Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Senado: regras de teletrabalho prorrogadas por mais 6 meses

Concurso Senado: regras de teletrabalho prorrogadas por mais 6 meses

As regras do trabalho remoto para os servidores do Senado Federal foram prorrogadas por mais seis meses contados a partir de 18 de agosto de 2020. Lembrando que, durante o período já vigente do teletrabalho, a comissão do concurso Senado continuou os trabalhos.

Anteriormente, o ato que determinava as regras do trabalho remoto previa vigência por cinco meses, encerrando o prazo no final de julho.

De acordo com a prorrogação, foram considerados a permanência da situação de calamidade pública em razão do coronavírus. O ato estabelece uma flexibilização do sistema de trabalho remoto para facilitar o acesso em trabalho remoto.

Veja abaixo a prorrogação:

Lembrando que, apesar da pandemia ter atrasado diversos procedimentos, a comissão do concurso Senado continuou atuando, apesar de em outro ritmo. Antes da pandemia, comissão declarou ter o interesse de já ter realizado todo o concurso até o segundo semestre.

No entanto, com a pandemia e com o trabalho remoto, muitas atividades tiveram que ser adiadas. Ainda assim, o procedimento de escolha de banca está ocorrendo e o projeto básico também foi divulgado.

O próprio presidente da comissão organizadora, Roberci Ribeiro, afirmou que não é possível projetar quando o edital será publicado.

“Obviamente, diante do quadro de pandemia que assola a população mundial, o lançamento em praça do edital aguardará o restabelecimento da normalidade no país”, declarou.

Por isso, mesmo que a publicação do edital do concurso Senado esteja adiada, o importante é estar mais que preparado para o concurso público. Afinal, a seleção deve chamar atenção de concurseiros a nível nacional.

Os salários podem chegar a até R$ 33 mil e os níveis de escolaridade são desde nível médio até superior.

Por isso, estude com um material de qualidade. Clique abaixo e confira os pacotes completos do Direção Concursos:

senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

Além disso, confira o grupo de estudo exclusivo do Direção Concursos focado para o Senado Federal. Clique abaixo e participe:

Grupo de Estudos Senado Federal

Resumo

  • Situação: BANCA EM DEFINIÇÃO;
  • Banca: não definida;
  • Cargos: Policial Legislativo, Técnico, Advogado e Analista;
  • Escolaridade: nível médio e superior;
  • Salário: iniciais de até R$ 33 mil
  • Últimos editais: AnalistaTécnicoPolicial Legislativo e Consultor

Concurso Senado: projeto básico

No momento, três bancas disputam a organização do concurso Senado. São elas; Cebraspe, FGV e Idecan. O projeto básico do certame foi divulgado, por isso, já é possível ter uma noção de quais serão as cobranças da seleção.

Entre os pontos a serem destacados é o fato de que o projeto básico determina que as provas objetivas deverão ser compostas por 200 questões numeradas sequencialmente, cada qual com uma assertiva única para julgamento como CERTA ou ERRADA.

As provas objetivas e discursivas serão aplicadas em todas as capitais dos estados e no Distrito Federal. No entanto, as demais etapas vão ocorrer somente em Brasília.

As etapas, para cada cargo, serão as seguintes:

  • Policial Legislativo: prova objetiva; prova discursiva; exame de sanidade física e mental; teste de aptidão física; exame psicotécnico; sindicância de vida pregressa e investigação social; prova de títulos.
  • Analista Legislativo: prova objetiva; prova discursiva; prova prática (para especialidade de registro e redação parlamentar); prova de títulos.
  • Advogado: prova objetiva; prova discursiva; prova oral; prova de títulos.

Outra informação que chamou a atenção no projeto básico foi a previsão dos conteúdos para cada cargo. Apesar de não destrinchar por especialidade, é possível saber o que a comissão julga como necessário. Veja:

  • Disciplinas para o cargo de Advogado: Língua, literatura nacional e redação; Línguas estrangeiras: inglês ou espanhol; Direito constitucional; Direito administrativo: geral e noções de administração; Direito administrativo: licitações e contratos; Direito administrativo: legislação de pessoal civil; Direito civil e empresarial; Direito processual civil; Direito penal; Direito processual penal; Direito do trabalho, processual do trabalho e da seguridade social; Direito eleitoral; Direito financeiro e tributário; Direito internacional público e privado; Direito digital; Legislação complementar; Atualidades.
  • Disciplinas para o cargo de Analista Legislativo: Língua, literatura nacional e redação; Línguas estrangeiras: inglês ou espanhol; Raciocínio lógico; Noções de direito constitucional; Noções de direito administrativo; Atualidades; Conhecimentos específicos na área de atuação.
  • Disciplinas para o cargo de Técnico Legislativo, Especialidade Policial Legislativo: Língua, literatura nacional e redação; Línguas estrangeiras: inglês ou espanhol; Raciocínio lógico; Noções de direito constitucional; Noções de direito administrativo; Noções de direito civil e processual civil; Noções de direito penal e processual penal; Noções de criminalística; Noções de direito digital; Noções de direitos humanos; Noções de administração; Noções de informática; Atualidades; Conhecimentos específicos na área de atuação.

Mais detalhes sobre o concurso Senado, clique aqui e confira.

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

concurso senado

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.