PUBLICIDADE
Larissa Lustoza • 20/07/2021
Em entrevista ao Direção Concursos, a representante da comissão de aprovados das Pessoas com Deficiência (PcD) em concursos policiais chamou atenção para a luta na permanência nos editais, como nos do concurso PRF e concurso PF.
De acordo com a representante da comissão de aprovados, Andressa Gonçalves, a luta é para melhorar a cultura em relação aos PcDs.
Aprovada nos dois concursos policiais – PRF e PF – inclusive no TAF, a luta da comissão é de quebrar o paradigma em relação às Pessoas com Deficiência e concursos públicos.
Segundo Andressa, apesar de os PcD terem a garantia em relação aos concursos do âmbito Federal, com a reserva de vagas, há muitas dificuldades em relação aos concursos policiais federais.
“A questão do PcD é permanecer no concurso”, pede a comissão. “A gente está aqui pela permanência do certame”.
De acordo com a comissão, candidatos PcD passam por todas as fases: as provas objetivas e discursivas, o Teste de Aptidão Física, avaliação médica e outras. Na etapa biopsicossocial, no entanto, todos são eliminados.
“No momento da inscrição, a gente apresenta o laudo médico e a banca dá ok. E, depois, quando você apresenta o mesmo laudo, você é desconsiderado. Você não tem a garantia de competir como PcD”, comenta Andressa.
Hoje, a luta da comissão de aprovados PcD é que a previsão de candidatos com deficiência não seja somente editalícia, mas que a aprovação seja realizada sem descriminação.
Os candidatos precisam, muitas vezes, entrar na Justiça para garantir a nomeação e a realização no Curso de Formação.
E, inclusive, Andressa reforçou que os candidatos do último concurso PRF que conseguiram a nomeação por vias judiciais se destacaram no Curso de Formação.
“Teve aluno que foi o 01 no tiro sendo monocular”, comentou. “Temos uma adaptação muito grande, a pessoa se adapta”.
Confira a entrevista na íntegra:
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias policiais. Clique aqui e participe!
CONCURSO PRF
CONCURSO PF
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.