PUBLICIDADE

Concurso público: veja decisão que manteve nível superior para técnico judiciário!

Foi publicada a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que pedia a manutenção do nível médio de escolaridade para o cargo de Técnico Judiciário em editais de concurso público de tribunais federais. A ação foi negada pelo STF. Compartilhe esta notícia no Whatsapp Compartilhe esta ...

Por

Mateus Melis
Compartilhe esta notícia
STF-SupremoTribunalFederal-Estatua-Justica-01Ago2022

Foi publicada a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que pedia a manutenção do nível médio de escolaridade para o cargo de Técnico Judiciário em editais de concurso público de tribunais federais. A ação foi negada pelo STF.

A ADI foi impetrada pela Associação Nacional dos Analistas do Poder Judiciário da União (ANAJUS). De acordo com o grupo, a mudança da escolaridade poderia colocar em risco a carreira e as atribuições dos analistas, visto que os técnicos judiciários poderiam se recusar a realizar as atividades de suporte ou realizá-las sem eficiência. A alteração, sob a ótica do sindicato, poderia também reduzir vagas de analistas em futuros editais de concurso público.

A ANAJUS também alegou que a mudança é inconstitucional por vício de iniciativa e que a alteração deveria ser proposta pelo STF.

Na decisão, o ministro Edson Fachin reforçou que os interesses da ANAJUS devem ficar restritos aos analistas e que a referida associação só possui legitimidade para ajuizar ADI contra leis e atos normativos que violem diretamente os interesses da classe representada pelo grupo.

O ministro também destacou que a alegação de inconstitucionalidade da ANAJUS carece de fundamento jurídico, principalmente no que diz respeito aos pontos destacados (recusa de um técnico em realizar atividades de suporte e possibilidade de redução de vagas em um edital de concurso público).

Com a manutenção da exigência de nível superior para o cargo de técnico, os próximos editais dos seguintes órgãos serão afetados:

  • Tribunal Superior Eleitoral (TSE);
  • Tribunal Superior do Trabalho (TST);
  • Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs);
  • Superior Tribunal de Justiça (STJ);
  • Superior Tribunal Militar (STM);
  • Supremo Tribunal Federal (STF);
  • Tribunais Regionais Federais (TRFs);
  • Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

Conforme divulgado pelo Direção em 15/6, uma nova ADI poderá ser proposta pelos seguintes legitimados:

  • I – o Presidente da República;
  • II – a Mesa do Senado Federal;
  • III – a Mesa da Câmara dos Deputados;
  • VI – o Procurador-Geral da República;
  • VII – o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil;
  • VIII – partido político com representação no Congresso Nacional.

Confira AQUI , na íntegra, a decisão do ministro Edson Fachin!

Concurso público – quais os próximos editais da Justiça Federal?

Com a decisão do STF, o concurseiro agora foca nos próximos editais da Justiça Federal. Confira abaixo a situação de alguns dos certames previstos para 2023:

  • Concurso TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região – São Paulo e Mato Grosso do Sul): o edital está iminente e será organizado pela banca Vunesp. Serão ofertadas 23 vagas, além de oportunidades de cadastro reserva para os cargos de Técnico e Analista. Vale destacar que em março, o órgão já iniciou as tratativas com a organizadora para a mudança nos valores da taxa de inscrição, após o nível superior passar a ser exigido para os cargos de Técnico (saiba mais AQUI). O salário inicial do(a) aprovado(a) (a partir de 2025, quando entrar a última parcela do reajuste de 18,13%) será de até R$ 17.018,67.

O Direção Concursos oferece A MELHOR PREPARAÇÃO para o concurso TRF3. Clique no botão abaixo e inicie AGORA sua preparação!

QUERO SER APROVADO NO TRF3!

  • Concurso TSE Unificado: o edital do Tribunal Superior Eleitoral junto com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) está previso para ser publicado em agosto. Serão ofertadas vagas para os cargos de Técnico e Analista em diversas especialidades. A Justiça Eleitoral possui, no momento, quase 500 cargos vagos. Saiba mais AQUI!

Ninguém vai te oferecer isso

Mentorias em grupo, guia de estudos e cashback de 100% em produtos e muito mais.

O projeto PREPARAÇÃO 360 é o melhor preparatório para o melhor concurso de 2023. O professor Mário Machado foi aprovado no último edital unificado e criou um programa para te ajudar.

Estamos falando de 53% de desconto nos materiais. “Ah, mas e se não tiver vaga para nível médio”? Sem problemas, devolvemos seu dinheiro em dobro para uso em materiais do Direção Concursos.

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
Concurso publico
concursos público
decisao stf
NACIONAL
nível superior técnico judiciário
stf
superior para técnico judiciário
Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.