
Assim como órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário, o MPU poderá ter a sua própria força policial por meio da criação do cargo de Agente de Polícia do Ministério Público, que será solicitada ao CNMP (concurso MPU).
A iniciativa foi da Associação Nacional dos Agentes de Segurança (AGEMPU) do órgão. De acordo com o coordenador da AGEMPU , Rene Sales, a alteração da nomenclatura do cargo é uma questão de simetria constitucional.
“O Ministério Público é um órgão essencialmente investigativo e nós agentes do MPU, atuamos em busca e coleta de informações úteis aos convencimento dos membros – em atividade típica de polícia judicária […] a proposta é uma inicativa que, caso aprovada, trará benefícios não apenas para os servidores, mas para todo o MP”, afirmou.
O Ministério Público não é o primeiro órgão que tem a criação do cargo de agente de polícia em vista, o TJ RS também prevê a criação do cargo de policial judicial na nova estrutura de cargos e salários.
De acordo com o texto do anteprojeto, o ingresso no cargo será por meio de concurso público e será exigido aptidão técnica e psicológica para o uso de armas e física para o exercício do cargo, comprovadas em prova prática.
Os novos agentes de polícia judicial serão responsáveis pela segurança patrimonial do órgão, assim como a segurança dos servidores do TJ RS. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais. Veja maiores detalhes aqui!
Concurso MPU: PLOA prevê preenchimento de vagas
O Ministério Público da União (concurso MPU) foi um dos órgãos federais que tiveram a realização de uma nova seleção inclusa no Projeto de Lei Orçamentária para exercício em 2021.
De acordo com o projeto (que ainda precisa ser aprovado) são destinados R$ 1.596.750 para inscrições em concursos públicos no MPU.

Com a publicação prevista para 2021, interessados ganharam um maior prazo para os estudos. Veja abaixo a turma que o Direção Concursos preparou:
O valor do projeto para 2021 representa 56% a mais que o previsto para 2020, de R$ 18,285 bilhões. Mais de 50 mil provimentos autorizados.
Lembrando que o projeto ainda precisa ser aprovado no Congresso Nacional. O texto final, com possíveis emendas, deve ser divulgado até dezembro de 2020. Veja detalhes aqui!
Entenda maiores detalhes no vídeo abaixo:
Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Tem dúvida de como começar o estudo para concursos? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica rápida para você:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
