Vem aí um novo concurso da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes DF), com mais de 1.100 vagas previstas para 2025! A informação foi confirmada pelo próprio órgão, em resposta a uma publicação nas redes sociais na sexta-feira, 11 de julho. Segundo a Secretaria, o processo segue em andamento, com alguns trâmites internos pendentes, mas a expectativa é de que o edital seja publicado ainda este ano.Em 17 de março, foi sancionada a alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025. A nova redação da LDO prevê a nomeação de 1.197 servidores da Carreira Pública de Desenvolvimento e Assistência Social ao longo neste ano — o mesmo quantitativo de vagas que deverá ser contemplado no novo certame.O novo edital Sedes DF deve ofertar oportunidades para Técnico e Analista em Assistência social, distribuídas da seguinte forma:Técnico em Assistência Social (nível médio): 563 vagasEspecialista em Assistência Social (nível superior): 634 vagasAtualmente, o edital segue aguardando a autorização da Secretaria de Economia do Distrito Federal (SEEC DF), para realizar o certame. Desde 2024, o certame está em fase de contratação de uma banca organizadora.Quer ter acesso gratuito aos cursos do Direção Concursos? Assine a DEGUSTAÇÃO e confira todos os materiais disponíveis na plataforma!Faça o teste e estude com conteúdo preparatório completo, incluindo:✅ Aulas em vídeo✅ Material em PDF✅ Resumos direcionados✅ Caderno de Anotações✅ Sistema de QuestõesEsses e outros recursos você encontra na plataforma de estudos do Direção! Comece agora sua jornada para a aprovação.Como foi o último concurso Sedes DF?O último concurso da Sedes DF foi realizado em 2018, sob organização do IBRAE. À época, foram ofertadas as seguintes oportunidades:17 vagas + 85 CR para o cargo de Técnico em Assistência Social — especialidade: Técnico Administrativo, com exigência de nível médio e remuneração inicial de R$ 2.600,00;110 vagas + 550 CR para o cargo de Técnico em Assistência Social — especialidades: Agente Social e Cuidador Social, com exigência de nível médio e remuneração inicial de R$ 2.600,00; e168 vagas + 840 CR para o cargo de Especialista em Assistência Social, com exigência de nível superior em diversas áreas e remuneração inicial de R$ 3.599,70. A jornada de trabalho informada foi de 30 horas semanais.Técnico em Assistência SocialAs provas de Técnico em Assistência Social foram compostas por 50 questões objetivas de múltipla escolha, valendo 2 (dois) pontos cada uma, totalizando 100 (cem) pontos, divididas entre conhecimentos gerais e específicos. As questões eram de múltipla escolha, com 5 alternativas cada.Disciplinas cobradas no último concurso incluíram:Conhecimentos Gerais (20 questões):Língua PortuguesaAtualidadesNoções de Direito AdministrativoNoções de Direito ConstitucionalConhecimentos Específicos:Política Nacional de Assistência Social (PNAS)Sistema Único de Assistência Social (SUAS)Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8.742/1993)Gestão de pessoas e de processosAdministração de materiais e arquivologiaQualidade no atendimento ao público e trabalho em equipeVeja, em detalhes, os conteúdos programáticos dos três cargos de Técnico em Assistência Social do último certame:PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS (para todos os cargos, mudando apenas o item 6 de Noções de Direito Administrativo, que é específico para cada especialidade)1.1. LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Domínio da ortografia oficial. 3. Acentuação gráfica. 4. Domínio da estrutura morfossintática do período. 5. Emprego dos sinais de pontuação. 6. Emprego do sinal indicativo de crase. 7. Colocação dos pronomes átonos. 8. Concordância verbal e nominal. 9. Regência verbal e nominal. 10. Sinonímia e antonímia.1.2. ATUALIDADES: 1 Contextos históricos, relevantes e atuais de diversas áreas, tais como cidadania, assistência social, segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.1.3. NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: 1. Estado, governo e administração pública. 1.1. Conceitos. 1.2. Elementos. 2. Direitoadministrativo. 2.1. Conceito. 2.2. Objeto. 2.3. Fontes. 3. Ato administrativo. 