Loading...
Concursos UFs: UTFPR suspende editais e proíbe contratações

Concursos UFs: UTFPR suspende editais e proíbe contratações

icons
icons
icons
icons
icons

Apesar de muitas notícias boas relacionadas a concursos públicos, com novos editais publicados a cada semana deste ano (2020), em alguns casos, as notícias não são animadoras.

A Diretoria de Gestão de Pessoas da UTFPR (Universidade Federal do Paraná) emitiu ofício SEI (Ofício nº 09/2020 – DIGERP) endereçado aos interesados (Reitoria; Pró-Reitores; Diretores-Gerais; Coordenadores de Gestão de Recursos Humanos dos Câmpus; Secretário de Administração de Pessoas; Assessora de Gestão de Pessoas; Secretária de Benefícios e Qualidade de Vida; Secretária de Desenvolvimento de Pessoas; Assessora de Concursos e Processos Seletivos), com orientações e diretrizes gerais.

Dentre as orientações e diretrizes, algumas afetam diretamente aqueles que buscam cargos através de concurso público para a universidade.

Veja:

1. Suspender, por tempo indeterminado, a implantação dos seguintes itens em folha de pagamento:

  • – progressão de qualquer natureza
  • – promoção
  • – aceleração da promoção
  • – retribuição por titulação
  • – incentivo à qualificação
  • – RSC
  • – gratificação por encargo de curso e concurso
  • – adicional noturno
  • – horas extras
  • – adicional de insalubridade (inclusão de novas)
  • – adicional de periculosidade (inclusão de novas)
  • – substituições de chefia
  • – novas solicitações de auxilio transporte
  • – indenização de férias rescisão e aposentadoria
  • – novas solicitações de ressarcimento à saúde
  • – auxilio natalidade
  • – pré-escolar
  • – bancas
  • – GECC
  • – processos similares que resultem em despesas NOVAS

As  rubricas relativas a estes itens e que tenham sido lançadas na folha de janeiro/2020 devem ser mantidos, visto que o Ofício da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento só foi enviado na semana passada. A vedação de realizar as despesas acima elencadas vale a partir da data do ofício

2. Os processos que gerem impactos em folha devem ser tramitados normalmente, inclusive com a emissão de portaria, porém, não devem ser incluídos em folha.

Caso já tenham realizado a inclusão na folha de fevereiro, estes devem ser excluídos. A SEDAP dará orientações mais específicas.

3. O controle de todos os processos que ficarem paralisados (sem pagamento) deve ser rigoroso, visando possível pagamento futuro (fazer uma planilha de controle). 

4. PROCESSOS SELETIVOS, CONCURSOS, CONTRATAÇÕES E PROVIMENTOS

Os concursos e processos seletivos em andamento devem ter continuidade, mas não estão autorizadas as contratações e provimentos dos aprovados.

Portanto, permanecem vedadas as contratações de substitutos e a nomeação de novos servidores.

Os processos com pedido de autorização de contratação e nomeação devem ser mantidos nos Câmpus. Não enviar à ASCOP até decisão posterior. Os processos que estão com a ASCOP serão devolvidos.

Os editais que foram liberados e os que estão em andamento, devem ser concluídos. Não serão abertos novos editais de concurso público e testes seletivos para a contartação de professor substitutos.

Os contratos de substitutos que estiverem vigentes e necessitem prorrogação de prazo, dentro da mesma motivação, poderão ser aditivados, conforme parecer da Proju.


O último item do primeiro ponto, “processos similares que resultem em despesas NOVAS”, bem como o quarto ponto indicam que a UTFPR irá travar, por tempo indeterinado concursos em andamento, além de novos editais para setores da Universidade.

O que fazer

Mesmo com a notícia de não provimentos na UTFPR, bem como a não publicação de novos editais no órgão, não há motivos para os candidatos paranaenses desanimarem.

Há diversas opções no estado, que serão objetos de disputas durante o ano de 2020. Confira algumas abaixo:

 Concursos Públicosconcurso pc prConcurso PM PRconcurso sefaz prpc prPM PRsefaz prconcurso pc prconcurso pm prconcurso sefaz prCONCURSO UFPRconcurso ufpr suspensoconcurso utfprpc prpm prsefaz prUFPR
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 15

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.