulgada e traz a confirmação do preenchimento de 1.500 vagas distribuídas entre os cargos de Agente, Escrivão, Papiloscopista e Delegado, todos de nível superior.

Com a autorização, o edital deverá ser divulgado dentro do prazo de até 6 meses, conforme o estabelecido no  DECRETO Nº 9.739, DE 28 DE MARÇO DE 2019

senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

O número de vagas já garante uma das maiores chances de ingresso na carreira pública e, por isso, é importante que o candidato esteja atento aos requisitos da seleção. Veja os detalhes abaixo.

Concurso PF: qual a idade máxima?

Um dos principais e mais questionados requisitos para o concurso Polícia Federal é a idade, já que na carreira policial é comum os editais exigirem idade máxima aos candidatos.

De acordo com a legislação da Polícia Federal, não existe limite de idade para concorrer a uma das vagas, seja ela na área administrativa ou na carreira policial.

O candidato precisa ter 18 anos na data da posse e observar o limite estabelecido para a aposentadoria compulsória, que hoje é de 75 anos.

Concurso PF: o curso tecnólogo é aceito como nível superior?

Assim como os demais concursos públicos, qualquer certificado de nível superior em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) é aceito nos cargos de Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal, Papiloscopista Policial Federal, Perito Criminal Federal.

Em cargos específicos da área administrativa é necessário o certificado de nível superior na área pretendida. Já para o cargo de delegado é necessário o nível superior em Direito.

A mesma regra vale para certificados de nível superior em instituições do exterior. O certificado apenas será aceito caso o mesmo seja reconhecido pelo MEC.

Qual a graduação aceita para perito criminal da PF?

De acordo com o decreto n°  5.116/04, de 24 de junho de 2004, para o cargo de Perito da Polícia Federal será aceito o certificado de cursos superiores de:

  • Química, Química Industrial, Física, Geologia, Farmácia, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Redes de Comunicação, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Engenharia Cartográfica, Engenharia de Minas, Medicina Veterinária, Ciências da Computação, Processamento de Dados, Análise de Sistemas, Informática, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia de Telecomunicações, Biomedicina, Medicina, Odontologia e Ciências Econômicas.

Quais são as etapas do concurso PF?

Antes de tudo, o candidato interessado em ingressar na Polícia Federal deve ser aprovado em todas as etapas do concurso, compreendidas por:

  • Prova objetiva
  • Prova discursiva
  • Exame de aptidão física
  • Prova oral, somente para o cargo de Delegado de Polícia
  • Prova prática de digitação, somente para o cargo de Escrivão
  • Avaliação médica
  • Avaliação psicológica
  • Avaliação de títulos, somente para as ocupações de Delegado e Perito Criminal

Para os cargos correspondentes à área administrativa, os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, prova discursiva e avaliação de títulos para candidatos de nível superior.

Veja todos os detalhes do concurso aqui!

Resumo concurso PF

  • Situação: AUTORIZADO
  • Banca: a definir
  • Cargos: Agente, Escrivão, Papiloscopista e Delegado
  • Escolaridade: nível superior
  • Vagas: 1,5 mil vagas
  • Salários iniciais: de R$ 12 mil até R$ 23 mil
  • Link do último edital
  • Curso completo neste link

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

concurso Polícia Federal

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.