
O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (concurso TJDFT), desembargador Romeu Gonzaga Neiva, autorizou a criação das especialidades de Análise de Dados e Segurança da Informação, ambas da carreira de Analista Judiciário.
O documento informa sobre os requisitos para investidura nos cargos, descrição sumária das atividades e jornada de trabalho das novas áreas. Além disso, altera o Manual de Descrição de Cargos do órgão:

Vale a pena ressaltar que as duas especialidades estão previstas para serem oferecidas já no próximo concurso TJDFT, que deve ter a seguinte disposição de vagas:
- ANALISTA JUDICIÁRIO
- APOIO ESPECIALIZADO MEDICINA – PSIQUIATRIA (2 VAGAS)
- APOIO ESPECIALIZADO PSICOLOGIA (CADASTRO RESERVA)
- APOIO ESPECIALIZADO ANÁLISE DE SISTEMAS (3 VAGAS)
- APOIO ESPECIALIZADO SUPORTE EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (3 VAGAS)
- JUDICIÁRIA SEM ESPECIALIDADE (25 VAGAS)
- JUDICIÁRIA OFICIAL DE JUSTIÇA AVALIADOR FEDERAL (29 VAGAS)
- APOIO ESPECIALIZADO CONTABILIDADE (3 VAGAS)
- APOIO ESPECIALIZADO ENGENHARIA ELÉTRICA (1 VAGA)
- APOIO ESPECIALIZADO ADMINISTRAÇÃO (3 VAGAS)
- APOIO ESPECIALIZADO ESTATÍSTICA (2 VAGAS)
- APOIO ESPECIALIZADO MEDICINA – MEDICINA DO TRABALHO (2 VAGAS)
- APOIO ESPECIALIZADO SERVIÇO SOCIAL (9 VAGAS)
- APOIO ESPECIALIZADO ANÁLISE DE DADOS (5 VAGAS)
- APOIO ESPECIALIZADO SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO (5 VAGAS)
- APOIO ESPECIALIZADO ARQUIVOLOGIA (1 VAGA)
- TÉCNICO JUDICIÁRIO
- ADMINISTRATIVA SEM ESPECIALIDADE (CADASTRO RESERVA)
- APOIO ESPECIALIZADO PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS (CADASTRO RESERVA)
- APOIO ESPECIALIZADO ENFERMAGEM (CADASTRO RESERVA)

De acordo com o documento, compete aos aprovados no concurso TJDFT, na especialidade de Análise de Dados, as seguintes atividades:
- Atividades de nível superior, de natureza técnica, relacionadas à gestão, assessoramento, pesquisa e desenvolvimento, que envolverá tarefas inerentes às seguintes áreas de atuação: administração de dados; modelagem de data warehouses; extração, transformação e carga de dados; aplicações de automação e inteligência artificial; processamento de dados massivos; qualidade de dados; painéis de business intelligence.
Já aos aprovados na carreira de Segurança da Informação competem as seguintes atividades:
- Atividades de nível superior, de natureza técnica, relacionadas à gestão, assessoramento, pesquisa e desenvolvimento, que envolverá tarefas inerentes às seguintes áreas de atuação: segurança da informação, proteção de dados, análise de vulnerabilidades, defesa cibernética, resposta a incidentes, auditoria e forense digital, planos de continuidade de negócio e infraestrutura de segurança computacional.
Para poder assumir algumas das duas novas especialidades criadas no órgão, os interessados precisam ficar atentos aos requisitos específicos exigidos para cada carreira:
Análise de Dados:
- Curso de graduação na área de Tecnologia da Informação reconhecido e concluído em instituição de nível superior credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) acrescido de curso de pós-graduação na área de Ciência de Dados, Engenharia de Dados, Business Intelligence, Big Data Analytics, Inteligência Artificial, ou similares de, no mínimo 360 horas, fornecidos por instituição reconhecida pelo MEC;
Segurança da Informação:
- Curso de graduação na área de Tecnologia da Informação reconhecido e concluído em instituição de nível superior credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) acrescido de curso de pós-graduação na área de Segurança da Informação, Segurança Cibernética, Forense Digital, ou similares de, no mínimo 360 horas, fornecidos por instituição reconhecida pelo MEC.
Confira aqui a minuta da portaria que cria as novas especialidades no TJDFT!
Concurso TJDFT: reserva de cargos
No último dia 3 de novembro, o presidente do TJDFT, desembargador Romeu Neiva, determinou a reserva de cargos vagos do Tribunal.
No pedido feito à Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP), a orientação de reserva dos cargos vagos ficou da seguinte forma:
- Reserva de 192 cargos vagos de provimento efetivo da carreira de Técnico Judiciário;
- Reserva de 4 cargos vagos de provimento efetivo da carreira de Auxiliar Judiciário;
O despacho veio após o encaminhamento do Anteprojeto de Lei ao Congresso Nacional que altera a organização de cargos do TJDFT.
No pedido, o órgão solicita ao Congresso a alteração de 196 cargos, sendo quatro de auxiliar judiciário e 192 de técnicos em 118 cargos de analista judiciário. Saiba mais aqui!
Vale lembrar que, em contato recente com a equipe de jornalismo do Direção Concursos, a comissão do concurso deverá em breve escolher a banca responsável pelo edital. Confira mais informações aqui!
Resumo
- Situação: estudos para o segundo semestre 2021
- Banca: em breve
- Cargos: Técnico e Analista
- Vagas: 93 e CR
- Escolaridade: níveis médio e superior
- Salários: até R$ 13,3 mil iniciais
- Link do último edital TJDFT
Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
