Lorena Rodrigues • 03/01/2023
O presidente do PDT (Partido Democrático Trabalhista), Carlos Lupi, assumiu nesta terça-feira, 3 de dezembro, o Ministério da Previdência Social. Durante a cerimônia de transmissão de posse, o ministro ressaltou que uma das prioridades é acabar com a fila do INSS.
Segundo Carlos, a proposta de intervenção irá passar por uma ação conjunta com outros governantes. “Com a automação e um mutirão que eu pretendo rapidamente, ainda este ano, acabar com a fila e ter a entrega das respostas dos benefícios da previdência o mais rápido possível”, afirmou.
Ainda durante a cerimônia, o novo ministro demonstrou insatisfação com o atual cenário da Previdência. “Não me conformo em ver a humilhação que aposentados e pensionistas estão passando”, completa.
Outras propostas também foram citadas pelo ministro, como: gerar mais transparência aos dados de aposentadorias, a criação de um cartão de identidade nacional e única para aposentados e a monitoração da cobrança de juros de aposentados e pensionistas que recebem crédito consignado.
No entanto, Carlos destacou que ainda é cedo para estipular um prazo para as mudanças citadas, pois será necessário um trabalho conjunto com os demais ministros.
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
O edital do concurso INSS ofertou mil oportunidades imediatas e outras 2.373 vagas para formação de cadastro reserva.
O concurso foi destinado para o cargo de Técnico do Seguro Social, que exige nível médio de formação. Os aprovados farão jus ás remunerações de R$ 5.905,79, compostos da seguinte forma:
Vale lembrar que as provas foram aplicadas em 27 de novembro de 2022 e a seleção foi organizada pela banca organizadora Cebraspe, conforme dito acima.
Em dezembro de 2022, foram divulgados os resultados do certame e o Direção Concursos organizou a lista de aprovados por ordem de classificação dos candidatos!
Clique aqui e confira os aprovados por estado!
Em relação a 2023, um novo edital de concurso público para o INSS é projetado, segundo informações da equipe de transição do governo Federal.
Em caso de realização, o certame pode ser para ofertar novas mil vagas e tem como objetivo reduzir filas para atendimento nas agências e atualização dos sistemas atuais. Confira aqui!
É importante lembrar que para isso ser viabilizado, é necessário nomear todos os aprovados nas vagas imediatas e em cadastro de reserva, que totalizam 3.373 oportunidades, do atual concurso.
A convocação deve ser realizado dentro do prazo de validade (um ano que pode ser prorrogado por mais um).
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.