Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso TJ PR: PROVAS EM 22 de SETEMBRO

Concurso TJ PR: PROVAS EM 22 de SETEMBRO

O concurso TJ PR retificou, novamente, se edital. As mudanças foram publicadas no último dia 29 de julho de 2019 no Diário de Justiça do órgão. Confira neste link.

Veja mais informações sobre o concurso:

Concurso TJ PR terá provas em 22 de setembro de 2019.

O órgão confirmou oficialmente em seu site oficial a data da prova e a novela deste concurso deve estar chegando ao fim.

Além da data da prova, o documento traz:

  • a relação definitiva dos candidatos inscritos no certame;
  • os nomes dos candidatos excluídos do concurso;
  • a lista com os números de inscrições canceladas.

Confira os cursos para o TJ PR neste link

Confira um apanhado geral sobre o concurso TJ PR 2019

Resumo concurso TJ PR

  • Concurso: TJ PR
  • Banca organizadora: Cespe/ Cebraspe
  • Cargo: Técnico Judiciário
  • Escolaridade exigida: ensino médio
  • Número de vagas: 114
  • Provas: 22 de setembro
  • Remuneração: inicial de até R$ 6.500,00
  • Confira o último edital

Confira mais sobre o concurso TJ PR

Retificações importantes foi realizada no edital publicado

O edital do concurso TJ PR teve retificações importantes para aqueles que vêm estudando para a seleção.

As atualizações tratam da alteração natural que o documento precisava ter. Como o edital foi publicado ainda em 2017 e, de lá pra cá, muita água rolou para o procedimento deste concurso, era esperado que houvesse a retificação.

O edital republicado em 2018 já previu retificação do primeiro edital publicado em 2017. Agora em 2019, o novo documento traz as alteações necessárias e com vigência neste ano de 2019.

Das alterações

Com relação à disciplina de Noções de Direito e Legislação, serão, agora, consideradas as atualizações legislativas até 30 dias antes da aplicação das provas.

Veja abaixo:

Confira a íntegra do documento neste link

Nesta matéria, você terá informações sobre:

Confira os cursos para o TJ PR neste link

Linha do tempo do concurso TJ PR

18 DE JANEIRO 2017

O TJ PR divulga edital para provimento dos cargos de Técnico Judiciário com previsão para o terceiro trimestre daquele ano, ou seja, entre julho e setembro.

5 DE SETEMBRO DE 2017

Uma nota do órgão adia a seleção para 2018, com data a ser definida posteriormente.

27 DE ABRIL DE 2018

Mais de um ano e 100 dias após a abertura do concurso TJ PR, em 27 de abril de 2018, novo edital é publicado pelo TJ, com mudanças no conteúdo programático, reabrindo prazo para inscrições e aumentando o número de vagas.

1º DE AGOSTO DE 2018

No mês seguinte, em 1º de agosto, a comissão do concurso faz nova movimentação, atualizando a reserva de cargos para negros e deficientes, além de divulgar a relação daqueles que se inscreveram e posteriormente desistiram de participar do certame.

FEVEREIRO DE 2019

O TJPR emite comunicado suspendendo o concurso. Segundo o tribunal, a medida era necessária para realizar estudos para cumprir uma decisão do Supremo Tribunal Federal.

O STF tinha derrubado uma liminar e, com isso, o TJPR voltou a ser obrigado a estatizar algumas serventias extrajudiciais que haviam sido privatizadas.

Trata-se de um grande volume de cartórios que, quando estatizados, vão demandar um grande volume de servidores para realizarem os trabalhos que atualmente estão sendo feitos por empregados contratados pelos cartórios privatizados.

Em 2010, uma decisão que obrigava o TJ PR a estatizar as serventias extrajudiciais, criadas após a CF 88, foi suspensa. Nessa época, o tribunal privatizou diversos cartórios. Porém, recentemente essa decisão voltou a valer com uma decisão do STF.

  • Você tem acesso á decisão do STF clicando aqui.

Agora, igual ao que ocorreu em outras unidades da federação, o TJ PR precisar estatizar novamente o grande número de cartórios. A operação deve ter custos elevados, especialmente pela necessidade de contratação de servidores para assumir essas atividades.