3.1. Conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies. 3.2. Extinção do ato administrativo: cassação, anulação, revogação e convalidação. 3.3. Decadência administrativa. 4 Agentes públicos noDistrito Federal. 4.1. Lei Complementar Distrital nº 840/2011. 4.1.2. Disposições constitucionais aplicáveis. 4.1.3. Cargo, emprego e função pública. 4.1.4. Provimento. 4.1.5 Vacância. 4.1.6. Efetividade, estabilidade e vitaliciedade. 4.1.7. Remuneração. 4.1.8. Direitos e deveres. 4.1.9. Responsabilidade. 4.1.10. Processo administrativo disciplinar. 5. Poderes da Administração Pública. 5.1. Hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. 5.2. Uso e abuso do poder. 6. Portaria Conjunta nº 2/2018 (SEDESTMIDH/SEPLAG): Técnico Administrativo.* 7. Lei Distrital nº 5.184/2013.*Para Agente e Cuidador Social: 6. Portaria Conjunta nº 2/2018 (SEDESTMIDH/SEPLAG): Agente Social e Cuidador Social1.4. NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: 1. Lei Orgânica do Distrito Federal: assistência social. 2. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 2.1. Assistência Social. 2.2. Princípios fundamentais. 2.3. Direitos e garantias fundamentais. 3. Aplicabilidade das normas constitucionais. 3.1. Normas de eficácia plena, contida e limitada. 3.2. Normas programáticas. 4. Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos, partidos políticos. 5. Organização político-administrativa do Estado. 6 Administração Pública. 6.1 Disposições gerais, servidores públicos. 6.2. Atribuições e responsabilidades do Governador do DF. 7. Poder legislativo. 7.1. Estrutura. 7.2. Funcionamento e atribuições. 8. Poder judiciário. 8.1. Disposições gerais. 8.2. Órgãos do poder judiciário. 9. Funções essenciais à justiça. 9.1. Ministério Público, Advocacia Pública. 9.2. Defensoria Pública.PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICOCargo: Técnico em Assistência Social – Especialidade: Técnico Administrativo (CÓD. 301)1. Da assistência Social. 2. Lei 8.742/1993 e respectivas atualizações. 3. Política Nacional de Assistência Social (PNAS). 4. Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 5. Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). 6. Serviços Socioassistenciais. 7. Gestão de pessoas. 7.1. Equilíbrio organizacional. 7.2. Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. 7.3. Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança, desempenho. 8. Noções de gestão de processos: técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 9. Noções de administração de recursos materiais. 9.1. Classificação de materiais. 9.1.1. Atributos para classificação de materiais. 9.1.2. Tipos de classificação. 9.1.3. Metodologia de cálculo da curva ABC. 9.2. Gestão de estoques. 9.3. Compras. 9.3.1. Organização do setor de compras. 9.3.2. Etapas do processo. 9.3.3. Perfil do comprador. 9.3.4. Modalidades de compra. 9.3.5. Cadastro de fornecedores. 9.4 Compras no setor público. 9.4.1. Objeto de licitação. 9.4.2. Edital de licitação. 9.5. Recebimento e armazenagem. 9.5.1. Entrada. 9.5.2. Conferência. 9.5.3. Objetivos da armazenagem. 9.5.4. Critérios e técnicas de armazenagem. 9.5.5. Arranjo físico (leiaute). 9.6. Distribuição de materiais. 9.6.1. Características das modalidades de transporte. 9.6.2. Estrutura para distribuição. 9.7. Gestão patrimonial. 9.7.1. Tombamento de bens. 9.7.2. Controle de bens. 9.7.3. Inventário. 9.7.4. Alienação de bens. 9.7.5. Alterações e baixa de bens. 10. Noções de arquivologia. 10.1. Arquivística: princípios e conceitos. 10.2. Legislação arquivística. 10.3. Gestão de documentos. 10.3.1. Protocolo: recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos. 10.3.2. Classificação de documentos de arquivo. 10.3.3. Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo. 10.3.4. Tabela de temporalidade de documentos de arquivo.10.4. Acondicionamento e armazenamento de documentos de arquivo. 10.5 Preservação e conservação de documentos de arquivo. 10.6. Triagem e eliminação de documentos e processos, 10.7. Digitalização de documentos. 10.8. Controle de qualidade da digitalização. 11. Qualidade no atendimento ao público: comunicabilidade, apresentação, atenção, cortesia, interesse, presteza, eficiência, tolerância, discrição, conduta, objetividade. 