Maurício Miranda Sá • 17/06/2021
Após morar na rua por mais de 12 anos, Ubirajara Gomes foi aprovado no concurso público do Banco do Brasil estudando nas bibliotecas públicas de Pernambuco.
A reportagem é do Portal G1 e conta uma história de sucesso e superação, que pode ser um grande incentivo e fator de motivação a milhares de candidatos em todo o país.
Ubirajara explicou que foi morar nas ruas do Recife, após desavença familiares, mas que isso nunca foi um obstáculo para seguir estudando e buscando seus sonhos.
Em suas palavras, alguém pode perder tudo, menos o conhecimento adquirido: “Estude porque o conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar sua. Eu posso perder emprego, dinheiro, casa, mas conhecimento eu sempre vou ter“.
Após sair de casa, Ubirajara Gomes foi morar nas ruas do Recife, mais especificamente as calçadas dos hospitais do Centro do município.
Durante sua “jornada” como morador de rua, Gomes não descansou e visualizou o seu futuro estava traçado nos estudos.
O bancário voltou à escola em 2001, quando conseguiu se matricular em um colégio público, para concluir sua formação inicial.
O gerente de avaliação da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, José Dionísio Júnior, afirmou que qualquer morador do estado pode se inscrever para receber o certificado de formação supletiva.
Em 2006, conseguiu o certificado de formação em nível médio de escolaridade e, com isso, começou sua “caçada” pela aprovação em concurso público. Para isso, contou com a ajuda de algumas pessoas.
A aprovação no concurso público Banco do Brasil veio com muito esforço e dedicação, sem contar com a falta de reservas financeiras para conquistar esse sonho. O então candidato acertou 133 questões de 150.
A equipe do Direção Concursos espera que a história de sucesso e superação de Ubirajara Gomes sirva de inspiração a muitos concurseiros que lutam por um lugar ao sol no serviço público brasileiro.
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre concursos públicos? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe.
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.