PUBLICIDADE

Concurso Polícia Federal: ação do MPF busca isonomia em provas de natação

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação para que a Polícia Federal garanta a isonomia nas avaliações de natação presentes em seus editais de concurso público. Compartilhe esta notícia no Whatsapp Compartilhe esta notícia no Telegram Conforme informado pelo próprio MPF, a Ação Civil Pública (ACP) busca garantir que a prova de natação (uma ...

Por

Mateus Melis
Compartilhe esta notícia
Imagem - Concurso Polícia Federal: ação do MPF busca isonomia em provas de natação

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação para que a Polícia Federal garanta a isonomia nas avaliações de natação presentes em seus editais de concurso público.

Conforme informado pelo próprio MPF, a Ação Civil Pública (ACP) busca garantir que a prova de natação (uma das atividades solicitadas no Teste de Aptidão Físico – TAF) seja realizada em águas com temperatura mínima de 25º C (parâmetro adotado pela Federação Internacional de Natação – FINA).

O órgão se movimentou após a aplicação do TAF do concurso Polícia Federal, realizado em 2021. Na época, alguns candidatos realizaram a prova de natação em condições desfavoráveis, o que, de acordo com o MPF, configurou uma infração ao princípio constitucional da isonomia, colocando em risco a saúde e a integridade física dos participantes.

Em um dos casos registrados, uma candidata chegou a ganhar na Justiça o direito de refazer o TAF. Essa candidata do concurso Polícia Federal sofreu convulsões e precisou ser hospitalizada após realizar a prova em condições baixas de temperatura. Saiba mais detalhes aqui!

De acordo com os candidatos, algumas cidades (Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e Campo Grande) contavam com piscinas aquecidas, enquanto outras não (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília).

Na ACP, o MPF solicita que nos próximos editais, a Polícia Federal garanta:

  • que, em todas as piscinas nas quais forem realizadas as provas de natação, a temperatura mínima da água seja de 25o C, conforme parâmetros da Federação Internacional de Natação (Fina); 
  • a obrigatoriedade da medição da temperatura de todas as piscinas onde forem realizados testes de natação, que deve ser feita antes do início da prova, repetindo-se a cada hora até o último candidato, com os registros devidos, assegurando-se a publicidade entre os inscritos no concurso; 
  • que, caso a União Federal não consiga ofertar piscinas com temperatura mínima de 25o C, os candidatos sejam convocados para realizar a prova em até 15 dias seguintes ou, alternativamente, dispensados de realizar o teste de natação.

O primeiro semestre de 2023 deve trazer mais de 10 mil vagas em concursos policiais. O ano deve ter mais de 21 mil oportunidades para quem nasceu vocacionado. Clique aqui se você quer uma delas.

Panorama do último concurso Polícia Federal

O último concurso Polícia Federal foi realizado em 2021. Foram ofertadas, na época, 1.500 vagas para as seguintes carreiras:

  • Delegado de Polícia Federal: 123 vagas;
  • Agente de Polícia Federal: 893 vagas;
  • Escrivão de Polícia Federal: 400 vagas; e
  • Papiloscopista: 84 vagas.

Apesar de ter ofertado 1.500 vagas, o poder Executivo Federal realizou a convocação de mais aprovados excedentes.

O salário inicial do aprovado foi de:

  • Delegado: R$ 23.692,74;
  • Agente, Escrivão e Papiloscopista: R$ 18.651,79.

Concurso Polícia Federal – novo edital em 2023?

Com a mudança de governo, diversos candidatos têm questionado sobre um possível novo concurso Polícia Federal em 2023. Mas e aí? É possível acontecer outro certame neste ano?

Durante o anúncio dos novos diretores da Polícia Federal, o ministro da Justiça, Flávio Dino, informou que não há planejamento por um novo edital. Apesar disso, o ministro ressalto que novos certames são sempre “meta” da Administração Pública. Confira mais detalhes aqui!

Novo edital para a área administrativa solicitado

Apesar de não haver um novo concurso Polícia Federal previsto para Agente, Escrivão, Papiloscopista e Delegado, o órgão se movimenta para prover cargos administrativo.

Em 2022, a Polícia Federal solicitou edital para o provimento de 667 vagas para o setor administrativo, sendo:

  • 494 vagas de nível médio, entre eles, o de Agente Administrativo
  • 173 vagas de nível superior para cargos em diversas áreas de atuação

Até o momento, o a equipe econômica do Ministério da Economia não autorizou o novo certame.

Resumo do concurso PF

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
concurso polícia federal
NACIONAL
polícia federal
Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.