12. Trabalho em equipe: personalidade e relacionamento, eficácia no comportamento interpessoal, fatores positivos do relacionamento, comportamento receptivo e defensivo, empatia, compreensão mútua, relação entre servidor e opinião pública, relação entre órgão e opinião pública.Cargo: Técnico em Assistência Social – Especialidade: Agente Social (CÓD. 401)1.Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). 2. Promoção da alimentação saudável nas escolas. 3. Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA). 4. Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e Direito Humano à Alimentação Adequada. 5. Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). 6. Política Nacional de Assistência Social (PNAS). 7. Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 8. Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). 9. PNAS/SUAS. 10. Política Nacional de Assistência Social (PNAS, 2004). 11. Norma Operacional Básica – NOBSUAS. 12. Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842/1994 e suas atualizações). 13. Serviços Socioassistenciais. 14. Trabalho em equipe: personalidade e relacionamento, eficácia no comportamento interpessoal, fatores positivos do relacionamento, comportamento receptivo e defensivo, empatia, compreensão mútua, relação entre servidor e opinião pública, relação entre órgão e opinião pública. 15. Atividades específicas ligadas a grupos populacionais tradicionais e específicos (GPTE), de acordo com as diretrizes vigentes. 16. Programas e projetos públicos de inclusão produtiva e serviços de intermediação de mão de obra no Distrito Federal. 17. Legislação com suas respectivas alterações: 17.1. Lei nº 8069/90. 17.2. Lei 11.340/2006. 17.3. Lei nº 10.741/2003.10. 17.4. Lei 8.742/1993. 17.5. Lei nº 7.716/1989. 17.6. Lei 8.742/1993. 17.7. Lei Distrital nº 4.601/2011. 17.8. Lei Distrital nº 5.165/2013.Cargo: Técnico em Assistência Social – Especialidade: Cuidador Social (CÓD. 401)1. Política Nacional de Assistência Social (PNAS). 2. Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 3. Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). 4. Política Nacional de Assistência Social (PNAS, 2004). 5. Norma Operacional Básica – NOBSUAS. 6. Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842/1994 e suas atualizações). 7. Política Nacional para a População em Situação de Rua (Decreto nº 7.053/2009). 8. Resolução Conjunta nº 1/2009 (MDS e CONANDA). 9. Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária (PNCFC). 10. Serviços Socioassistenciais. 9. Qualidade no atendimento ao público: comunicabilidade, apresentação, atenção, cortesia, interesse, presteza, eficiência, tolerância, discrição, conduta, objetividade. 10. Trabalho em equipe: personalidade e relacionamento, eficácia no comportamento interpessoal, fatores positivos do relacionamento, comportamento receptivo e defensivo, empatia, compreensão mútua, relação entre servidor e opinião pública, relação entre órgão e opinião pública. 11. Legislação com suas respectivas alterações: 11.1. Lei nº 8069/90. 11.2. Lei 11.340/2006. 11.3. Lei nº 10.741/2003. 11. 4. Lei 8.742/1993. 11.5. Lei nº 7.716/1989. 11.6. Lei 8.742/1993. 11.7. Lei Distrital nº 4.601/2011. 11.8. Lei Distrital nº 5.165/2013.ResumoSituação: aguardando autorizaçãoVagas: 1.197Cargos: Técnico e Especialista em Assistência SocialEscolaridade: níveis médio e superiorSalários: até R$ 7.705,13Último edital – TécnicoÚltimo edital – Especialista🔑✨ A condição especial da Virada de Chave segue disponível e muita gente já garantiu!Essa é a sua a chance de pegar uma Assinatura Vitalícia do Direção para você com acesso ilimitado à nossa plataforma, pagando uma única vez e estudando com tranquilidade até a aprovação.Essa condição inclui todos os cursos da nossa plataforma (mais de 4 mil), atualizações incluídas até o dia da prova, material em vídeo, PDF, resumos e marcações digitais, suporte com professores e turmas de revisão avançadas e muito mais!É o tipo de condição que vale a pena para você estudar com segurança para todas as oportunidades do segundo semestre que cobrimos como o CNU, TJSP, TCU, TJPR, MPSP, TJPE, TJPA e muitas outras.E o melhor: também vale para qualquer outro concurso futuro que estiver na nossa plataforma. Clique na imagem abaixo e aproveite! 💥