Mateus Melis • 17/01/2023
O concurso TSE Unificado é aguardado para ser realizado em 2023. O certame, além do Tribunal Superior Eleitoral, também contará com a presença de diversos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais).
A seleção ainda está em fase de planejamento, mas conforme informado pelo Direção Concursos, uma resolução indica uma lista de matérias que são obrigatórias na parte de conhecimentos gerais.
São elas:
Mas além de contar com as matérias listadas acima, a resolução responde a pergunta de muito concurseiro que está de olho no concurso TSE Unificado: a etapa de redação pode sim estar presente no novo edital!
O Art. 16 do documento comenta sobre a etapa de redação. veja:
“Art. 16. Para os cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário, as provas para aferição de conhecimentos gerais serão objetivas e as de conhecimentos específicos poderão ser objetivas, discursivas e/ou práticas”.
A prova discursiva do concursos TSE Unificado deverá abordar tema atual e poderá versar sobre tema relacionado à área ou à especialidade escolhida pelo candidato no momento da inscrição.
Com a proximidade de um novo edital para o concurso TSE Unificado, chegou a hora de você se preparar com qualidade e direcionamento.
Aprenda a fazer um plano de estudos eficaz para aumentar suas chances de aprovação:
QUERO MEU PLANO DE ESTUDOS GRATUITO!
O último concurso TSE Unificado foi realizado em 2006. A etapa de prova discursiva foi aplicada somente para os cargos de nível superior de formação.
A etapa valeu, ao todo, 10 pontos! Para ser considerado apto nesta etapa, o candidato deveria obter nota igual ou superior a 5 pontos!
Veja como a prova discursiva foi cobrada para as especialidades de nível superior
Confira abaixo o conteúdo que foi exigido na prova discursiva da especialidade de Análise de Sistemas:
Confira abaixo um exemplo de redação que foi cobrada por umas das demais especialidades de Analista Judiciário (prova utilizada abaixo – Analista Judiciário área Judiciária):
Além do próprio TSE, os seguintes tribunais podem participar do concurso Unificado: SC, PI, CE, RJ, SP, MT, TO, RO, SE, PB, MS, GO, MG, ES, AC, RS, MA, AL, RN, AP, PR, AM, BA, RR e PE.
Confira abaixo como foi a última seleção de alguns TREs espalhados pelo país e, principalmente, as etapas de redação.
O último concurso TRE PA foi realizado em 2019. Organizado pelo IBFC, o certame ofertou, na época, 3 vagas imediatas e oportunidades de cadastro reserva para cargos de níveis médio e superior.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva (somente para cargos de nível superior).
A prova discursiva consistiu na produção de uma questão sobre conteúdo específico do conteúdo programático. Foi exigida produção de redação de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.
Veja um exemplo de redação que foi cobrada para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciaria:
Recentemente, conforme indicado pelo Direção Concursos, o prazo de validade do último edital foi prorrogada até agosto de 2024. Saiba mais detalhes aqui!
O último concurso TRE RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul) foi realizado em 2015. Organizado pelo Cespe, o certame ofertou oportunidades para cargos de níveis médio e superior de formação.
A prova discursiva foi cobrada para todos os cargos, podendo ser questão discursiva ou estudo de caso.
Veja exemplo e conteúdo cobrado na questão discursiva do concurso TRE RS:
O último edital de concurso TRE SP foi publicado em 2017. Organizado pela FCC, o certame ofertou vagas para níveis médio e superior de formação.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e de redação/estudo de caso.
Veja exemplo de redação que foi exigida no certame:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.