
Na tarde do último dia 20 de janeiro, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais apresentou Relatório de Desempenho e Produtividade, que mostra ações de todas as áreas da instituição. Dentre os pontos trazidos, foi citado procedimento administrativo com vistas a um novo concurso TJMG.
Na solenidade, que aconteceu na sala de reuniões da Presidência, estiveram presentes diversas autoridades da alta administração da Corte Judicial de Minas Gerais. O relatório faz um apanhado dos seis meses da Gestão 2020 – 2022.
- “Todo esse empenho fez com que o TJMG atingisse, ainda nos 100 primeiros dias de gestão, o melhor resultado do Índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário entre os tribunais estaduais de maior porte do País, segundo o relatório divulgado pelo CNJ em 30 de setembro do ano passado, contemplando o ano de 2020”, disse o presidente do órgão, Gilson Lemes.

Concurso TJMG foi citado no relatório
Todos os membros da alta administração da casa, bem como seu presidente, assinaram oito Atos de Governança. Dentre eles, o início de procedimentos administrativos visando à realização de novo concurso TJMG para servidores. Confira:
- Deflagração do procedimento administrativo para realização de concurso para provimento dos cargos vagos de juiz de direito substituto.
- Deflagração do procedimento administrativo para realização de concurso de servidores para o quadro de pessoal do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais em que não há certame válido.
Concurso TJMG: panorama
Um novo concurso TJMG está sendo ventilado há muito tempo. Antes, as instâncias do órgão eram separadas em 1ª e 2ª instâncias, as quais já haviam, inclusive, contratado suas bancas organizadoras.
Com a unificação, o contrato com a banca IBFC (que iria gerir a seleção da 2ª instância) foi quebrado. O contrato entre a 1ª instância e a banca AOCP, no entanto, continua vigente.
Não custa lembrar que os cargos ofertados até então, em cada uma das instâncias do Tribunal, seriam os seguintes listados logo abaixo:
- 2ª instância
- Oficial de Justiça Classe D (nível médio):
- Assistente Técnico de Controle Financeiro;
- Assistente Técnico de Sistemas;
- Oficial Judiciário
- Técnico Judiciário (nível superior):
- a) Administrador de Banco de Dados;
- b) Administrador de Redes;
- c) Analista de Sistemas;
- d) Cirurgião Dentista;
- e) Enfermeiro;
- f) Engenheiro Civil;
- g) Engenheiro Eletricista;
- h) Engenheiro Mecânico;
- i) Estatístico;
- j) Médico;
- k) Técnico Judiciário.
- Oficial de Justiça Classe D (nível médio):
- 1ª instância
- Oficial Judiciário (nível médio):
- Oficial de Justiça Avaliador;
- Técnico Judiciário (nível superior):
- especialização em psicologia ou serviço social.
- Oficial Judiciário (nível médio):
Ambos os concursos TJMG tinham Projeto Básico aprovado. Não se sabe se esse será mantido com a unificação, mas as disciplinas que seriam cobradas por cargo já estavam definidas e você pode conferir clicando aqui!
Quer saber tudo sobre a área de tribunais? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? Os tribunais têm remunerações e benefícios bem chamativos, e alguns deles permitem o trabalho remoto. Não vai ficar de fora dessa, né? Então, faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão para os concursos dos tribunais:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DOS TRIBUNAIS NO TELEGRAM
Estude com o PDF 2.0
Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:
Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Resumo concurso TJMG
- situação: estudos em pauta
- cargos: diversos
- vagas: indefinidas
- bancas: AOCP (1ª instância) e IBFC (2ª instância – CONTRATO RESCINDIDO)
- remuneração: de R$ 5 mil a R$ 10 mil
- Cursos completos para o concurso TJMG

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
