Wanessa Alves • 21/10/2023
Em nota publicada nas redes sociais, a Comissão de Aprovados – Receita Federal Brasil pede a retomada do concurso Receita Federal, suspenso neste mês após decisão do Ministério Público Federal (MPF). Quando foi suspenso certame já estava na segunda fase, o Curso de Formação Profissional (CFP) etapa obrigatória de caráter eliminatório e classificatório.
O grupo, que representa os aprovados do último concurso da Receita, afirma que a suspensão do certame está causando diversos prejuízos para os aprovados, principais prejudicados.
“Ao todo são 699 candidatos legitimamente aprovados, dos quais centenas pediram demissão de seus empregos, tendo em vista que o Curso de Formação Profissional (CFP), em que pese seja telepresencial, exige dedicação exclusiva, de segunda a sexta, das 9h às 18h, com controle de assiduidade”, diz a nota.
Ademais, os impactos também atingem a administração pública, pois a interrupção do certame atrasa a homologação do concurso e “cria riscos de cunho orçamentário” para o órgão e, por consequência, para a sociedade.
Quer saber tudo sobre a área fiscal? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? Além dos altos salários, da atuação em diversos locais no país, a Receita federal possibilita crescimento na carreira! Faça parte da nossa turma dos feras, o grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão sobre o concurso da Receita Federal:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DA TURMA DOS FERAS (RECEITA FEDERAL) NO TELEGRAM
O concurso Receita Federal foi organizado pela banca FGV e ofertou 699 oportunidades para cargos de nível superior. As vagas foram divididas da seguinte forma:
As provas foram realizadas em março deste ano e, desde então, têm gerado polêmica quanto ao conteúdo da prova objetiva. Segundo o parecer do Ministério Público Federal (MPF), as questões de SQL extrapolaram o escopo estabelecido no edital de abertura do concurso.
Com isso, em 11 de outubro, o MPF ordenou a suspensão do processo seletivo, a anulação de oito questões presentes nos exames e a reavaliação dos recursos. Além disso, determinou que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o governo federal suspendessem o edital em um prazo de 48 horas. Vale ressaltar que, naquele momento, o processo seletivo já havia avançado para a segunda fase, com as aulas do curso de formação em andamento.
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Wanessa Alves
Produtora de conteúdo no time de jornalismo do Direção Concursos. Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.