PUBLICIDADE

Concurso público: PL prevê criação de 8,6 mil vagas para Universidades Federais em 2026

Medida integra PL de Gestão de Pessoas do Poder Executivo Federal

Por

Rebeca Kemilly
Compartilhe esta notícia
Imagem - Concurso público: PL prevê criação de 8,6 mil vagas para Universidades Federais em 2026

O governo federal está avançando em um importante projeto de reestruturação do serviço público, e uma das principais novidades é a criação de 8.600 cargos efetivos para as Universidades Federais, que serão providos por meio de concurso público.

Além da criação das novas vagas, o PL traz um conjunto de medidas para valorizar os servidores técnico-administrativos em educação (PCCTAE), que são essenciais para o funcionamento das instituições federais de ensino. Entre as principais mudanças estão:

  • Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC): um mecanismo que permite o reconhecimento dos conhecimentos e habilidades adquiridos na prática profissional, mesmo que não estejam formalizados em diplomas acadêmicos. Isso possibilita um aumento no incentivo à qualificação dos servidores e melhora sua remuneração, de acordo com o desempenho e experiência demonstrados no trabalho.
  • Reajustes nos cargos de médicos e médicos veterinários do PCCTAE, ampliando a valorização dessas carreiras que prestam serviços fundamentais para a comunidade acadêmica.
  • Plano Especial de Cargos do Ministério da Educação: uma reestruturação que otimiza as carreiras e traz maior equilíbrio salarial e oportunidades para os servidores.

Vale destacar que os cargos criados serão providos por meio de concursos públicos. Para quem deseja ingressar na carreira pública pelo setor educacional, essa é uma excelente oportunidade para planejar a preparação e ficar atento aos próximos editais.

O governo estima que o impacto financeiro dessas mudanças para as Universidades Federais será parte dos R$ 4,2 bilhões previstos para reestruturações, reajustes e gratificações para cerca de 200 mil servidores públicos em todo o país, incluindo ativos e aposentados. O valor já está contemplado no Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2026.

A medida faz parte do Projeto de Lei de Gestão de Pessoas do Poder Executivo Federal, que será enviado ao Congresso Nacional e visa valorizar e modernizar as carreiras no setor público. Saiba mais sobre a proposta aqui!

Tenha a rotina de um aprovado!

O Direção Concursos preparou para você um Ebook feito pelo professor Erick Alves, com dicas para ter a rotina e organização de um aprovado. Não perca esta oportunidade!

Basta clicar no botão, a seguir e baixar seu material gratuito!

QUERO MEU E-BOOK

Medidas do PL

O Projeto de Lei aborda mais de 20 temas de gestão de pessoas e relações de trabalho, complementando normativos já aprovados.

Criação e Reestruturação de Planos e Carreiras

  • Reestruturação do Plano Especial de Cargos do Ministério da Cultura.
  • Criação da Carreira Transversal de Suporte (Analista Técnico do Poder Executivo – ATE) para racionalização de cargos técnicos-administrativos (aglutina administradores, contadores, arquivistas, etc.).
  • Criação do Quadro Suplementar de Analista de Sistemas e Processamento de Dados (grupo de cargos de suporte à Tecnologia da Informação que não integram a Carreira de ATI).

Valorização e Gratificações

  • Gratificações específicas para cargos não enquadráveis na carreira de suporte.
  • Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para servidores do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).

Ajustes, Transformação e Ampliação de Cargos

  • Criação de 225 cargos para ANVISA e 8.600 para Universidades Federais.
  • Transformação de 9.981 cargos vagos existentes em 7.937 cargos (a maioria na nova carreira ATE).
  • Extinção de 2 mil cargos vagos para compensação orçamentária.

Medidas de Gestão e Modernização

  • Instituição de regimes especiais de jornada (plantão, turnos alternados).
  • Perícia médica por telemedicina e análise documental.
  • Transformação de funções gratificadas em funções comissionadas executivas da Receita Federal do Brasil.
  • Indenização de fronteira para órgãos como IBAMA, ICMBio, ABIN, SFB e MAPA.
  • Reabertura de prazo para inclusão de servidores dos Ex-Territórios.

Reajustes Remuneratórios

  • Carreiras Tributária e Aduaneira da Receita Federal e Auditoria Fiscal do Trabalho (incluindo aumento do bônus para aposentados).
  • Médicos e veterinários do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).

Inicie agora seus estudos rumo à aprovação!

Tudo que você precisa para sua aprovação em um só lugar. Conheça as Assinaturas do Direção e tenha acesso aos cursos mais completos com os melhores professores!

✅ Cursos completos com videoaulas
✅ Materiais atualizados e exercícios
✅ Plataforma inteligente de estudos
✅ Resumo direcionados
✅Tira-dúvidas direto com professores

ASSINATURAS DO DIREÇÃO
CONFIRA E ASSINE AGORA!

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
concurso educação
Concurso publico
concursos públicos
destaque-2
direcaoconcursos
NACIONAL
Rebeca Kemilly

Rebeca Kemilly