Karina Glória • 15/06/2022
O próximo concurso Receita Federal já teve o edital autorizado para o preenchimento de 699 vagas para os cargos de Auditor-Fiscal e Analista-Tributário.
As oportunidades devem ser distribuídas desta forma entre as funções:
O certame é aguardado, mas já algumas certezas sobre a seleção já foram divulgadas. Acompanhe em detalhes abaixo:
De acordo com informações do subsecretário de Gestão Corporativa da Receita Federal do Brasil, Juliano Neves, alguns pontos do certame já foram definidos, como:
Pela primeira vez, o concurso Receita Federal será realizado sem a organização da ESAF (Escola de Administração Fazendária).
Com isso, o edital será realizado por meio de banca externa, de alcance nacional e algumas já demonstram interesse em participar da organização do certame.
Estudos de pesquisa de preços já foram realizados para definição da empresa, que ainda não foi determinada.
Outro ponto já definido para a seleção é de que as provas objetivas estão previstas para serem realizadas nos mesmos dias e horários.
Significa dizer que os candidatos não poderão concorrer aos cargos de Auditor e Analista, sendo necessário optar por apenas uma função.
A medida foi tomada para que a Receita Federal consiga aproveitamento em todas as vagas oferecidas, não havendo duplicidade de aprovação.
Outra questão é relativa às nomeações dos aprovados do certame, que serão realizadas ainda no primeiro semestre de 2023.
O prazo estabelecido foi até o mês de junho, segundo informado pelo subsecretário da Receita Federal, Juliano Neves.
Aumentando a expectativa dos concurseiros, sabe-se que o conteúdo programático do próximo edital já está elaborado.
Além disso, as matérias que serão cobradas já foram, inclusive, revisadas pelas assessorias técnicas das cinco subsecretarias da Receita.
Entretanto, é válido lembrar que as questões cobradas nas avaliações serão elaboradas posteriormente pela banca organizadora.
Ainda de acordo com o subsecretário do órgão, Juliano Neves, o concurso Receita Federal não será realizado de forma regionalizada.
Isso significa que a concorrência é com candidatos de todo o país e a escolha de lotação é feita apenas depois dos processos de aprovação.
Apesar de não ter data definida, as avaliações do certame serão realizadas de forma a evitar o período eleitoral, que acontece neste ano.
A expectativa é de que as provas não sejam aplicadas nos dias 2 e 23 de outubro, datas do primeiro e segundo turno do pleito, respectivamente.
Outro período que pode ser evitado é no dia 13 e 20 de novembro, quando serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
A aposta de especialistas é de que ocorram as avaliações após as eleições, mas vale ressaltar que essa é apenas uma previsão e não há data definida.
O próximo concurso Receita Federal também prevê que outras disciplinas devem ser cobradas em seu conteúdo programático.
A principal aposta é sobre assuntos relacionados à Tecnologia da Informação, conteúdo bastante recorrente em fiscos estaduais atualmente.
Confira aqui o que foi mais cobrado nos últimos certames organizados pelo Cebraspe e FGV, empresas que podem organizar o edital da Receita.
Confira maiores detalhes no vídeo abaixo:
QUERO SER APROVADO NA RECEITA FEDERAL!
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
Karina Glória
Graduada em Jornalismo e pós graduanda em Assessoria de Comunicação e Jornalismo Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. Já atuou nas áreas de Assessoria de Comunicação, produção de rádio e redação de portais de notícias.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.