Mateus Melis • 12/01/2023
O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação para que a Polícia Federal garanta a isonomia nas avaliações de natação presentes em seus editais de concurso público.
Conforme informado pelo próprio MPF, a Ação Civil Pública (ACP) busca garantir que a prova de natação (uma das atividades solicitadas no Teste de Aptidão Físico – TAF) seja realizada em águas com temperatura mínima de 25º C (parâmetro adotado pela Federação Internacional de Natação – FINA).
O órgão se movimentou após a aplicação do TAF do concurso Polícia Federal, realizado em 2021. Na época, alguns candidatos realizaram a prova de natação em condições desfavoráveis, o que, de acordo com o MPF, configurou uma infração ao princípio constitucional da isonomia, colocando em risco a saúde e a integridade física dos participantes.
Em um dos casos registrados, uma candidata chegou a ganhar na Justiça o direito de refazer o TAF. Essa candidata do concurso Polícia Federal sofreu convulsões e precisou ser hospitalizada após realizar a prova em condições baixas de temperatura. Saiba mais detalhes aqui!
De acordo com os candidatos, algumas cidades (Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e Campo Grande) contavam com piscinas aquecidas, enquanto outras não (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília).
Na ACP, o MPF solicita que nos próximos editais, a Polícia Federal garanta:
O primeiro semestre de 2023 deve trazer mais de 10 mil vagas em concursos policiais. O ano deve ter mais de 21 mil oportunidades para quem nasceu vocacionado. Clique aqui se você quer uma delas.
O último concurso Polícia Federal foi realizado em 2021. Foram ofertadas, na época, 1.500 vagas para as seguintes carreiras:
Apesar de ter ofertado 1.500 vagas, o poder Executivo Federal realizou a convocação de mais aprovados excedentes.
O salário inicial do aprovado foi de:
Com a mudança de governo, diversos candidatos têm questionado sobre um possível novo concurso Polícia Federal em 2023. Mas e aí? É possível acontecer outro certame neste ano?
Durante o anúncio dos novos diretores da Polícia Federal, o ministro da Justiça, Flávio Dino, informou que não há planejamento por um novo edital. Apesar disso, o ministro ressalto que novos certames são sempre “meta” da Administração Pública. Confira mais detalhes aqui!
Apesar de não haver um novo concurso Polícia Federal previsto para Agente, Escrivão, Papiloscopista e Delegado, o órgão se movimenta para prover cargos administrativo.
Em 2022, a Polícia Federal solicitou edital para o provimento de 667 vagas para o setor administrativo, sendo:
Até o momento, o a equipe econômica do Ministério da Economia não autorizou o novo certame.
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.