Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso Público: Justiça autoriza antecipação de graduação para nomeação de candidato

Concurso Público: Justiça autoriza antecipação de graduação para nomeação de candidato

Um candidato obteve o direito, na Justiça, de ter a graduação de nível superior antecipada para tomar posse em concurso público em que foi aprovado.

No caso, o concurseiro cursava o último semestre do curso de contabilidade e tinha sido aprovado no concurso público da Advocacia-Geral da União, no cargo de contador.

A nomeação estava prevista para antes da conclusão do curso e, por isso, o candidato entrou na justiça, intermediado pelo escritório Torres e Schiavo Advogados.

O candidato em questão, inclusive, já estava aprovado no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (exame CFC). Com isso, o único empecilho restante era o diploma de graduação de nível superior para tomar posse no cargo.

Um mandado de segurança foi, então, impetrado e o candidato obteve uma liminar favorável para a antecipação do término do curso, garantindo a nomeação e posse no concurso público em que foi aprovado.

Na decisão, o magistrado concedeu a liminar e determinou que o candidato passasse pelos exames de proficiência e desempenho nas disciplinas pendentes para a aprovação, no prazo máximo de 15 dias, permitindo assim a graduação e a consequente nomeação no cargo.

Na fundamentação, o magistrado explicou que há lei que prevê condições para redução do prazo de conclusão do curso superior. No caso do candidato, a instituição de ensino teria negado o pedido pela redução, “tendo, pois, agido ilegalmente”.

Confira trecho:

” Com efeito, restou contrariado o § 2º do art. 47 da Lei nº 9.394/96. Por isso, impõe-se que a Instituição de Ensino, ora Requerida, institua banca especial para avaliar o estudante, e que essa banca se utilize de meios pedagógicos para mensurar o seu extraordinário aproveitamento, segundo os resultados obtidos em provas e exames que aplicar”.

Faça parte do canal de Telegram para o compartilhamento de notícias em TEMPO REAL! Você nunca mais vai ficar de fora das novidades, clique aqui e participe.

Editais de concurso público para ficar de olho

Enquanto isso, há diversos editais de concurso público esperados e que podem sair ainda este ano. Confira:

Concurso CGU: O edital do concurso CGU foi autoriado para o preenchimento de 375 vagas, sendo 300 para o cargo de Auditor Federal de nível superior e 75 para o cargo de Técnico Federal, que exige nível médio. para candidatos de níveis médio e superior. Além disso, foi aprovado o prazo mínimo de dois meses entre a publicação do edital e aplicação das provas. Vale lembrar que o ministro anunciou que aguarda lançar edital em 2022.

Concurso Caixa: O edital do concurso da Caixa Econômica Federal foi publicado! Organizado pela banca Cesgranrio, o certame será realizado para o provimento de 1.100 vagas nos cargos de Técnico Bancário Novo e Técnico Bancário Novo – Tecnologia da Informação. Interessados podem se inscrever até o dia 27 de setembro.

Polícia Penal MG: Foi publicado o edital do concurso para a Polícia Penal de Minas Gerais (concurso Polícia Penal MG) com a oferta de 2.420 vagas para candidatos de nível médio. Interessados poderão se inscrever até o dia 21 de novembro.

Concurso IFCE: O edital do concurso público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (concurso IFCE) foi publicado! O edital oferece 49 vagas imediatas para cargos de nível técnico e superior. As inscrições ficarão abertas dos dias 8 de setembro a 7 de outubro, e as provas devem ocorrer nos dias 11 e 12 de dezembro.

todos os cursos para concursos públicos

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.