E para cumprir determinação dada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que solicita aos TJs uma estrutura similar ao Judiciário Federal, o TJ PR decidiu unificar as carreiras de 1º grau e da secretaria do tribunal antes e aprovar e nomear os novos servidores técnicos.

A assessoria de comunicação do órgão confirmou a informação:

13 DE MARÇO DE 2019

O TJ PR designa um novo desembargador para presidir a comissão para concurso. O desembargador Sergio Arenhart é o responsável por presidir a comissão para provimento de vagas do cargo de Técnico Judiciário – 1ª instância.

A comissão deu continuidade nos trabalhos, culminando na escolha da banca Cebraspe/Cespe para a realização das provas. Cerca de 140.000 pessoas se inscreveram para o concurso de Técnico Judiciário do TJPR, que conta com 114 vagas ao todo.

4 DE ABRIL DE 2019

O concurso TJPR teve sua banca definida mais de dois anos após a publicação do edital do concurso. O Cebraspe (antigo Cespe) foi escolhido por dispensa de licitação para organizar o concurso para Técnico Judiciário, cargo que exige nível médio.

11 DE ABRIL DE 2019

Foi publicado o extrato do contrato do concurso TJ PR com a banca Cebraspe/Cespe. Confira a seguir.

17 DE ABRIL DE 2019

O TJ PR confirmou que não reabriria as inscrições. Também houve a confirmação de que o Tribunal não devolverá os valores das taxas de inscrição, uma vez que este procedimento já foi realizado em 2018, por ocasião da retificação do edital.

Na época, algumas notícias falsas na internet sugerissem que as inscrições seriam reabertas, mas a equipe de jornalismo do Direção Concursos apurou antes de concluir algo.

A posição do tribunal foi divulgada nas redes sociais

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) vem a público prestar os seguintes esclarecimentos a respeito do concurso público para provimento de vagas para o cargo de Técnico Judiciário do 1º Grau de Jurisdição (Edital nº 01/2017): –
✔️Como já divulgado no site do TJPR, foi veiculada, no Diário da Justiça do dia 5 de abril de 2019, a autorização para a contratação, por dispensa de licitação, do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para a realização do certame. O procedimento está em conformidade com a normatização expressa no art. 24, inciso XIII, da Lei nº 8.666/1993; –
✔️ Ressalta-se, ainda, que não haverá qualquer alteração nos termos dos Editais já publicados e disponibilizados neste link. Portanto, não ocorrerá nova abertura de inscrições ou devolução do valor pago, pois esses procedimentos já foram realizados quando da publicação do Edital de retificação nº 04/2018. À época, tais ações foram necessárias em razão da alteração no número de vagas ofertadas; –
✔️ As tratativas para a definição da data da prova estão em andamento e o cronograma será previamente divulgado na página inicial do TJPR, com antecedência mínima de 30 dias da realização do certame, como prevê o item 27.4 do Edital nº 01/2017.

2 DE MAIO DE 2019

O desembargador Eduardo Serrão firmou: “estamos fazendo todos s esforços para cumprir a regulamentação do CNJ” e que “a ideia do TJ PR é realizar concurso de técnico ainda no primeiro semestre deste ano. Caso contrário, a prova será aplicada em meados de julho”.

Confira os cursos para o TJ PR neste link

Cargos vagos concurso TJ PR

Percebam na imagem que são 295 cargos de Técnico Judiciário vagos no momento:

cargos vagos tj pr

Sobre concurso TJ PR

Em síntese, das 100 vagas originais, o novo edital TJ PR oferece 114 vagas.
Dessas, 20% é reservada para negros e 5% para pessoas com deficiência (PcD). As redação serão corrigidas até a 600ª posição.

As provas terão duração de cinco horas. As provas objetivas consistem de 60 questões objetivas com cinco alternativas de múltipla escolha, com valor de um ponto para cada acerto. Veja abaixo o conteúdo das provas:

conteudo tj pr

logo tj pr

Último concurso TJ PR

O último certame para Técnico Judiciário, em 2013, teve como banca organizadora a NC-UFPR e contou com 160 vagas imediatas e remuneração inicial de R$ 5.029,41.

Confira um contracheque de servidor atualmente ocupante do cargo de Técnico Judiciário:

Confira os cursos para o TJ PR neste link

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.