Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Conheça a história do ex-morador de rua aprovado no concurso público BB

Conheça a história do ex-morador de rua aprovado no concurso público BB

Após morar na rua por mais de 12 anos, Ubirajara Gomes foi aprovado no concurso público do Banco do Brasil estudando nas bibliotecas públicas de Pernambuco.

A reportagem é do Portal G1 e conta uma história de sucesso e superação, que pode ser um grande incentivo e fator de motivação a milhares de candidatos em todo o país.

Ubirajara explicou que foi morar nas ruas do Recife, após desavença familiares, mas que isso nunca foi um obstáculo para seguir estudando e buscando seus sonhos.

  • “Eu queria sobreviver e mudar um pouco a vida, mudar aquela realidade”, falou.

Em suas palavras, alguém pode perder tudo, menos o conhecimento adquirido: “Estude porque o conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar sua. Eu posso perder emprego, dinheiro, casa, mas conhecimento eu sempre vou ter“.

CURSOS PARA CONCURSO público

Confira a trajetória até a aprovação em concurso público

Após sair de casa, Ubirajara Gomes foi morar nas ruas do Recife, mais especificamente as calçadas dos hospitais do Centro do município.

Durante sua “jornada” como morador de rua, Gomes não descansou e visualizou o seu futuro estava traçado nos estudos.

  • “Eu ia na biblioteca pública do estado, eu ia na Unicap [Universidade Católica de Pernambuco], eu ia na biblioteca do Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Pernambuco], do Sebrae. Onde tivesse uma biblioteca com acesso liberado, eu entrava e ia estudar, ler jornais, livros, sempre estudando”, registrou à reportagem. 

O bancário voltou à escola em 2001, quando conseguiu se matricular em um colégio público, para concluir sua formação inicial.

  • “Fiz o supletivo. Consegui passar e, em vez de ir para o sétimo ano, consegui concluir o ensino fundamental. Fui atrás do supletivo de nível médio, porque, na época, eu já estava fora da faixa. Estudava à noite. Quando sobrava merenda do pessoal da tarde, a gente comia”, contou

O gerente de avaliação da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, José Dionísio Júnior, afirmou que qualquer morador do estado pode se inscrever para receber o certificado de formação supletiva.

  • “Ele fez o exame supletivo conosco e não tinha condições de permanecer na escola. Ele precisou estudar nas ruas, com seus livros. Fez o exame conosco, conseguiu a aprovação e recebeu certificação para depois fazer o concurso”, disse Dionísio.

Em 2006, conseguiu o certificado de formação em nível médio de escolaridade e, com isso, começou sua “caçada” pela aprovação em concurso público. Para isso, contou com a ajuda de algumas pessoas.

Aprovação

A aprovação no concurso público Banco do Brasil veio com muito esforço e dedicação, sem contar com a falta de reservas financeiras para conquistar esse sonho. O então candidato acertou 133 questões de 150.

  • “Lembro que, no dia da prova do Banco do Brasil, eu tinha R$ 2 e comprei uma caneta e um bombom. Eu precisei ir andando da Madalena até o local da prova. Foram 27 quilômetros andando para ir e outros 27 para voltar”, contou.

A equipe do Direção Concursos espera que a história de sucesso e superação de Ubirajara Gomes sirva de inspiração a muitos concurseiros que lutam por um lugar ao sol no serviço público brasileiro.

Foto: Ubirajara Gomes/Acervo pessoal

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre concursos públicos? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe!

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Concursos públicos: veja oportunidades de nível médio em 2021

  • Concurso CGU: o pedido do concurso CGU já foi protocolado junto ao Ministério da Economia. A solicitação é para o preenchimento de 375 vagas.
  • Concurso Polícia Federal: a Polícia Federal encaminhou ao Ministério da Economia o pedido do novo concurso destinado à área administrativa (concurso PF área administrativa), com vagas de níveis médio e superior. Além disso, por meio das redes sociais, o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, afirmou que há “uma possiblidade maior” de um novo concurso PF para peritos para os cargos vagos atuais, mas que depende ainda da vontade da administração e do Ministério da Justiça.
  • Concurso Embasa: orçamento previsto com 850 vagas. O número de vagas é inferior ao já autorizado para o novo concurso Embasa, que inclusive já tem o Instituto AOCP definido como banca organizadora da seleção. 
  • Concurso INSS: o pedido de realização de um novo concurso INSS já foi encaminhado ao Ministério da Economia e o presidente da Casa, Leonardo Rolim, afirmou estar otimista para a autorização das vagas.
  • Concurso Ibama: a realização do novo concurso para servidores do Ibama (concurso Ibama) poderá ser autorizada nos próximos dias. Além disso, o IBAMA tornou público processo seletivo de contratação temporária em diversos cargos, cujos salários podem chegar ao valor de R$ 2,7 mil iniciais. Veja aqui
  • Banco do Brasil: o que se sabe é que o presidente quer o concurso Banco do Brasil e órgão pode soltar dois editais. 

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe.

notícias concurso público
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.