
Um dos candidatos ao cargo de praça da Polícia Militar do Pará (concurso PM PA) faleceu nesta quinta-feira, 4 de outubro, durante a realização do Teste de Aptidão Física (TAF).
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), o candidato Aelton Guimarães Braga Silva, de 20 anos, passou mal após concluir uma das etapas do TAF e foi socorrido e encaminhado, ainda consciente, para o Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti.
A causa da morte ainda não foi divulgada.
Ainda segundo a Seplad, o TAF é de responsabilidade da Iades, banca organizadora do concurso PM PA.
O TAF é uma das etapas previstas no concurso PM PA e, de acordo com o edital do certame, será realizado em até duas tentativas, com exceção da corrida, que será realizada em apenas uma tentativa.
Vale a pena ressaltar que recentemente, um candidato do concurso PM MG também veio a falecer durante a realização do TAF após uma parada cardiorrespiratória. Saiba mais!
Os testes e índices mínimos do TAF do concurso PM PA obedecerão os índices mínimos dos seguintes exercícios físicos:
- a) flexão/sustentação de braço na barra fixa horizontal: 2 (duas) repetições para o sexo masculino e 12 (doze) segundos de sustentação para o sexo feminino;
- b) flexão abdominal sobre o solo com duração de 1 (um) minuto: 30 (trinta) repetições para o sexo masculino e 27 (vinte e sete) repetições para o sexo feminino;
- c) flexão de braço no solo: 23 (vinte e três) repetições para ambos os sexos, sendo a execução para os homens em 4 (quatro) apoios (mãos e pés) e para as mulheres em 6 (seis) apoios (mãos, joelhos e pés);
- d) corrida com duração de 12 (doze) minutos: 2.000 (dois mil) metros para o sexo masculino e 1.600 (mil e seiscentos) metros para o sexo feminino.
PL estabelece horário e regras para aplicação de TAF
O Projeto de Lei 3831/2021, de autoria do deputado Julio Cesar Ribeiro, estabelece diversos critérios para a aplicação de Testes de Aptidão Física em editais de concurso público.
O texto foi encaminhado no dia 29 de outubro de 2021 e prevê que a realização do TAF, geralmente cobrado em editais da área policial, será “necessariamente eliminatória e facultativamente classificatória”.
Além disso, o Projeto de Lei sugere que sejam previamente estabelecidos os horários e critérios mínimos diferenciados para homens e mulheres.
Veja baixo os principais pontos apresentados no Projeto de Lei:
- A Banca examinadora do concurso público disponibilizará, no local de realização do teste físico, profissionais da área de saúde e Unidade de Terapia Intensiva móvel aptos para pronto atendimento de emergência.
- É vedada a aplicação de teste físico entre as 10 (dez) e as 16 (dezesseis) horas, ressalvados aqueles realizados em ambiente coberto e climatizado.
- A realização do teste físico poderá ser repetida conforme expressa previsão isonômica e objetiva no Edital.
Resumo concurso PM PA
- Concurso PM PA
- banca: IADES
- cargos: oficiais e praças
- vagas: 2.405
- edital neste link
- cursos completos aqui

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: