
Na última terça-feira (28/7), o governador de Roraima, Antonio Denarium, anunciou que a terceira fase do concurso PM RR (Polícia Militar de Roraima) será realizada em setembro (2020). As provas foram realizadas em 2018.
Antes de conferir tudo sobre esta notícia, o Direção Concursos tem um convite para você, que pretende estudar para concursos da carreira policial e outros de outras carreiras: conheça a Assinatura Ilimitada Digital, que oferece os melhores cursos, com os menores preços:
Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Concurso PM RR: anúncio de retorno
Os dias 4, 5 e 6 de setembro foram definidos e comunicados por Denarium em evento realizado no Palácio Senador Hélio Campos, no qual estavam presentes, além do governador, o deputado federal Ottaci Nascimento e os deputados estaduais Jânio Xingu e Renan Filho.
O evento também contou com a presença dos candidatos já aprovados em fases anteriores, os quais aguardam a continuidade do certame. Antonio Denarium discursou e reiterou o compromisso do governo com o concurso PM RR:
- “Valorizando todos os concurseiros, estamos anunciando aqui em primeira mão o início da terceira fase do concurso da Polícia Militar, que são os exames técnicos psicológicos para os dias 4, 5 e 6 de setembro. Finalizando essa etapa, será feita a investigação social. Logo após, pretendemos dar início ao curso de formação dos policiais aprovados para a primeira semana de 2021”.
O governador ainda conversou com a comissão de aprovados, que solicitou a correção de um os itens do edital, que trata acerca do cadastro de reservas. O mandatário ” passou a bola” para a Procuradoria Geral do Estado:
- “Recebemos também a comissão dos concurseiros que nos solicitaram a retirada do subitem 2.5, que trata sobre a classificação no cadastro de reserva. Imediatamente repassamos o pedido para a PGE (Procuradoria Geral do Estado), que vai fazer uma avaliação jurídica referente à possibilidade de retificação. Então, aguardaremos um posicionamento da PGE para saber se é possível, ou não, retirar o subitem em questão. Nosso objetivo é atender a todos que realizaram o concurso da Polícia Militar”.
O que diz um dos membros da comissão de aprovados do concurso PM RR?
Lucas Barreto, um dos membros da comissão dos aprovados no concurso PM RR, afirmou que o anúncio da retomada da eleção foi muito aguardado:
- “Durante dois anos, aguardávamos por uma data provável da homologação do concurso público. Quem é concurseiro sabe que você só tem o direito certo e garantido após a homologação do concurso. Era isso que nós buscávamos, o direto de um dia tomar posse do nosso concurso. Hoje, recebemos em primeira mão do governador a notícia que até o fim do ano serão cumpridas todas as etapas e também a homologação do concurso da PM”.
Outra representante, Rogelma Rodrigues, falou sobre a situação do cadastro de reservas e a retificação do subitem 2.5 previsto em edital:
- “Primeiramente, quero agradecer a sensibilidade do governador, pois sabemos que essas questões de retificação precisam ser feitas dentro da legalidade. Não há inconstitucionalidade para a retificação de um edital com o concurso em andamento. Dessa forma, estamos buscando o entendimento entre os poderes. Saímos daqui hoje satisfeitos pela sensibilidade, tanto do Executivo quanto da Procuradoria”.
Rodrigues ainda continuou:
- “Agora nossa causa vai passar pelo setor jurídico da PGE, onde será feito uma análise minuciosa para que não haja nenhuma ilegalidade, não fira o princípio da impessoalidade. Acreditamos na retificação subitem 2.5, tanto que já chegamos até aqui e contamos exatamente com a divulgação do cronograma dos aprovados para que, o quanto antes, assumam a academia e com isso o suposto cadastro de reserva venha tomar as vagas conforme a oportunidade e conveniência do Estado”.

Concurso PM RR: apanhado geral
O Portal Zukka Brasil trouxe uma linha do tempo do concurso PM RR, com todos os detalhes da seleção até aqui. O jornalismo do Direção Concursos reproduz essa linha do tempo a seguir:
- Maio/2018: o concurso PM RR tornou público edital com 400 vagas para o Cargo de Soldado PM 2ª Classe do Quadro de Praças Combatentes da Polícia Militar QPCPM.
- Agosto/2018: as datas das inscrições e a data da realização da prova objetiva foram alteradas e as inscrições, as quais seriam realizadas nos meses de maio e junho daquele ano, passaram para o mês de outubro. A prova objetiva estava marcada para o dia 24 de agosto, mas acabou sendo remarcada para o dia 9 de novembro.
- Fevereiro/2019: o Governo estadual anunciou o cancelamento do concurso PM RR, para buscar equilíbrio das contas públicas.
- Fevereiro/2019: os candidatos que prestaram o concurso PM RR promoveram protestos e, dois dias depois do cancelamento, o governador reavaliou a situação.
- Junho/2019: o governador Antonio Denarium anuncia que o concurso PM RR continuaria vigente.
- Julho/2019: oficializou-se a revogação de suspensão do concurso PM RR, além da troca de banca organizadora. Antes, a instituição responsável era a UERR (Universidade Estadual de Roraima), depois, passou a ser a UFRR (Universidade Federal de Roraima).
Lembrando que o concurso PM RR ofertou 400 vagas, com 340 para candidatos do sexo masculino e o restante (60 vagas) para candidatas do sexo feminino. A seleção foi publicada em quatro etapas, sendo elas:
- 1ª Etapa: Prova objetiva eliminatória e classificatória – concluída;
- 2ª Etapa: Exames médicos, odontológicos, toxicológicos, e o de aptidão física, eliminatório – concluída;
- 3ª Etapa: Avaliação psicológica – eliminatório;
- 4ª Etapa: Investigação social – eliminatório.
Concursos Policiais
Além do concurso PM RR, muitos outros concursos da carreira policial estão com editais publicados ou previstos. Dentre eles os seguintes:
- Concurso PM PA
- O próximo edital do concurso PM PA com 2.405 vagas de nível médio já está em fase de escolha da banca organizadora.
- Concurso PC PA
- A escolha de banca para o concurso PC PA iniciou, no dia 20/7, uma nova etapa. A empresa Cebraspe entrou com recurso no processo de escolha de banca, dando início a fase de contrarrazões. Saiba mais aqui!
- Concurso PCDF:
- o concurso para o cargo de agente daPCDF está publicado e, em breve, iniciam-se as inscrições. Saiba mais aqui!
- Concurso PM TO:
- O concurso PM TO está em processo de definição de banca, segundo o próprio secretário-chefe da Casa Civil no TO. Saiba mais aqui!
- Concurso Agepen MG:
- Os preparativos para o próximo concurso Agepen MG continuam em andamento mesmo em período de pandemia. A comissão foi formada e a seleção será para 2.420 vagas. Saiba mais aqui!

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
