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Edital SEGER ES publicado; 1.800 vagas para nível superior!

Edital SEGER ES publicado; 1.800 vagas para nível superior!

Saiu o edital do concurso SEGER ES (Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos). São ofertadas 1.800 vagas (entre imediatas e cadastro reserva) para o cargo de Analista do Executivo em diversas especialidades de nível superior.

Veja as principais informações do concurso:

  • Banca organizadora: Instituto Consuplan
  • Cargos ofertados:
    • Analista do Executivo
  • Escolaridade: nível superior
  • Salários iniciais: de até R$ 6.582,60
  • Vagas: 1.800
  • Taxa de inscrição:
    • R$ 68,00
  • Inscrições: 9/11 a 13/12
  • Provas objetivas: 22/1/2023
  • Edital

Veja mais detalhes no índice abaixo!

CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!

Cargos e vagas edital SEGER ES

O edital é destinado ao preenchimento de 1.800 (entre imediatas e cadastro reserva) para o cargo de Analista do Executivo. Confira as especialidades:

  • Administração: 25 imediatas + 200 CR;
  • Arquitetura e Urbanismo: 13 vagas imediatas + 104
  • Arquivologia: 1 imediata + 8 CR;
  • Artes Plásticas ou Artes Visuais: 1 imediata + 8 CR;
  • Biblioteconomia: 1 imediata + 8 CR;
  • Ciências Contábeis: 25 vagas imediatas + 200 CR;
  • Ciências Econômicas: 10 vagas imediatas + 80 CR;
  • Ciências Sociais: 1 vaga imediata + 8 CR;
  • Comunicação Social: 3 imediatas + 25 CR;
  • Direito: 25 vagas imediatas + 2000 CR;
  • Educação Física: 1 vaga imediata + 8 CR;
  • Engenharia Agronômica: 1 vaga imediata + 8 CR;
  • Engenharia Ambiental: 1 vaga imediata + 8 CR;
  • Engenharia Civil: 25 imediatas + 200 CR;
  • Engenharia Elétrica: 3 imediatas + 25 CR;
  • Engenharia Mecânica: 1 vaga imediata + 8 CR;
  • Estatística: 3 imediatas + 25 CR;
  • História: 1 vaga imediata + 8 CR;
  • Letras ou Literatura: 1 vaga imediata + 8 CR;
  • Nutrição: 10 vagas imediatas + 80 CR;
  • Pedagogia: 3 imediatas + 25 CR;
  • Psicologia: 10 vagas imediatas + 80 CR;
  • Serviço Social: 10 vagas imediatas + 80 CR;
  • Tecnologia da Informação (Análise de Sistemas ou Sistemas de Informação ou Ciências da Computação ou Engenharia da Computação): 25 imediatas + 200 CR.

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas no portal do Instituto Consuplan, entre os dias 9/11 e 13/12. A taxa de inscrição é de R$ 68,00.

Salários edital SEGER ES

O salário inicial do aprovado será de R$ 6.582,60. Vale a pena ressaltar que o aprovado no concurso SEGER ES ainda fará jus ao auxílio alimentação de R$ 300,00.

Requisitos

Conforme indicado no edital do concurso, as especialidades exigem os seguintes requisitos:

  • Conclusão de Curso de Nível Superior Bacharelado, reconhecido pelo Ministério da Educação, com habilitação na respectiva área de formação, e registro no Conselho de Fiscalização do exercício profissional, quando houver.

Além disso, o candidato deverá ter atenção aos requisitos gerais do certame:

