Logo Direção Concursos
Pesquisa

“Peço desculpas”, diz Guedes sobre fala que compara servidor a parasita

“Peço desculpas”, diz Guedes sobre fala que compara servidor a parasita

Em nota enviada a jornalistas, Paulo Guedes pediu desculpas pela fala em que comparou servidores públicos a parasitas. Na mensagem, ele afirma que foi tirado de contexto e não tinha a intenção de ofender a ninguém.

O ministro da Economia esclareceu que a fala era direcionada aos Estados e municípios em casos extremos, “quanto toda a receita vai para salários e nada para saúde, educação e segurança”.

De acordo com Paulo Guedes, ele não se referia às pessoas e que, em casos de caos fiscal e orçamentários, não é possível a manutenção do aumento de salário automático.

“O Estado, o governo municipal, o governo estadual, neste caso vira um parasita maior que o hospedeiro, ou seja, a comunidade a quem deve servir”, esclareceu o ministro.

No entanto, Paulo Guedes reconhece que se expressou mal e pediu desculpas não só aos familiares e amigos, mas a todos exemplares funcionários públicos. “Eu não falava de pessoas e sim do risco de termos um estado parasitário, aparelhado politicamente financeiramente inviável”.

“O erro é sistêmico e não é culpa das pessoas que cumprem os seus deveres profissionais como é o caso da enorme maioria dos servidores públicos”, terminou o ministro na nota.

Entidades repudiam fala do ministro

Diversas entidades repudiaram a fala do ministro Paulo Guedes, entre elas a Unafisco, a Abrat e o Sisejufe. A Abrat, inclusive, pediu judicialmente que o ministro nomeassem os servidores que sugam o estado brasileiro, que demonstre a inutilidade dos concursados e que ele afastasse dos cargos aqueles que não contribuem com a democracia.

Você pode saber mais aqui.

paulo guedes
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.