PUBLICIDADE
Mateus Melis • 11/02/2022
A Justiça Federal determinou que o Cebraspe corrija as provas discursivas de candidatos autodeclarados negros com base na ampla concorrência, caso os mesmos tenham notas suficientes para tal ação (concurso PRF).
Com tal medida, a decisão determina ainda que organizadora não pode contabilizar essas mesmas pessoas no quantitativo de correções de cotistas.
A ação civil pública foi feita pelo Ministério Público Federal e, de acordo com o órgão, o Cebraspe e a União adotaram critérios de classificação diferentes da regra, conforme exposto no § 1º do artigo 3 da Lei nº 12.990/2014.
A lei deixa claro que os candidatos aprovados dentro do número de vagas oferecidas à ampla concorrência não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas, algo que, de acordo com o MPF, não foi respeitado.
A decisão, feita pelo juiz federal Edmilson da Silva Pimenta, ainda determina que o Cebraspe e a União façam retificação no edital do concurso PRF para acrescentarem informações referentes aos critérios de correção das discursivas de cotistas em vagas reservadas aos candidatos negros e na ampla concorrência.
Com as correções, o juiz deixa claro que, analisados eventuais recursos, a organizadora deve ainda publicar os resultados e convocar os aprovados para a etapa do teste de aptidão física e também para as demais fases do certame.
Ainda cabe recurso em relação à decisão da Justiça Federal.
Confira o inteiro teor da decisão!
O concurso PRF deve ter, em breve, uma segunda turma de aprovados, composta por excedentes. A expectativa, que já foi de 1.500 nomes, não deve ser atendida neste próxima grupo.
Em documento que o Direção Concursos obteve com exclusividade, o diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, pede que 751 pessoas sejam chamadas.
De acordo com o documento, a redução se deve, principalmente, pela ausência de cargos suficientes para a convocação de todos os 1.500 aprovados.
Estude para a Caixa com uma condição ACESSÍVEL!
Parabéns se você está lendo esse texto, vai ter acesso a nossa preparação completa da Caixa pelo melhor preço do momento.
Essa é a sua oportunidade de estudar com os melhores professores e especialistas do mercado!
Você que quer estar entre os aprovados da Caixa e conquistar sua estabilidade financeira. Clique na imagem abaixo e comece a sua preparação.
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.