
Os servidores da Receita Federal do Brasil passarão a conviver com o controle de ponto eletrônico. A medida passará a valer a partir de 1º de outubro de 2019.
A informação pode ser conferida no documento abaixo, da Secretaria de Gestão Corporativa:

Perceba que outros órgãos também passarão a utilizar o método de controle eletrônico.
O uso da tecnologia para controlar o expediente dos servidores é uma tendência no governo federal. Recentemente, a atividade foi implantada em dez órgãos. São eles:
- Ministério do Meio Ambiente
- Advocacia-Geral da União (AGU)
- Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
- Agência Nacional do Cinema (Ancine)
- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac)
- Quatro universidades públicas (ES e TO, por exemplo)
À época, o Ministério da Economia (ME) manifestou-se, por meio de nota, da seguinte forma: “O principal objetivo da medida é modernizar o controle de frequência na administração pública federal. Dessa maneira, o governo atenderá a determinação legal”.
No Tribunal de Contas da União, por exemplo, o ponto eletrônico é utilizado há alguns anos.
Para o coordenador do Direção Concursos Arthur Lima, o uso do ponto eletrônico traz prós e contras. “Você passa a ter a possibilidade de ter banco de horas e não trabalhar horas extras sem receber por isso. Por outro lado, acredito que não seja a melhor forma de medir produtividade, especialmente em atividades mais complexas”, opina o ex-Auditor Fiscal da Receita Federal.
Veja a opinião completa do professor Arthur Lima:
Vale lembrar que o concurso da Receita Federal não tem previsão, apesar do órgão seguir pleiteando um novo certame. Como a seleção costuma ser bastante concorrida, vale uma preparação desde já. Clique aqui e comece sua trajetória rumo à RFB.
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: