PUBLICIDADE
Katharine Mota • 13/04/2022
O presidente da republica Jair Bolsonaro convocou o Ministro da Economia, Paulo Guedes, para uma reunião acerca do reajuste de 5% para todo funcionalismo público na folha de pagamento do mês de julho, o que custaria aproximadamente 6 bilhões aos cofres públicos em 2022 e R$ 11,6 bilhões em 2023 (concurso público).
Nos próximos dias, Bolsonaro deve anunciar a liberação do reajuste abaixo da inflação e de forma linear para servidores, não havendo impeditivos de acordo com a legislação eleitoral.
Um dos fatores que deve ser analisado com cautela é a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), tendo em vista que ela impossibilita aumentos salariais em um período menor que 180 dias para o fim do mandato presidencial. Ou seja, existe uma corrida para liberar o aumento.
Para que o reajuste saia do papel, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deve ser atualizada e técnicos da Casa Civil estão realizando avaliações complexas sobre o assunto, já que além da designação do orçamento, existem prazos a serem cumpridos.
Informações via Estadão e O Globo.
O governo sofre pressão dos servidores de vários órgãos desde que prometeu aumento salarial apenas para as carreiras policiais federais. Com isso, servidores do Banco Central e INSS, por exemplo, estão em greve.
Segundo o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), a categoria solicita recomposição salarial de 26,3% e novo concurso público.
Já a Fenasps, categoria que representa os servidores do INSS, informou que 25 estados e o DF estão em greve pela reestruturação dos ganhos e novo concurso público com a oferta de pelo menos 7.575 vagas.
A comissão organizadora responsável por coordenar os trâmites para o concurso foi designada e em breve as bancas devem ser convidadas para apresentar propostas.
Foram autorizadas o preenchimento de19 vagas imediatas entre os cargos de policial legislativo, advogado, consultor e analista legislativo.
Outro concurso público autorizado foi da Receita Federal e a liberação depende, no momento, da aprovação do projeto de lei 1/2022.
Ao todo, estão previstas 699 vagas para os cargos de Auditor-Fiscal e Analista-Tributário. A expectativa é que as nomeações ocorram em 2023.
O quadro de servidores do Instituto deve ser reestabelecido ainda em 2022. De acordo com a diretora da Fenasps, Thaize Antunes, o Ministério da Economia aguarda a recomposição do orçamento que tramita no Congresso Nacional.
Outro indicativo do certame é que o atual Ministro do Trabalho, José Carlos Oliveira, destacou que “existe um diálogo para que haja concurso público, sim, neste ano”, disse.
Veja todos os detalhes clicando aqui!
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Foi publicado o edital do concurso Sefaz PE, com 40 vagas distribuídas entre cargos de níveis médio e superior. As provas estão marcadas para 19/6. Período de inscrição: 05 de abril a 05 de maio.
Foi publicado o edital do concurso TJ CE (Tribunal de Justiça do Ceará) com a oferta de 51 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva para cargos de nível superior.
Inscrições: 4 de abril até 6 de maio de 2022.
O edital do concurso PGDF (Procuradoria Geral do Distrito Federal) foi publicado! A Cebraspe é a banca organizadora do certame que oferece um total de 65 vagas.
As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 4 de abril a 3 de maio no site da Cebraspe.
Foi publicado o edital do concurso PM GO, com 1.520 vagas para cargo de Soldado e Soldado Músico. Organizado pelo Instituto AOCP, o certame oferta salários iniciais de R$ 6,3 mil. Período de inscrição: 29 de abril a 30 de maio.
Foi publicado o edital do concurso PC RR (Polícia Civil de Roraima). O certame oferta, ao todo, 175 vagas. Inscrições: 10 horas de 13 de abril de 2022 até às 23h59 minutos de 12 de junho de 2022.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Katharine Mota
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.