Victor Gammaro • 17/08/2021
Na última sexta-feira (13) um novo concurso Receita Federal (Receita Federal do Brasil) foi pauta em reunião entre os diretores de Defesa Profissional do Sindifisco Nacional, Levindo Siqueira Jorge e Leandro Pereira de Oliveira, com o Auditor-Fiscal Juliano Brito da Justa Neves, coordenador de Tecnologia da Informação (Cotec).
De acordo com Neves, existe a possibilidade de que o certame seja autorizado e realizado ainda em 2021, com nomeações até o meio do ano que vem.
Por sua vez, Leandro Pereira citou a frustração dos servidores pela falta de novo edital por agora, em especial dos que moram nas fronteiras do país. “Temos um grupo em que eu e Levindo estamos com diversos colegas lotados nas fronteiras, e a expectativa é muito grande. Eles estão há anos lá, já que o último concurso Receita Federal foi em 2014. Quando eles entraram, existia uma constância de realização de concursos a cada dois anos. É importante viabilizarmos esse concurso o mais brevemente possível”, relata.
Para conferir mais detalhes da reunião em que um novo certame foi alvo de debate, além de outros assuntos importantes sobre a carreira, clique aqui.
Fontes internas no órgão afirmam que a RFB sentiu-se desprestigiada após a autorização de um novo concurso CGU. A liberação de um edital para a Controladoria-Geral da União, inclusive, tornou-se um argumento para que a Receita consiga realizar um novo edital.
O pedido atual visa o preenchimento de 699 vagas, divididas entre 230 para Auditor Fiscal e 439 para Analista Tributário.
O último edital Receita Federal para Analista foi publicado em 2012. Na oportunidade, eram 700 vagas disponibilizadas ao todo, e concorreram 89.791 inscritos. A concorrência, portanto, foi de 128 candidatos por vaga, aproximadamente.
Para Auditor Fiscal da RFB, o último edital de concurso Receita Federal foi o de 2014. Eram 278 vagas em disputa, e o total de inscritos no certame chegou a 68.540. A concorrência, portanto, foi de 246 candidatos por vaga.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Victor Gammaro
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.