Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

“O governo precisa investir no INSS e autorizar concurso”, diz deputada

“O governo precisa investir no INSS e autorizar concurso”, diz deputada

A deputada Lídice da Mata, também presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, afirmou que “o governo precisa investir no INSS e e autorizar rapidamente a realização de concurso público”. Em entrevista à equipe de Jornalismo do Direção Concursos, a deputada alertou que a falta de servidores afeta os direitos dos idosos.

Segundo a presidente da comissão, o principal direito afetado é o de atendimento rápido e adequado, preferencial e com prioridade, estabelecido de acordo de Estatuto do Idoso.

“Para resolver isso, é urgente que o governo aprove o pedido do INSS para preenchimento de 7.888 vagas”, ela afirma.

“Apesar de ter divulgado a realização de concurso há quatro anos, com 950 vagas, o INSS ainda conta com um déficit de quase 16 mil cargos em seu quadro de servidores, a maioria na área de atendimento A crise imposta pela falta de pessoal trará impactos significativos e negativos ao atendimento aos idosos”

Deputada Lídice da Mata

Déficit no INSS

O último concurso para o INSS foi em 2016 e, devido à crise, o órgão nomeou poucos servidores. Desde 2018, há um pedido para abertura de concurso para 7.888 vagas. Porém, o INSS já informou que há uma falta de 11 mil servidores.

O déficit de servidores afeta, sobretudo, o atendimento ao cidadão. Em última apuração realizada pela equipe de Jornalismo, o INSS leva o dobro do tempo previsto em lei para conceder auxílios. Saiba mais sobre isso aqui.

Confira nosso pacote de cursos para o INSS!

Aproveitamento de outros servidores

No meio da falta de servidores, um recente Ofício Circular dispõe sobre o aproveitamento dos servidores da Infraero para o INSS. A razão se dá pela desburocratização da Infraero, com a privatização de diversos aeroportos, e, com isso, a disponibilidade de servidores.

Porém, há diversos requisitos. Eles são:

  • Justificativa clara e objetiva de que a movimentação contribuirá para o desenvolvimento das atividades executadas pelo órgão ou entidade;
  • Necessidade do perfil profissional solicitado em razão de suas características e qualificações;
  • Compatibilidade das atividades a serem exercidas com o cargo ou emprego de origem do agente público

Além disso, a movimentação será para polos emergenciais. A gente explica melhor aqui.

Direito do idoso

A deputada Lídice da Mata reforça que é importante repor o quadro de pessoal para melhorar o atendimento e garantir os direitos dos idosos. “Estamos falando de rápido atendimento nos pedidos de aposentadoria, revisão, perícia médica, enfim”, conta.

Segundo ela, “a reposição do quadro de pessoal e a melhoria na prestação de serviços são essenciais para que as pessoas acima de 65 anos não sejam ainda mais prejudicadas”.

A equipe de Jornalismo do Direção Concursos tem um conteúdo completo sobre o INSS, confira aqui.

Para receber todas as notícias sobre concursos públicos, salve o nosso número e envie uma mensagem com sua(s) área(s) preferida(s) de estudo.

.

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.