  • Ser aprovado no concurso público.
  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal e na forma do disposto no art. 13 do Decreto nº 70.436, de 18 de abril de 1972. O mesmo se aplica a outros indivíduos naturalizados.
  • Estar em gozo dos direitos políticos.
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo/área de formação, conforme o item 2 deste edital.
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse.
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições deste cargo, não sendo, inclusive, pessoa com deficiência incompatível com as atribuições deste fato apurado pela perícia oficial do Poder Executivo;
    • Ser considerado apto no exame admissional a ser realizado pela perícia oficial do Poder Executivo, mediante apresentação dos exames abaixo relacionados:
      a) Sangue: Hemograma Completo, VDRL;
      b) Urina;
      c) Raio X do Tórax (com laudo);
      d) Eletrocardiograma com laudo (candidato acima de 35 anos);
      e) Laudo Cardiológico;
      f) Laudo Ortopédico (LER Ocupacional);
      g) Laudo Oftalmológico;
      h) Laudo Psiquiátrico;
      i) Laudo Dermatológico;
      j) Laudo Otorrinolaringológico;
      k) Laudo Odontológico.
  • No laudo dos exames acima mencionados deverão constar, carimbo do médico contendo a especialidade do emitente e o número do registro no Conselho Regional de Medicina – CRM.
  • Todos os laudos dos exames deverão estar devidamente assinados e datados.
  • Não serão aceitos laudos dos exames sem data, assinatura e carimbo de profissional da devida especialidade.
  • O candidato deverá apresentar o Laudo Médico (original) que comprove sua aptidão, fornecido pelo IPAJM no ato da posse.
  • Demais procedimentos para fins de realização dos exames de saúde e perícia médica serão definidos em edital próprio de convocação para a posse.
    • Apresentar documentações e declarações abaixo relacionadas:
    • a) 01 (uma) foto 3×4 recente;
    • b) Carteira de Identidade (RG), com número, órgão expedidor e data de expedição da mesma (o RG para fins
    • de posse não poderá ser substituído por outro documento de identificação);
    • c) Cadastro de Pessoa Física – CPF;
    • d) Carteira de Trabalho e Previdência Social das páginas que contenham: o nº da carteira; a qualificação civil; o
    • registro do primeiro emprego (mesmo que esteja em branco);
    • e) Título de Eleitor;
    • f) Certidão de Nascimento ou Casamento ou União Estável;
    • g) CPF do cônjuge ou companheiro (a) em caso de Casamento ou União Estável;
    • h) Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa do Serviço Militar (para o sexo masculino);
    • i) Documento contendo o nº do PIS/PASEP (se cadastrado);
    • j) Comprovante de Residência;
    • k) Certidão de nascimento dos filhos menores de 14 (quatorze) anos e CPF, quando couber;
    • l) Documento que identifique o n° de sua conta bancária no BANESTES (caso tenha).
    • m) Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Nível Superior Bacharelado, reconhecido pelo Ministério da Educação, com habilitação na respectiva área de formação pleiteada;
    • n) Registro no Conselho de Fiscalização do exercício profissional, quando houver;
    • o) Comprovante de situação cadastral do CPF emitido pelo site da Receita; b)
    • p) Último Comprovante de Votação ou Certidão de Quitação Eleitoral emitida pelo TSE;
    • q) Antecedentes criminais da Justiça Federal, da Justiça Estadual (do local de residência) e da Justiça Eleitoral;
    • r) Antecedentes Criminais da Justiça Militar Estadual (do local de residência), em caso de candidato brasileiro do sexo masculino;
    • s) Consulta impressa da Qualificação Cadastral (caso já tenha PIS/PASEP) pelo site: http://consultacadastralinssgovbr/Esocial/pages/qualificacao/resultadoqualificacaoxhtml
    • t) “Formulário para posse – Dados e Declarações” – a ser disponibilizado na página https://seger.es.gov.br/posse-servidor-efetivo;
    • u) Termo de Opção (positiva ou negativa) da Previdência Complementar;
    • v) Em caso de acúmulo de cargo (em observância ao item 4.11) para os candidatos nomeados: declaração contendo o cargo, a carga horária, horário de trabalho na empresa e atividades realizadas, devidamente assinado pela autoridade competente;

Provas e etapas edital SEGER ES

Os candidatos serão avaliados por meio de três etapas:

  • a) provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
  • b) prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; e
  • c) avaliação de títulos, de caráter classificatório.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 22 de janeiro de 2023, nas seguintes cidades: Vitória/ES, Cachoeiro do Itapemirim/ES e Colatina/ES. Horário: das 13h às 18.

Prova objetiva

A prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha. Serão cobrados conhecimentos nas seguintes disciplinas:

Concurso SEGER ES
Concurso SEGER ES

Conforme indicado no edital SEGER ES, será reprovado o candidato que não alcançar:

  • a) o mínimo de 50% (cinquenta por cento) do total de pontos atribuídos para as disciplinas da Prova de Conhecimentos Gerais, ou seja, 15 (quinze) pontos na referida Prova;
  • b) o mínimo de 50% (cinquenta por cento) do total de pontos atribuídos para as disciplinas da Prova de Conhecimentos Específicos, ou seja, 40 (quarenta) pontos na referida Prova;
  • c) o mínimo de 60% (sessenta por cento) do total de pontos atribuídos ao conjunto (somatória) das provas objetivas de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

Prova discursiva edital SEGER ES

Serão considerados para a prova discursiva os candidatos que atingirem o desempenho mínimo nas provas objetivas e que estejam classificados nas seguintes posições:

Concurso SEGER ES
Concurso SEGER ES

A prova discursiva valerá de 0 a 60 pontos. Será considerado aprovado o candidato que atingir, no mínimo, 40% do total de pontos.

A prova discursiva será na forma de desenvolvimento de dissertação sobre tema do conteúdo programático. O texto deverá conter entre 20 e 30 linhas.

Confira abaixo a tabela com os critérios de avaliação:

Concurso SEGER ES
Concurso SEGER ES

Conteúdo programático

Confira o conteúdo programático da parte de conhecimentos gerais:

LÍNGUA PORTUGUESA (para todas as áreas de formação): 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7. Correspondência oficial; aspectos gerais da redação oficial; finalidade dos expedientes oficiais; adequação da linguagem ao tipo de documento; adequação do formato do texto ao gênero.


