Logo Direção Concursos
Pesquisa

Suspensões de concursos: devo pagar taxas de inscrição? Especialista responde!

Suspensões de concursos: devo pagar taxas de inscrição? Especialista responde!

Uma pergunta que pode estar tirando o sono de muitos candidatos é sobre o ressarcimento da taxa de inscrição em algum dos concursos que suspenderam ou cancelaram suas provas, devido ao surto de Coronavírus.

Fique atento

Um ponto crucial que deve ser levado em consideração pelo aluno é: só deve pagar a taxa de inscrição QUEM QUER FAZER O CONCURSO. Parece óbvio, mas muitos candidatos manifestam essa dúvida.

Concurso suspenso

Com a suspensão, as datas de provas e outras etapas devem ser alteradas e, dificilmente, novas inscrições serão abertas. Por esse motivo vemos, muitas vezes, no edital que “a data PROVÁVEL de prova será…”.

Alguns concursos que suspenderam suas atividades foram: PCDF, PGDF e TCM SP, só para citar alguns. Este último, por exemplo, não somente segue com inscrições abertas, como ampliou seu prazo. Veja:

Concurso cancelado

Já no caso de o certame ser cancelado, você vai receber seu dinheiro de volta. Isso já aconteceu diversas vezes em outras situações.

Vale citar o caso do IBGE, que é diferente dos outros, os quais foram suspensos. Aqui, novas inscrições serão abertas.

CURSOS COMPLETOS PARA DIVERSOS CONCURSOS NESTE LINK

Opinião

Em conversa com o coordenador e professor do Direção Concursos, Arthur Lima, ouvimos um caso curioso que aconteceu em um dos concursos para o qual se inscreveu:

“Eu me inscrevi pro concurso da Sefaz DF de 2010 e ele acabou suspenso e depois cancelado. A banca abriu um prazo para solicitação de reembolso da taxa”, disse.

Nesse ínterim, eu perdi o prazo para a solicitação de reembolso, pois estava ocupado com outras coisas e não tomei os devidos cuidados“, continuou.

É preciso ter atenção quanto a isso e ficar atento, também, quanto a passagens aéreas e hotel, caso sejam aqueles que devolvam seu dinheiro em situações de cancelamentos, e sempre ficar atento aos desdobramentos do concurso (blog de notícias do Direção Concursos).

De toda forma, em casos de concursos adiados e suspensos, vale pagar a taxa e manter-se atento. “Faça a inscrição, pague a taxa. Caso haja cancelamento, seu dinheiro será reembolsado”.

Cuidados diversos

Com a onda de suspensão e cancelamento dos concursos é bom o candidato ficar ligado quais concursos estão nesta lista, visto que alguns não emitiram nota determinando o seu cancelamento ou suspensão.

É o caso do TJ SC e Prefeitura de Goiânia (que, inclusive, tem data da inscrição começando no dia 19 de março de 2020):

Situação de diversos concursos

Em meio a pandemia do coronavírus, decretada pela Organização Mundial da Saúde, várias medidas foram tomadas devido ao grande risco de propagação da doença.

Em alguns estados, como o Rio de Janeiro, Minas Gerais e também o Distrito Federal, foram publicados decretos que proíbem a realização de eventos esportivos, educativos e/ou culturais que possam causar aglomerações.

Com isso, diversos concursos tiveram suas provas suspensas ou adiadas. Veja a situação do seu concurso:

inscrição em concursos e mais notícias
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.