
O grupo de trabalho da Reforma Administrativa apresentou ao presidente da Câmara dos Deputados, no último 15 de julho, detalhes do texto que poderão impactar a realização de concurso público.
De acordo com o relator do grupo de trabalho, deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ), a expectativa é que uma rodada de conversa entre os líderes da Câmara aconteça, a fim de buscar, antes da votação, uma concordância a respeito das propostas.
Uma das esferas da reforma abrange a criação de um cadastro nacional para contratação temporária de funcionários públicos. O modelo será estendido a todos os entes, visando facilitar a organização e a transformação digital do poder público.
O tópico é tema sensível entre os defensores das carreiras públicas, já que a aprovação do projeto poderia dificultar a realização de concursos públicos e, por outro lado, facilitar a contratação temporária.
A proposta também menciona a realização de um Concurso Nacional Unificado (CNU) para cargos estaduais e municipais. Atualmente, o governo federal realiza um certame único visando o provimento de 3.652 vagas para diversos cargos do Poder Executivo Federal, contemplando 32 órgãos e entidades.
A previsão é que as propostas sejam protocoladas até o mês de agosto e que sejam aprovadas pela Câmara assim que os trabalhos legislativos foram retomados.
CNU 2025 – Inscrições abertas para 3.652 vagas
Os interessados no Concurso Público Nacional Unificado devem ficar atentos ao prazo de inscrições, já que esta é a última semana para confirmar participação no certame.
As candidaturas poderão ser realizadas no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV) somente até às 23h59min do próximo domingo, 20 de julho. A taxa de participação possui valor de R$ 70,00.
Ao se inscrever, o candidato deverá optar por apenas um dos blocos temáticos abaixo:
- Bloco 1 – Seguridade Social: Saúde, Assistência Social e Previdência: 789 vagas
- Bloco 2 – Cultura e Educação: 130 vagas
- Bloco 3 – Ciências, Dados e Tecnologia: 212 vagas
- Bloco 4 – Engenharias e Arquitetura: 306 vagas
- Bloco 5 – Administração: 1.171 vagas
- Bloco 6 – Desenvolvimento Socioeconômico: 286 vagas
- Bloco 7 – Justiça e Defesa: 250 vagas
- Bloco 8 – Intermediário – Saúde: 168 vagas
- Bloco 9 – Intermediário – Regulação: 340 vagas
No entanto, o candidato poderá concorrer a diversos cargos dentro de um mesmo bloco temático, desde que atenda aos requisitos de formação de cada cargo escolhido. Vale destacar que as provas de todos os blocos serão aplicadas no mesmo dia e horário.
Ao se inscrever, o candidato deverá:
- Optar por um Bloco Temático;
- Optar pelos cargos e especialidades, entre as opções ofertadas no Bloco Temático;
- Indicar a ordem de preferência de ocupação dos cargos; e
- Indicar a cidade de realização das provas.
De acordo com o MGI, a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado alcançou 500 mil candidatos inscritos na primeira semana do período de inscrições, que iniciou em 2 de julho e vai até o dia 20 do mesmo mês.
Do total de inscritos, 267.790 pessoas solicitaram isenção no pagamento da taxa de inscrição e apenas 15.083 pessoas tiveram os pedidos indeferidos, ou seja, apenas 5,6 % dos pedidos foram negados. A relação de nomes pode ser conferida no site da banca organizadora.
As avaliações objetivas serão aplicadas no dia 5 de outubro e terão as seguinte estrutura:
- Provas de nível superior
- 90 questões de múltipla escolha com 5 alternativas (30 de conhecimentos gerais e 60 de específicos)
- Das 13h às 18h (5h de duração)
- Provas de nível médio
- 68 questões de múltipla escolha (20 de conhecimentos gerais e 48 de específicos)
- Das 13h às 16h30 (3h30 de duração)
Já as provas discursivas do concurso público nacional unificado, que serão realizadas realizadas no dia 7 de dezembro, serão aplicadas da seguinte forma:
- Nível superior
- 2 questões discursivas
- Das 13h às 16h
- Nível médio
- 1 redação dissertativa-argumentativa
- Das 13h às 15h
Os aprovados receberão salários iniciais de até R$ 17.726,42.
🔑✨ A condição especial da Virada de Chave segue disponível e muita gente já garantiu!
Essa é a sua a chance de pegar uma Assinatura Vitalícia do Direção para você com acesso ilimitado à nossa plataforma, pagando uma única vez e estudando com tranquilidade até a aprovação.
Essa condição inclui todos os cursos da nossa plataforma (mais de 4 mil), atualizações incluídas até o dia da prova, material em vídeo, PDF, resumos e marcações digitais, suporte com professores e turmas de revisão avançadas e muito mais!
É o tipo de condição que vale a pena para você estudar com segurança para todas as oportunidades do segundo semestre que cobrimos como o CNU, TJSP, TCU, TJPR, MPSP, TJPE, TJPA e muitas outras.
E o melhor: também vale para qualquer outro concurso futuro que estiver na nossa plataforma.
Clique na imagem abaixo e aproveite! 💥
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
