PUBLICIDADE

Concurso Receita Federal: órgão tenta viabilizar ingresso de mais servidores; último edital teve lista esgotada

Órgão reconhece necessidade de reforço no quadro de pessoal

Por

Rebeca Kemilly
Compartilhe esta notícia
Imagem - Concurso Receita Federal: órgão tenta viabilizar ingresso de mais servidores; último edital teve lista esgotada

A Receita Federal informou que está empreendendo esforços junto ao Governo Federal para viabilizar novos ingressos de servidores. A declaração foi dada em resposta à TV Brasil.

O órgão destaca que nos dois últimos anos conseguiu reforço de pessoal após mais de uma década sem concurso público. O último concurso, realizado em 2022, teve sua lista de aprovados oficialmente esgotada em agosto de 2025, quando foram nomeados os 520 candidatos excedentes remanescentes.

Confira declaração:

Planejamento interno para 2026-2027

Em novembro de 2025, o auditor da Receita Federal Mario De Marco revelou o planejamento interno do órgão para um novo concurso. Segundo ele, a Receita mira obter autorização em 2026 para realizar o certame em 2027.

De Marco explicou que, antes de publicar o edital, o órgão precisa de autorização interna para realizar o concurso, com definição de orçamento separado específico para isso. Vale destacar que, apesar de servidor, o auditor não possui participação ou poder decisório na formulação do pedido oficial ou na organização interna do concurso.

A Receita Federal realiza solicitações anuais de novos concursos, mas o cronograma apresentado configura apenas um plano interno da instituição. O simples envio do pedido não garante sua autorização por parte do Governo Federal.

Tenha a rotina de um aprovado!

O Direção Concursos preparou para você um Ebook feito pelo professor Erick Alves, com dicas para ter a rotina e organização de um aprovado. Não perca esta oportunidade!

Basta clicar no botão, a seguir e baixar seu material gratuito!

QUERO MEU E-BOOK

Expectativa para novo concurso da Receita Federal

Em participação no podcast “3 Irmãos”, o ministro da Fazenda Fernando Haddad abordou a questão do déficit de servidores na fiscalização tributária e aduaneira, um problema reconhecido pela própria Receita Federal. Contudo, ao ser questionado sobre a previsão de um novo concurso, o ministro foi direto:

“Nós chamamos quem tava aprovado, mas eu não tenho notícia de que haverá concurso esse mandato, de novo agora, até porque já vai encerrar”.

Apesar da ressalva, Haddad reconheceu a necessidade de contratações, afirmando: “Mas que realmente o Brasil tem esse déficit, né, que a gente precisa contratar mais. Eu já ouvi falar isso”.

A declaração do ministro ganha contorno com a recente nomeação dos aprovados excedentes do último concurso. No início de agosto, uma portaria publicada no Diário Oficial da União oficializou a nomeação de 520 candidatos. Com a nomeação, a lista de aprovados do concurso de 2022 está oficialmente encerrada.

Último concurso Receita Federal

concurso Receita Federal teve seu edital publicado em dezembro de 2022. Organizado pela FGV, o certame ofertou 699 vagas para os cargos de Auditor-Fiscal e Analista-Tributário, com salário inicial de até R$ 22.921,71.

Confira, abaixo, a distribuição das vagas:

Os candidatos foram avaliados por meio das etapas seguintes:

1ª etapa:
a) Primeira Fase: Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
b) Segunda Fase: Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
c) Terceira Fase: Pesquisa de Vida Pregressa, de caráter eliminatório;


2ª etapa:
a) Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório.

De acordo com a banca organizadora, o certame contou com a participação de 156.373 candidatos inscritos.

Resumo concurso Receita Federal

  • Situação: concurso homologado
  • Banca: FGV
  • Vagas: 699
  • Cargos:
    • Auditor Fiscal
    • Analista Tributário
  • Escolaridade: nível superior
  • Salários iniciais: até R$ 22.921,71
  • Validade: 24 meses
  • Edital

Estude com método, não no improviso

Estudar para concurso não é sobre estudar mais, é sobre estudar melhor. Com materiais organizados, resumos direcionados, marcações digitais, caderno de anotações, sistema de questões e suporte direto dos professores, você ganha tempo, clareza e constância — exatamente o que faz diferença na reta final.

Tudo foi criado e validado por quem já passou em concurso e sabe onde o concurseiro mais perde pontos (e energia).

Se você quer sair do improviso, estudar com estratégia e acelerar sua preparação, esse é o momento. Escolha seu plano, tenha acesso imediato aos cursos e transforme sua rotina de estudos agora — quem decide cedo, chega antes.

👉 Garanta sua Assinatura agora mesmo!

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
Concurso publico
concurso receita federal
concursos federais
concursos públicos
destaque-2
direcaoconcursos
NACIONAL
receita federal
Rebeca Kemilly

Rebeca Kemilly