
Os consultores legislativos José Theodoro Mascarenhas Menck, Newton Tavares Filho e Roberto Trancoso Rodrigues Neto, todos da Câmara dos Deputados, elaboraram uma análise descritiva sobre a reforma administrativa proposta pelo governo Bolsonaro.
O documento tem por objetivo facilitar o entendimento do texto encaminhado. Após examinar a proposta, os três consultores produziram dois documentos: uma nota descritiva e um quadro comparativo.
A análise ressalta que o texto da reforma administrativa “possui como público-alvo não só a Administração pública como todo seu corpo de servidores”, conforme a exposição de motivos.
O governo federal garante que a proposta de reforma administrativa tem por objetivo estabelecer a meritocracia e igualdade no serviço público, além de ajustar a economia brasileira e oferecer um serviço de qualidade ao público.
Porém, com a proposta do fim da estabilidade e reajuste em carreiras, o texto encaminhado tem gerado bastante polêmica.
Além disso, o texto não prevê a inclusão de juízes, membros do Ministério Público e parlamentares na reforma, o que já está sendo questionado por deputados.
Reforma administrativa: grandes editais previstos
O mundo dos concursos públicos está recheado de excelentes previsões para quem sonha em ingressar na carreira pública. Os editais para a Polícia Civil do Rio grande do Norte (concurso PC RN) e o concurso para a Polícia Federal (concurso PF) podem ser pulicados em breve.
O edital do concurso PC RN deverá ser publicado até o dia 31 de outubro, conforme a confirmação do presidente da comissão organizadora. Porém, o contrato com a banca FGV já foi publicado e isso indica que o edital poderá ser divulgado a qualquer momento.
As vagas serão todas destinadas a candidatos de nível superior e seguirão a seguinte distribuição:
- Delegado – 47
- Agente – 230
- Escrivão – 24
Além do excelente número de vagas imediatas, o concurso conta com remunerações iniciais de até R$ 4.731,91 podendo chegar a R$ 25.632,97 para o cargo de delegado.

Já o concurso para a Polícia Federal é uma das grandes apostas que devem ser divulgadas ainda em 2020. De acordo com o ministro da justiça, André Mendonça, há possibilidade do edital ser divulgado em novembro. Veja detalhes aqui!
De acordo com o próprio órgão, as vagas solicitadas deverão seguir a seguinte divisão:
- 300 para Delegado;
- 600 para Escrivão;
- 1016 para Agente; e
- 84 para Papiloscopista.

Além da carreira policial, um novo concurso para o Tribunal de Contas da União (concurso TCU) poderá ser divulgado no início de 2021. A escolha da banca organizadora já foi iniciada.
O certame também está previsto no planejamento orçamentário para o ano de 2021.
Está autorizado o preenchimento de 20 vagas, além da formação de um cadastro de reservas, no cargo de Auditor Federal, destinado a candidatos de nível superior.
Em sessão plenária, em 4 de março, o presidente do Tribunal de Contas da União anunciou a criação de grupo de trabalho para a organização e acompanhamento do concurso TCU.

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Está te faltando motivação e disciplina? São dois fatores que mudam o seu destino no mundo dos concursos. Confira a dica rápida do professor Ronaldo Fonseca:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
