
O relator do Grupo de Trabalho sobre a reforma administrativa, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), descartou totalmente a antiga PEC 32!
Durante apresentação da proposta aos líderes partidários e ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, o relator garantiu que o texto não vai retirar nenhum direito dos servidores e tratará dos seguintes temas:
- Estabilidade
- Carreira
- Supersalários
- Privilégios
- Trabalho remoto
- Contratação temporária
- Avaliação de desempenho
A proposta foi elaborada pelo Grupo de Trabalho após 45 dias de análise e mais de 100 contribuições de entidades públicas e sociais. De acordo com a Câmara dos Deputados, o debate segue aberto até que os projetos sejam formalmente protocolados, em agosto de 2025. Confira o vídeo abaixo:
Na última segunda-feira (14/7), Pedro Paulo informou que a proposta contemplará a inclusão na Constituição do disciplinamento das verbas de caráter indenizatório que são usadas para burlar o teto constitucional de remuneração dos servidores públicos.
Em junho de 2025, o deputado já havia contado que a estabilidade do servidor não seria tocada. Vale lembrar que a Reforma Administrativa foi tema de debate na Câmara no dia 9 de julho e a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, defendeu a estabilidade dos servidores, mas destacou que o Estado não pode premiar maus servidores.
Na nossa visão, a estabilidade é algo importantíssimo como defesa do Estado brasileiro, mas ela não pode ser um prêmio ao mau servidor. A nossa visão é aliar a estabilidade com a avaliação de desempenho. Nós temos que premiar os bons servidores, inclusive para que eles não se sintam carregando nas costas o serviço público
Explicou.
Encarar a concorrência de concursos públicos exige métodos estratégicos de estudos. O acompanhamento personalizado faz toda a diferença para a aprovação.
Para garantir seu sucesso, confira as novas monitorias do Direção Concursos e receba orientação de quem entende do assunto!
Inscrições abertas do CNU 2025
Organizado pela Fundação Getúlio Vargas, o CNU 2025 oferta 3.652 vagas para 32 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, para cargos de níveis médio e superior de formação.
Veja a distribuição por bloco temático:
- Bloco 1 – Seguridade Social: Saúde, Assistência Social e Previdência: 789 vagas
- Bloco 2 – Cultura e Educação: 130 vagas
- Bloco 3 – Ciências, Dados e Tecnologia: 212 vagas
- Bloco 4 – Engenharias e Arquitetura: 306 vagas
- Bloco 5 – Administração: 1.171 vagas
- Bloco 6 – Desenvolvimento Socioeconômico: 286 vagas
- Bloco 7 – Justiça e Defesa: 250 vagas
- Bloco 8 – Intermediário – Saúde: 168 vagas
- Bloco 9 – Intermediário – Regulação: 340 vagas
As inscrições poderão ser realizadas no site da banca organizadora até o dia 20 de julho, mediante pagamento de taxa de participação no valor de R$ 70,00.
As provas objetivas serão aplicadas no dia 5 de outubro e as discursivas, em 7 de dezembro de 2025. Os aprovados receberão salários iniciais de até R$ 17.726,42.
🔑✨ A condição especial da Virada de Chave segue disponível e muita gente já garantiu!
Essa é a sua a chance de pegar uma Assinatura Vitalícia do Direção para você com acesso ilimitado à nossa plataforma, pagando uma única vez e estudando com tranquilidade até a aprovação.
Essa condição inclui todos os cursos da nossa plataforma (mais de 4 mil), atualizações incluídas até o dia da prova, material em vídeo, PDF, resumos e marcações digitais, suporte com professores e turmas de revisão avançadas e muito mais!
É o tipo de condição que vale a pena para você estudar com segurança para todas as oportunidades do segundo semestre que cobrimos como o CNU, TJSP, TCU, TJPR, MPSP, TJPE, TJPA e muitas outras.
E o melhor: também vale para qualquer outro concurso futuro que estiver na nossa plataforma.
Clique na imagem abaixo e aproveite! 💥
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
