
Um dos editais mais aguardados para o ano de 2020 teve o seu projeto básico divulgado nesta quarta-feira (29/7) (concurso Senado).
O documento traz todos os detalhes das etapas e disciplinas a serem exigidas nas provas objetivas e outras informações importantes.
As provas objetivas deverão ser compostas por 200 questões numeradas sequencialmente, cada qual com uma assertiva única para julgamento como CERTA ou ERRADA. Nota-se, portanto, que o Cebraspe aparece como franco favorito na disputa.
De acordo com o documento, estas serão as prováveis disciplinas para os cargos do edital:
- Disciplinas para o cargo de Advogado: Língua, literatura nacional e redação; Línguas estrangeiras: inglês ou espanhol; Direito constitucional; Direito administrativo: geral e noções de administração; Direito administrativo: licitações e contratos; Direito administrativo: legislação de pessoal civil; Direito civil e empresarial; Direito processual civil; Direito penal; Direito processual penal; Direito do trabalho, processual do trabalho e da seguridade social; Direito eleitoral; Direito financeiro e tributário; Direito internacional público e privado; Direito digital; Legislação complementar; Atualidades.
- Disciplinas para o cargo de Analista Legislativo: Língua, literatura nacional e redação; Línguas estrangeiras: inglês ou espanhol; Raciocínio lógico; Noções de direito constitucional; Noções de direito administrativo; Atualidades; Conhecimentos específicos na área de atuação.
BAIXE A ÚLTIMA PROVA DE ANALISTA ADMINISTRATIVO GRATUITAMENTE
- Disciplinas para o cargo de Técnico Legislativo, Especialidade Policial Legislativo: Língua, literatura nacional e redação; Línguas estrangeiras: inglês ou espanhol; Raciocínio lógico; Noções de direito constitucional; Noções de direito administrativo; Noções de direito civil e processual civil; Noções de direito penal e processual penal; Noções de criminalística; Noções de direito digital; Noções de direitos humanos; Noções de administração; Noções de informática; Atualidades; Conhecimentos específicos na área de atuação.
A equipe de professores e especialistas do Direção Concursos preparou uma análise completa do projeto básico do concurso Senado:
Fases e etapas do concurso
Os candidatos a uma das vagas do concurso Senado será submetido às seguintes fases e etapas:

As provas objetivas e discursivas serão realizadas nas capitais dos estados e no Distrito Federal.
As demais etapas serão realizadas exclusivamente no Distrito Federal, inclusive a prova discursiva para o cargo de Advogado.
O Regulamento do Concurso (Anexo I) estabelece que o valor máximo cobrado dos candidatos para inscrição no certame não poderá exceder a 1% (um por cento) da remuneração inicial do cargo:

O Senado espera, baseando-se em informações de outras seleções, 67 mil inscritos no certame. Abaixo, confira a divisão por cargo:


Provas discursivas
Ainda de acordo com o projeto básico, as provas dissertativas serão aplicadas juntamente com as provas objetivas, exigindo:
- Texto dissertativo, para o cargo de Técnico Legislativo, especialidade Policial Legislativo;
- 2 questões teóricas ou práticas e na redação de um texto dissertativo, para o cargo de Analista Legislativo;
- 4 questões teóricas ou práticas e na redação de um parecer ou uma peça judicial, para o cargo de Advogado;
Veja abaixo o número de redações a serem corrigidas:

Confira todos os detalhes do projeto básico aqui!
No documento, há um cronograma de datas. Perceba abaixo que ele não será cumprido, mas é possível ter uma ideia do período de tempo entre as etapas:






Concurso Senado: banca em definição
Serão 40 vagas imediatas, sendo 24 para o cargo de Policial Legislativo. O certame já está em fase de escolha da banca organizadora.
Lembrando que 5% das vagas são para candidatos com deficiência e 20% para negros.

A comissão examinadora concluiu no dia 6 de julho os estudos das propostas da empresas interessadas em organizar as provas do concurso. Seguem na disputa:
- Cebraspe;
- FGV;
- Idecan.
A escolha da banca organizadora é a última etapa que antecede a publicação do edital. Com a escolha da empresa responsável o edital poderá ser publicado a qualquer momento.
Concurso Senado: edital em 2020
Em entrevista à Rádio Senado, o presidente da comissão que organiza o concurso Senado, Roberci Ribeiro, reafirmou a expectativa de lançar o edital ainda em 2020. Isso aconteceu em janeiro, ou seja, antes da pandemia de Coronavírus se estabelecer no País.
À época, de acordo com Ribeiro, o edital passava por ajustes no conteúdo e em pontos relativos à acessibilidade.
Segundo informou, a comissão estava realizando “balanceamento do conteúdo programático dos editais de 2008 e 2011, para distribuir esse conteúdo em face das atividades e atribuições do cargos, e também uma atualização do conteúdo” e reforçou, ainda, que no primeiro semestre, estaria com edital lançado, o que, agora, parece estar mais longe de acontecer.
Para facilitar a vida dos candidatos, lançou um site com todas as informações, além de material didático. Acesse neste link.
Veja todos os detalhes do concurso Senado aqui!
Resumo concurso Senado
- Situação: BANCA EM DEFINIÇÃO;
- Banca: não definida;
- Cargos: Policial Legislativo, Técnico, Advogado e Analista;
- Escolaridade: nível médio e superior;
- Salário: iniciais de até R$ 33 mil
- Últimos editais: Analista, Técnico, Policial Legislativo e Consultor
Assinatura ilimitada
Com nossa Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos, inclusive concursos para o cargo de policial legislativo.
Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve.
Então, clique abaixo e confira:


Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: