Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Sead GO: período de inscrições prorrogado

Concurso Sead GO: período de inscrições prorrogado

As inscrições para o concurso Sead GO (Secretaria de Administração do estado) foram prorrogadas, conforme as informações publicadas no site do Instituto AOCP, organizadora do certame.

Agora, as inscrições estarão abertas até às 12 horas do dia 21 de março, de acordo com o horário oficial de Brasília (DF). A taxa de participação é de R$ 100,00.

O prazo limite para pagamento do boleto bancário e o envio para postagem do laudo médico foram prorrogados até o dia 21 de março. Já o deferimento das inscrições será divulgado na data provável do dia 25 de março.

Em resumo, as principais informações do edital do concurso Sead GO:

Resumo

cursos concurso sedf

Divisão de vagas

As 329 vagas são divididas da seguinte forma nas especialidades de Analista de Gestão Governamental:

  • Agrimensura: 9 vagas
  • Arquitetura: 20 vagas
  • Engenharia: 90 vagas
  • Gestão e Desenvolvimento de Pessoas: 50 vagas
  • Licitações e Contratos: 90 vagas
  • Tecnologia de Informação: 30 vagas
  • Apoio Jurídico do Tesouro Estadual: 10 vagas
  • Contabilidade de Tesouro Estadual: 10 vagas
  • Orçamento e Finanças de Tesouro Estadual: 20 vagas

Inscrições prorrogadas

As inscrições para o concurso Sead GO foram prorrogadas e agora segue até às 12 horas do dia 21 de março, de acordo com o horário oficial de Brasília (DF). A taxa de participação é de R$ 100,00, que deve ser paga até a data limite que também será no dia 21/3.

O deferimento das inscrições será divulgado na data provável do dia 25 de março.

Requisitos

Os requisitos dos cargos ofertados no concurso Sead GO são:

  • Agrimensura: Curso superior completo em Engenharia de Agrimensura e/ou Tecnologia em Agrimensura fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, acrescido de comprovação de registro no Conselho de Classe – CONFEA-CREA
  • Arquitetura: Curso Superior completo em Arquitetura fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, acrescido de comprovação de registro no Conselho de Classe – CAU
  • Engenharia I: Curso Superior completo em Engenharia Civil fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, acrescido de comprovação de registro no Conselho de Classe – CREA.
  • Engenharia II: Curso superior completo em Engenharia Civil fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, acrescido de comprovação de registro no Conselho de Classe – CREA
  • Engenharia III: Curso superior completo em Engenharia Agronômica ou Engenharia Agrícola fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, acrescido de comprovação de registro no Conselho de Classe – CREA.
  • Gestão e Desenvolvimento de Pessoas: Curso superior com bacharelado ou licenciatura plena em qualquer área fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.
  • Licitações e Contratos: Curso superior completo com bacharelado ou licenciatura plena em qualquer área fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.
  • Tecnologia de Informação: Curso superior completo na área de tecnologia da Informação por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação
  • Apoio Jurídico do Tesouro Estadual: Curso superior completo em bacharelado em Direito.
  • Contabilidade de Tesouro Estadual: Curso Superior completo em Ciência Contábeis fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, acrescido de comprovação de registro no Conselho de Classe de Contabilidade – CFC.
  • Orçamento e Finanças de Tesouro Estadual: Curso Superior Completo em Economia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica ou Engenharia de Produção fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

Provas e etapas concurso Sead GO

Como forma de avaliação e classificação, os candidatos irão passar por provas objetivas e de títulos. A estrutura da prova é a seguinte:

  • Língua Portuguesa: 13 questões com peso 1
  • Realidade Étnica, Social, Histórica Geográfica, Cultura, Política e Econômica de Goiás: 4 questões com peso 1
  • Direito Administrativo e Constitucional: 11 questões com peso 1
  • Raciocínio Lógico e Matemático: 12 questões com peso 1
  • Conhecimentos Específicos: 60 questões com peso 2

