Maurício Miranda Sá • 17/06/2020
Em 2014, o último concurso PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) teve provas aplicadas, mas ainda gera incertezas quanto à quantidade de candidatos aprovados.
Segundo a Comissão de Candidatos da referida seleção, três questões da disciplina de História pode mudar o rumo da prosa do certame, ou seja, a seleção pode ter uma grande reviravolta.
Nesta matéria, você irá conferir TUDO acerca do concurso PMERJ e todos os detalhes que podem mudar tudo na seleção aplicada em 2014.
Mas antes, confira um recado especial, para você que quer estudar com os melhores professores e materiais, sem comprometer o limite do seu cartão:
A Comissão de candidatos no concurso PMERJ 2014 pede que sejam anuladas três (3) questões de História, disciplina cobrada na prova em questão, visto que, conforme dizem, não estavam previstas dentro do conteúdo trazido em edital.
Assim, esse grupo se sente prejudicado pela eliminação, por não conseguirem atingir a pontuação mínima exigida para a matéria. Caso anuladas as questões, cerca de 1.000 candidatos conseguiriam atingir a pontuação mínima e estariam aptos a participarem das demais fases do concurso.
A informação foi repassada por um dos líderes da comissão, Alisson Nascimento, ao jornal Folha Dirigida, que informou ter, junto com outros colegas, uma Ação Civil Pública na justiça, visando à solução do problema.
Os candidatos também lotam as redes sociais de deputados com as cobranças. Um dos “aliados” é o parlamentar Rodrigo Amorim, do PSL, que promete lutar pelos candidatos.
Além da Ação Civil Pública protocolada pela Comissão de candidatos do concurso PMERJ, o órgão também tem um processo administrativo contra a banca organizadora, Exatus, por descumprimento de contrato.
O deputado estadual Rodrigo Amorim desenvolveu Projeto de Lei (PL) que trata da criação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado (ALERJ).
Segundo esse PL, o qual foi publicado no Diário Oficial do Rio de janeiro no começo do mês de junho (2020), o TAC veem para resolver os conflitos que existem no concurso PMERJ 2014, que são:
Um outro problema assola outros candidatos, estes aprovados, em 2014. Um grupo de 800 candidatos aprovados e aptos a assumirem os cargos, pois cumpriram todas as fases do certame, reclama o direito à nomeação.
Um dos responsáveis Pela Comissão de Concurso, que responde pelo grupo, falou com exclusividade ao jornalismo do Direção Concursos e relatou a situação. Confira:
Um novo concurso pode surgir ainda em 2020, a depender de como esteja a situação do país diante da pandemia de Coronavírus. Acontece que o governador Wilson Witzel já declarou que pretende colocar, até o fim de 2020, pelo menos 5 mil novos soldados em atividade.
O órgão, na mesma sintonia, já demonstrou que pretende lançar edital tão logo, visto que os aprovados no último concurso não supre a demanda que existe na Polícia Militar do estado. Os concursos para Cabo e Oficial Médico já estão autorizados.
As últimas notícias, porém, não são animadoras. No dia 15 de junho, foram congelados os provimentos de cargos vagos em todo o estado do Rio de janeiro e, dentre eles, cargos para a Polícia Militar e Bombeiros Militar.
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.