RACIOCÍNIO LÓGICOMATEMÁTICO (para todas as áreas de formação): 1. Entendimento da estrutura lógica de relações arbitrárias entre as pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. 2. Dedução de novas relações em função de relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. 3. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais; raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos e discriminação de elementos; problemas utilizando as operações fundamentais.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL (para todas as áreas de formação, exceto Direito): 1 Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 2 Aplicabilidade das normas constitucionais. 2.1 Normas de eficácia plena, contida e limitada. 2.2 Normas programáticas. 3 Direitos e garantias fundamentais. 3.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos. 4 Organização político-administrativa do Estado. 4.1 Estado federal brasileiro, União, estados, Distrito Federal, municípios e territórios. 5 Administração pública. 5.1 Disposições gerais, servidores públicos. 6 Processo legislativo. 6.1 Processo legislativo estadual, distrital e municipal: normas constitucionais federais aplicáveis. 7 Fiscalização contábil, financeira e orçamentária. 8 Ordem econômica e financeira. 9 Finanças públicas.

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO (para todas as áreas de formação, exceto Direito): 1 Estado, governo e administração pública. 1.1 Conceitos. 1.2 Elementos. 2 Direito administrativo. 2.1 Conceito. 2.2 Objeto. 2.3 Fontes. 3 Ato administrativo. 3.1 Conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies. 3.2 Extinção do ato administrativo. 3.2.1 Cassação, anulação, revogação e convalidação. 3.3 Decadência administrativa. 4 Agentes públicos. 4.1 Disposições constitucionais aplicáveis. 4.2 Disposições doutrinárias. 4.2.1 Conceito. 4.2.2 Espécies. 4.2.3 Cargo, emprego e função pública. 4.2.4 Provimento. 4.2.5 Vacância. 4.2.6 Efetividade, estabilidade. 4.2.7 Remuneração. 4.2.8 Direitos e deveres. 4.2.9 Responsabilidade. 4.2.10 Processo administrativo disciplinar. 5 Poderes da administração pública. 5.1 Hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. 5.2 Uso e abuso do poder. 6 Regime jurídico-administrativo. 6.1 Conceito. 6.2 Princípios expressos e implícitos da administração pública. 7 Bens Públicos. 7.1 Conceito e classificação dos bens públicos 7.2 Aquisição, administração, utilização e alienação dos bens públicos. 7.3 Regime jurídico dos bens públicos. 8 Serviços públicos. 8.1 Conceito. 8.2 Elementos constitutivos. 8.3 Formas de prestação e meios de execução. 8.4 Delegação. 8.4.1 Concessão, permissão e autorização. 8.5 Classificação. 8.6 Princípios. 9 Organização administrativa. 9.1 Centralização, descentralização, concentração e desconcentração. 9.2 Administração direta e indireta. 9.3 Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. 9.4 Entidades paraestatais e terceiro setor. 9.4.1 Serviços sociais autônomos, entidades de apoio, organizações sociais, organizações da sociedade civil de interesse público. 10 Controle da administração pública. 10.1 Controle exercido pela administração pública. 10.2 Controle judicial. 10.3 Controle legislativo. 10.4 Improbidade administrativa. 10.4.1 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 11 Processo administrativo. 12 Licitações e contratos administrativos. 12.1 Lei nº 14.133/2021. 12.2 Lei nº 10.520/2002 e demais disposições normativas relativas ao pregão. 12.3 Decreto nº 7.892/2013 e suas alterações (sistema de registro de preços). 12.4 Lei nº 12.462/2011 e suas alterações (Regime Diferenciado de Contratações Públicas).

ÉTICA E LEGISLAÇÃO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (para todas as áreas de formação): I. ÉTICA: 1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública. II. LEGISLAÇÃO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: 1 Lei Complementar Estadual nº 46/1994 (Estatuto dos Servidores do Estado do Espírito Santo). 2 Lei Complementar Estadual nº 282/2004 (Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo). 3. Lei Complementar nº 711/2013 (Institui o regime de previdência complementar no âmbito do Estado do Espírito Santo). 4 Lei Complementar nº 633/2012 (cargo de Analista do Executivo). 5. Lei Ordinária nº 3.043/1975 (Reforma Administrativa do Estado de Espírito Santo). 5.1 Título I – Da Caracterização do Poder Executivo no Sistema de Administração Pública Estadual; 5.2 Título II – Do Poder Executivo como Sistema Organizacional. 5.3 Capítulo I do Título III – Das Disposições Preliminares sobre a Estrutura Básica. 5.4 Capítulo III do Título III – Das Disposições Finais sobre a Estrutura Organizacional Básica. 5.5 Capítulo V do Título IV – Das Unidades Administrativas Comuns a todas as Secretarias de Estado. 5.6 Título VI – Dos Sistemas Estruturantes da Administração Direta.

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Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

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