Larissa Lustoza • 13/08/2019
A ideia de transformar a Receita Federal em autarquia circula no Ministério da Economia. A medida, na visão da equipe econômica de Paulo Guedes, serviria para blindar o órgão de interferências de outras entidades e também para permitir a integração de pessoas fora da carreira (concurso Receita Federal)
De acordo com o jornal Estadão, a equipe de Paulo Guedes vê na mudança uma forma de “oxigenar” o órgão. Hoje, cargos mais altos dentro da Receita Federal são de servidores dentro da carreira de Auditor Fiscal. Atualmente, o único cargo que é ocupado por alguém de fora é o de Secretário Especial.
Além disso, após a decisão do ministro Alexandre de Moraes de afastar e suspender investigações realizadas pelo órgão, a mudança estrutural seria uma forma de resolver “os conflitos institucionais”.
A mudança se daria da seguinte forma: a Receita Federal seria uma autarquia de regime especial vinculada ao Ministério da Economia. Com isso, indicações para o comando teriam que ser aprovados pelo Senado e teriam mandato fixo.
Ou seja, dentro do ponto de vista administrativo, a mudança daria mais liberdade de gestão ao órgão. A liberdade de gestão seria uma garantia contra contenções financeiras, por exemplo. Entretanto, a transformação também significaria uma abertura à sociedade.
Lembrando que, ainda que a RFB se torne autarquia, não deve haver mudanças no processo de contratação de pessoal. Por imposição da Constituição Federal, autarquias também devem realizar concursos públicos para contratação de funcionários públicos. Logo, os concursos da Receita Federal continuariam.
A troca de farpas entre Receita Federal e STF ocorreu após o fisco realizar uma investigação que chegou até o ministro do STF, Gilmar Mendes, e outros 132 contribuintes.
O ministro Alexandre de Moraes, então, alegou “desvio de finalidade” e decidiu suspender a “devassa”. O ministro determinou o afastamento dos servidores e a suspensão da investigação.
Em ofício obtido com exclusividade pelo Direção Concursos, a Receita Federal atualizou o número do pedido para um novo concurso Receita Federal, além de solicitar a diminuição do prazo entre o edital e as provas.
No documento, direcionado para a Gestão de Pessoas do Ministério da Economia, a RFB atualizou o pedido de novo concurso Receita Federal com um novo quantitativo de vagas.
Anteriormente, informações divulgadas indicavam que o pedido de novo concurso público seria direcionado para provimento de 2.050 vagas.
Agora, segundo ofício, pedido de concurso Receita Federal seria para provimento de 699 vagas ao todo, sendo:
Além disso, ofício traz um ponto importante. No documento, Receita Federal pede para que prazo entre edital e prova seja reduzido para, no máximo, dois meses, ao invés dos quatro meses habituais.
De acordo com uma fonte interna, o concurso Receita Federal tem forte chance de ser autorizado, apesar de que o documento no início desta matéria ainda será submetido à análise.
Em contato com um membro da alta cúpula do Sindifisco Nacional, a resposta dada ao Direção Concursos foi curta, porém animadora: “Esquentando sim”.
Você já viu que a realização do novo concurso está caminhando a passos largos, então, para concorrer de forma justa e competitiva é necessário ter um material completo e acessível.
Por isso o Direção Concursos preparou um material de estudos completo para o novo edital da Receita Federal o conteúdo disponibilizado conta com material para os cargos de Auditor e Analista. Clique na imagem abaixo e confira:
Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho.
O Direção Concursos também preparou um grupo no Telegram com as principais notícias voltadas para a área fiscal. Clique aqui e participe!
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.