Conteúdo programático concurso Sead GO

Língua Portuguesa: Leitura e análise de textos de diferentes gêneros textuais. Linguagem verbal e não-verbal. Mecanismos de produção de sentidos nos textos: polissemia, ironia, comparação, ambiguidade, citação, inferência,
pressuposto. Significados contextuais das expressões linguísticas. Organização do texto: Fatores de textualidade
(coesão, coerência, intertextualidade informatividade, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade). Progressão
temática. Sequências textuais: descritiva, narrativa, argumentativa, injuntiva, dialogal. Tipos de argumento. Funcionalidade e características dos gêneros textuais oficiais: ofício, memorando, e-mail, carta comercial, aviso, e-mail
etc. Uso dos pronomes. Pontuação. Características dos diferentes discursos (jornalístico, político, acadêmico, publicitário, literário, científico etc.). Organização da frase: Processos de coordenação e de subordinação. Verbos que constituem predicado e verbos que não constituem predicado. Tempos e modos verbais. Concordância verbal e nominal. Regência dos nomes e dos verbos. Constituição e funcionalidade do Sujeito. Classes de palavras. Formação das palavras. Composição, derivação. Ortografia oficial. Fonemas. Acentuação gráfica. Variação linguística: estilística, sociocultural, geográfica, histórica. Variação entre modalidades da língua (fala e escrita). Norma e uso. Manual de redação oficial do Estado de Goiás. Crase. Pontuação

Realidade étnica, social, histórica, Geográfica, Cultural, política e econômica do Estado de Goiás e do Brasil: Formação econômica de Goiás: a mineração no século XVIII, a agropecuária nos séculos XIX e XX, a estrada de ferro e
a modernização da economia goiana, as transformações econômicas com a construção de Goiânia e Brasília, industrialização, infraestrutura e planejamento. Aspectos físicos do território goiano: vegetação, hidrografia, clima e relevo. Aspectos da história política de Goiás: os bandeirantes e a colonização, o coronelismo e oligarquia na República Velha, a Revolução de 1930, aspectos políticos e administrativos de 1930 até os dias atuais. Aspectos da História Sociocultural de Goiás: o povoamento branco, os grupos indígenas, a escravidão e cultura negra, os movimentos sociais no campo e a cultura popular goiana. Atualidades econômicas, políticas, sociais e culturais do Brasil, especialmente do Estado de Goiás

Direito Administrativo e ConstitucionalDireito Constitucional; Direitos e deveres fundamentais, Direitos e deveres
individuais e coletivos, direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Direitos sociais. Direitos
políticos. Organização do Estado: União, Estados, Municípios e Distrito Federal. Administração Pública. Servidores
Públicos. Poder constituinte. Normas constitucionais relativas à Administração Pública e aos servidores públicos da
Administração Pública. Finanças Públicas (Título VI, Capítulo II) Constituição Federal. Constituição do Estado de Goiás.
Do Poder Executivo (Capítulo III) Direito Administrativo: Princípios de Direito Administrativo. Regime Jurídico-Administrativo. Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro (Decreto-Lei Federal nº 4.657/1942). Da Administração Pública: direta e indireta. Atos Administrativos: elementos e atributos. Classificações e espécies dos atos administrativos. Anulação, revogação e convalidação dos atos administrativos. Competência. Contratos administrativos: formalização e espécies. Licitação. Lei Federal n.º 8.666/93. Lei Federal n.º 14.133, de 01 de abril de 2021. Recursos administrativos: critérios e prazos. Processos administrativos. Improbidade Administrativa Agentes públicos: agentes políticos e servidores públicos. Controle da Administração Pública. Organizações sociais. Lei Estadual n 13.800/2001.Responsabilidade Civil da Administração. Reparação de dano.

Raciocínio Lógico e Matemático: Sentenças abertas e fechadas. Proposições Simples. Proposições Compostas e os
Operadores (Conectivos) Lógicos. Tabela-Verdade. Tautologia, Contradição e Contingência. Lógica de Primeira Ordem.
Quantificadores. Leis de Morgan (Negação de uma proposição composta) Negação dos Quantificadores. Equivalências
lógicas. Lógica de Argumentação, Argumentação por Diagramas (Diagramas Lógicos), Argumentação por operadores.
Funções e equações de 1º e 2º graus. Teoria dos Conjuntos. Noções de estatística. Amostragem. Média. Moda. Mediana. Variância e desvio padrão. Noções de Probabilidade. Análise Combinatória. Noções de matemática financeira. Juros simples e compostos. Sistemas de amortização. Juros reais e nominais. Taxa de juros efetiva. Taxa de juros proporcional.

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concursos publicos
Katharine Mota

Katharine Mota

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.