PUBLICIDADE

Concurso Polícia Federal: “Sempre é uma meta, mas não há planejamento para 2023”, diz Flávio Dino

Um novo concurso Polícia Federal não deve sair em 2023. De acordo com o ministro da Justiça do novo governo Federal, Flávio Dino, apesar de ser “sempre meta”, não há planejamento para realização de certame no ano que vem. A fala do novo ministro foi feita durante anúncio dos nomes dos novos diretores da Polícia ...

Por

Mateus Melis
Compartilhe esta notícia
Imagem - Concurso Polícia Federal: “Sempre é uma meta, mas não há planejamento para 2023”, diz Flávio Dino

Um novo concurso Polícia Federal não deve sair em 2023. De acordo com o ministro da Justiça do novo governo Federal, Flávio Dino, apesar de ser “sempre meta”, não há planejamento para realização de certame no ano que vem.

A fala do novo ministro foi feita durante anúncio dos nomes dos novos diretores da Polícia Federal na terça-feira (20/12).

Confira trecho do novo ministro abaixo:

O primeiro semestre de 2023 deve trazer mais de 10 mil vagas em concursos policiais. O ano deve ter mais de 21 mil oportunidades para quem nasceu vocacionado. Clique aqui se você quer uma delas.

O último concurso Polícia Federal foi realizado em 2021. Organizado pelo Cebraspe, o certame foi destinado ao preenchimento de 1.500 vagas para as seguintes carreiras:

  • Delegado de Polícia Federal: 123 vagas;
  • Agente de Polícia Federal: 893 vagas;
  • Escrivão de Polícia Federal: 400 vagas; e
  • Papiloscopista: 84 vagas.

O resultado final foi homologado no dia 16/9 e o prazo de validade do edital será de seis meses (até março), podendo ser prorrogado por igual período (mais 6 meses). Saiba mais detalhes aqui!

Apesar de ter ofertado 1.500 vagas, o quantitativo de oportunidades indicado acima, o poder Executivo Federal realizou a convocação de mais aprovados excedentes.

Recentemente, em parecer final do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023, o senador Marcelo Castro, relator do documento, recomendou a convocação de aprovados no concurso Polícia Federal. Além de recomendar a convocação de aprovados na PF, o relator também informou sobre a necessidade do chamamento de aprovados em outros editais federais.

O salário inicial do aprovado foi de:

  • Delegado: R$ 23.692,74;
  • Agente, Escrivão e Papiloscopista: R$ 18.651,79

Concurso Polícia Federal: novo edital para a área administrativa?

Em 2022 a Polícia Federal solicitou ao Ministério da Economia a realização de um novo edital para a área Administrativa. No pedido, o órgão solicitou concurso para o provimento de 667 vagas, sendo:

  • 494 vagas de nível médio, entre eles, o de Agente Administrativo
  • 173 vagas de nível superior para cargos em diversas áreas de atuação

O pedido, conforme já divulgado pelo Direção Concursos, foi encaminhado ao Ministério da Economia em junho de 2022. Até o momento, a equipe econômica do Governo Federal ainda não autorizou o novo certame.

Resumo do concurso PF

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
concurso pf
concurso polícia federal
NACIONAL
pf
Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.