Larissa Lustoza • 05/04/2022
De acordo com dados apurados pelo Sindifisco Nacional, entre 2012 e 2021, a Receita Federal perdeu 4.425 auditores fiscais. Sem um novo concurso Receita Federal, o sindicato aponta impactos na atuação no controle aduaneiro pela falta de servidores.
De acordo com o levantamento, em 2012, havia 12.158 auditores fiscais no quadro de pessoal da Receita Federal. Já, em 2021, o número decaiu para 7.733 servidores.
A queda corresponde a 4.425 auditores fiscais, ou seja, um deficit de 36%.
Segundo Sindifisco, a falta de servidores traz muitos prejuízos para a sociedade. Com as fronteiras desprotegidas, milhões de itens que entram e saem pelo país deixam de ser devidamente fiscalizados.
“Produtos irregulares podem entrar no país sem pagar tributos e gerar uma concorrência desleal, prejudicando o mercado interno, provocando o fechamento de empresas e desemprego, além de representar um risco à saúde e à segurança dos brasileiros a entrada de produtos falsificados ou ilegais”, explicou o sindicato.
A autorização do concurso Receita Federal, esperada para ser divulgada ainda em março, está travada devido à tramitação de um projeto de lei que envolve o Orçamento da União.
A informação foi repassada à equipe do Direção Concursos por fontes que estiveram presentes na reunião mais recente entre o presidente da Receita e entidades sindicais, durante os atos de manifestação desta semana.
Segundo as fontes, a autorização do concurso Receita Federal depende da aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 1/2022.
Recentemente, o PLN já foi aprovado pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO). Agora, é aguardada a votação no plenário.
O PLN pede a abertura de um crédito suplementar no valor de R$ 1,7 bilhão em favor de diversos órgãos do Poder Executivo e de Transferências a Estados, Distrito Federal e Municípios.
O mais recente pedido de concurso Receita Federal foi destinado ao preenchimento de 699 vagas ao todo, sendo 230 para Auditor-Fiscal e 469 para Analista-Tributário.
O pedido de novo certame foi realizado no ano de 2021, mas é importante destacar que este quantitativo de vagas não está garantido.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.