Larissa Lustoza • 20/09/2019
O auditor fiscal e consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), José Barroso Tostes Neto, foi escolhido para assumir a vaga de Marcos Cintra, então secretário da pasta.
O novo secretário, que foi escolhido pelo chefe do Ministério da Economia Paulo Guedes, é especialista em gestão fiscal e foi apresentado ao presidente jair Bolsonaro no último dia 18 de setembro.
A chegada de Tostes veio em meio à crise gerada pela proposta de recriação da CPMF pelo então chefe do órgão, Marcos Cintra.
Segundo a imprensa especializada, a escolha de José Barroso se deu para diminuir a resistência, já que trata-se de um nome da carreira da Receita Federal, ainda que estivesse afastado.
Tostes foi Coordenador-Geral de Administração Aduaneira e Superintendente da 2ª Região Fiscal na Receita Federal. Também foi secretário de fazenda do estado do Pará. Em 2018 ele concorreu à lista tríplice do Sindifisco Nacional para ser indicado a Secretário da Receita Federal, mas não logrou êxito.
Algumas propostas dele à época foram:
Veja a entrevista na íntegra:
Em 2015 o sr. Tostes defendeu a PEC 186/2007, que buscava incluir a autonomia da administração tributária na Constituição Federal:
Caso a PEC fosse aprovada, a Receita Federal passaria a ser responsável pelo seu próprio orçamento, não precisando mais, dentre outras coisas, solicitar autorização de concurso público ao Ministério da Economia.
O secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, foi demitido na quarta-feira (11/9). A notícia foi confirmada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
Por outro lado, o Ministério da Economia declarou que o secretário pediu exoneração. E, além disso, afirmou que o projeto de reforma tributária não está finalizado e só será divulgado após aval do ministro Paulo Guedes e do presidente Jair Bolsonaro.
A saída do secretário foi anunciada logo após a divulgação da criação de um imposto que seria cobrado de formas similares à antiga CPMF. No lugar de Marcos Cintra, José de Assis Ferraz Neto assumirá o cargo.
Nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro se pronunciou a respeito da demissão do ex-secretário. De acordo com ele, a exoneração foi devido a “divergências no projeto da reforma tributária”. A PEC, de acordo com presidente, só deveria ser divulgada com o aval do presidente e o Ministro da Economia.
Ele reforçou também que não há recriação de CPMF ou aumento de carga tributária na PEC elaborada pelo governo.
Em ofício obtido com exclusividade pelo Direção Concursos, a Receita Federal atualizou o número do pedido para um novo concurso Receita Federal, além de solicitar a diminuição do prazo entre o edital e as provas.
No documento, direcionado para a Gestão de Pessoas do Ministério da Economia, a RFB atualizou o pedido de novo concurso Receita Federal com um novo quantitativo de vagas.
Anteriormente, informações divulgadas indicavam que o pedido de novo concurso público seria direcionado para provimento de 2.050 vagas.
Agora, segundo ofício, pedido de concurso Receita Federal seria para provimento de 699 vagas ao todo, sendo:
Além disso, ofício traz um ponto importante. No documento, Receita Federal pede para que prazo entre edital e prova seja reduzido para, no máximo, dois meses, ao invés dos quatro meses habituais.
De acordo com uma fonte interna, o concurso Receita Federal tem forte chance de ser autorizado, apesar de que o documento no início desta matéria ainda será submetido à análise.
Em contato com um membro da alta cúpula do Sindifisco Nacional, a resposta dada ao Direção Concursos foi curta, porém animadora: “Esquentando sim”.
Você já viu que a realização do novo concurso está caminhando a passos largos, então, para concorrer de forma justa e competitiva é necessário ter um material completo e acessível.
Por isso o Direção Concursos preparou um material de estudos completo para o novo edital da Receita Federal o conteúdo disponibilizado conta com material para os cargos de Auditor e Analista. Clique na imagem abaixo e confira:
Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho.
O Direção Concursos também preparou um grupo no Telegram com as principais notícias voltadas para a área fiscal. Clique aqui e participe!
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.