Concursos Abertos Concursos 2021

Concurso Sefaz CE: edital até meio de abril; Cebraspe é banca

Larissa Lustoza Larissa Lustoza comentários
24/03/2021, às 14:09 • 3 semanas atrás

O edital do concurso Sefaz CE deve ser divulgado até o dia 15/4, ao invés de até o final do mês março, confome era previsão anterior. Informação foi dada pela própria secretária de fazenda do estado, veja aqui!

Atraso na publicação do edital ocorre após mudanças na comissão organizadora do concurso público e por conta de agravamento na situação sanitária do estado.

A banca organizadora será o Cebraspe e o contrato que oficializa a escolha já foi divulgado no Diário Oficial do estado. Com isso, o único passo restante é a publicação do edital do concurso Sefaz CE.

De acordo com o contrato da banca organizadora, que traz detalhes de todas as etapas, provas, cargos e salários do edital concurso Sefaz CE, as 100 vagas já confirmadas serão distribuídas entre os cargos de:

  • Auditor Fiscal da Receita Estadual;
  • Auditor Fiscal Contábil Financeiro da Receita Estadual
  • Auditor Fiscal Jurídico da Receita Estadual
  • Auditor Fiscal de Tecnologia da Informação da Receita Estadual

Ainda de acordo com o documento, os salários iniciais ofertados ao aprovados nos cargos do novo edital será de R$ 16.045,30. A carga horária de trabalho é de 40 (quarenta) horas semanais.

Importante lembrar que o órgão planeja realizar novos concursos públicos a cada três anos. A informação foi confirmada durante entrevista exclusiva com a Fernanda Pacobayba concedida ao Direção Concursos:

Concurso Sefaz CE

O Direção Concursos estará com você até a sua aprovação e, por isso, preparamos o material completo e exclusivo para os principais cargos do concurso Sefaz CE:

concurso sefaz ce

O Direção Concursos também preparou um grupo no Telegram com as principais notícias voltadas para a área fiscal. Clique aqui e participe!

Concurso Sefaz CE: salários

As remunerações dos integrantes do Grupo Ocupacional Tributação, Arrecadação e Fiscalização (TAF) da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará são compostas por uma parcela fixa (vencimento básico) e outra variável (gratificações), previstas nas Leis Estaduais nº 13.439/2004, nº 13.778/2006, nº 14.236/2008, nº 14.969/2011 e nº 16.513/2018.

A remuneração mínima, em referência a valores de janeiro de 2020, para os cargos da 1ª Classe Referência A das carreiras de Auditor Fiscal da Receita Estadual, Auditor Fiscal Contábil-Financeiro da Receita Estadual, Auditor Fiscal Jurídico da Receita Estadual e Auditor Fiscal de Tecnologia da Informação da Receita Estadual é de R$ 16.045,30.

Provas e etapas do concurso Sefaz CE

Todas as fases do concurso público deverão ser realizadas em Fortaleza, Ceará. As provas deverão ser realizadas em um único domingo, nos turnos da manhã e tarde.

O concurso será dividido nas seguintes etapas:

  • Fase I – Provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos para todos os candidatos inscritos, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Fase II – Prova discursiva de conhecimentos específicos para todos os candidatos inscritos, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Fase III – Prova de títulos para os candidatos aprovados nas fases anteriores, de caráter exclusivamente classificatório.

As provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos serão do tipo “certo” ou “errada”, em um total de 160 (cento e sessenta) itens, havendo apenação para cada item cuja resposta divirja dos gabaritos oficiais.

As provas discursivas serão compostas por 2 (duas) questões com até 20 (vinte) linhas cada e 1 (um) estudo de caso com até 45 (quarenta e cinco) linhas.

Deverão ser corrigidas as provas discursivas dos candidatos aprovados nas provas objetivas até o número de 3 (três) vezes a quantidade de vagas ofertadas para cada cargo, em um total de 300 (trezentas) correções, respeitados os empates na última posição.

Para conferir o termo de referência do concurso, clique aqui.

Concurso Sefaz CE: déficit é alto

Há 13 anos a pasta não abre concurso para provimento dos seus cargos. Assim, existe uma enorme defasagem nos quadros do órgão.

Só em 2016, cerca de 150 aposentadorias foram homologadas na secretaria, o que, por si só, mostra o quão comprometido está o funcionamento do órgão.

Estima-se que há cerca de mais de 300 cargos vagos na Sefaz CE.

Concurso Sefaz CE 2006

Conforme dito anteriormente, 2006 foi o último edital lançado para o órgão. Ou seja, são 13 anos sem fazer concurso público.

À época, a Sefaz CE teve a banca ESAF como organizadora. O provimento foi pra 270 vagas.

Requisitos para investidura nos cargos

Para todos os cargos:

  • ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 12, § 1º, da Constituição Federal;
  • gozar dos direitos políticos;
  • estar quite com as obrigações eleitorais;
  • estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
  • possuir a escolaridade em nível superior:

Graduação mínima exigida de cada cargo do último concurso Sefaz CE:

  • Auditor Fiscal: qualquer graduação
  • Analista Contábil Financeiro: graduado em Ciências Contábeis, Administração de Empresas ou Economia;
  • Analista Jurídico: graduado em Direito;
  • Analista de Tecnologia da Informação: graduado em Ciências da Computação, Informática ou Processamento de Dados.

Provas e conteúdo do último edital Sefaz CE

Foram aplicadas três provas objetivas para cada cargo, de caráter eliminatório e classificatório, relativas às disciplinas aplicadas em cada caso, como podemos observar:

Auditor Fiscal da Receita Estadual concurso Sefaz CE

concurso sefaz ce 5

Analista Contábil-Financeiro concurso Sefaz CE

Analista Jurídico concurso Sefaz CE

Analista de Tecnologia da Informação edital Sefaz CE

Resumo do concurso

  • Cargo: Auditor Fiscal
  • Vagas: 100
  • Banca: Cebraspe
  • Escolaridade: nível superior
  • Situação: edital iminente
  • Cargos vagos: mais de 300
  • Último edital Sefaz CE

O Direção Concursos também preparou um grupo no Telegram com as principais notícias voltadas para a área fiscal. Clique aqui e participe!

Assinatura Ilimitada

Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho.

As principais notícias do mundo dos concursos públicos em um lugar. Conheça o canal Direção News e se inscreva: clique aqui e confira!

auditor fiscal ce concurso auditor fiscal ce concurso sefaz ce concurso sefaz ce 2019 concurso sefaz ceará edital sefaz ce edital sefaz ce 2019 sefaz ce sefaz ce 2019 sefaz ce previsto

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.