Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Guarda Municipal: 14 capitais devem ter edital em breve!

Concurso Guarda Municipal: 14 capitais devem ter edital em breve!

Diversos certames estão em andamento ou previstos para o ano de 2022. Seja para a área de tribunais, fiscais, ou controle, as oportunidades chamam a atenção dos concurseiros que buscam ingressar na área pública. Mas entre as mais diversas opções de área, uma que se destaca é a policial, principalmente os editais de concurso Guarda Municipal.

A título de exemplo, no momento, há pelo menos cinco oportunidades com inscrições abertas para Guarda Municipal. Veja mais informações aqui!

Mas como estão os editais para as capitais do país? Quais já estão autorizados? E os previstos? Veja agora a situação de cada um deles neste levantamento exclusivo feito pelo Direção Concursos.

Antes de prosseguir neste texto, confira nossos cursos específicos para as áreas policiais:

Concurso Guarda Municipal – editais autorizados

Boa Vista: o concurso Guarda Municipal de Boa Vista já está com comissão formada! O último edital foi realizado em 2019 e foi destinado ao preenchimento de 50 vagas para o cargo de Guarda Civil Municipal de 3ª Classe. Confira mais detalhes do certame de 2019 aqui!

Manaus: um novo concurso Guarda Municipal de Manaus já foi autorizado! O novo edital deve ofertar 200 vagas imediatas. No final do ano passado foi sancionado e publicado o Estatuto da Guarda Municipal, com diversas informações sobre a carreira (requisitos, atribuições e curso de formação). Veja mais detalhes aqui!

São Luís: O concurso para a Guarda de São Luís, capital do Maranhão, também já foi autorizado! Estão previstas 100 oportunidades e a expectativa é que o edital saia ainda no primeiro semestre. Veja mais detalhes aqui!

Fortaleza: O vice-prefeito de Fortaleza anunciou que o edital deve ser publicado no segundo semestre. São esperadas 1.000 vagas para a carreira de Guarda Municipal da cidade. O último edital foi realizado em 2013. Confira aqui todos os detalhes do último concurso!

João Pessoa: anunciado pelo vice-prefeito, o concurso Guarda Municipal de João Pessoa pode ofertar 200 vagas. Saiba mais!

Porto Alegre: já autorizado, o concurso Guarda de Porto Alegre formou comissão em janeiro de 2022. No final de 2021 foi aprovada na Câmara Municipal da cidade o projeto de lei que estabelece a idade máxima de ingresso de 25 anos. Confira mais sobre o projeto!

Editais previstos

Belém: as movimentações por novo edital começaram em 2020 mas foram suspensas por causa da pandemia da Covid-19. Há a expectativa que o certame possa acontecer ainda em 2022. O último concurso Guarda Municipal de Belém foi realizado em 2012 e foi destinado ao preenchimento de 272 oportunidades, além de vagas de cadastro reserva. Os aprovados fizeram jus a salários iniciais no valor de R$ 2.583,80. Veja mais detalhes no edital!

Palmas: o presidente do Sindicato dos Guardas Metropolitanos de Palmas informou, em fevereiro, que o edital poderia ser publicado em breve. O certame deve ofertar 50 vagas. A idade mínima de ingresso é de 18 anos e a máxima é de 45 anos. Veja mais detalhes aqui!

Teresina: há a expectativa de novo edital ainda em 2022. Em agosto de 2021, o coordenador municipal de Segurança informou que o certame poderia ser destinado ao preenchimento de 50 vagas. Veja mais detalhes aqui!

Recife: o vereador Fabiano Ferraz (Avante) solicitou novo concurso para a Guarda de Recife. O último edital foi realizado em 2014 e foi destinado ao preenchimento de 1.355 vagas. Veja mais detalhes do último edital aqui!

Maceió: um novo concurso Guarda Municipal de Maceió já está em estudos e há a expectativa de edital ainda em 2022. O último certame foi realizado em 2000.

Cuiabá: o vereador Robinson Cireia (PT) defendeu a realização de novo edital para a Guarda Municipal de Cuiabá. O último edital foi realizado em 2012.

Goiânia: o novo edital já foi confirmado e deve ofertar 600 vagas. O último concurso Guarda Municipal de Goiânia foi realizado em 2005 e ofertou 1.000 oportunidades. Veja mais detalhes sobre o último edital aqui!

Rio de Janeiro: o edital está previsto para 2022, conforme plano plurianual para o quadriênio 2022/2025 do Município. O último concurso aconteceu em 2012 e foi destinado ao preenchimento de 2 mil oportunidades. Saiba mais!

Concurso Guarda Municipal – inscrições abertas em São Paulo

É claro que não tem como deixar de fora o concurso para a Guarda de São Paulo que está com inscrições abertas! Organizado pelo Ibade, o certame é destinado ao preenchimento de 1.000 vagas. Os interessados têm até o dia 4 de maio para efetuarem suas respectivas inscrições no portal da banca. Os aprovados farão jus a salários iniciais no valor de R$ 2.180,00.

Guarda Civil Distrital

Em 2020 o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, encaminhou à Câmara Legislativa do DF projeto de lei que cria a Guarda Civil Distrital. Ainda não foi batido o martelo sobre a criação da nova força policial, mas só a título de exemplo, na LDO de 2021 estava previsto o provimento de 1.000 vagas para a carreira.

O Direção Concursos já entrou em contato com o GDF pedindo mais informações sobre a criação da carreira e a possibilidade de haver movimentação por novo edital de concurso público.

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.