Concursos Abertos Concursos 2021

Concurso Sefaz CE: pedido será realizado pós-pandemia

Jornalismo Direção Concursos Jornalismo Direção Concursos comentários
19/02/2020, às 18:58 • 7 meses atrás

Em contato exclusivo com a equipe de jornalismo do Direção Concursos, a secretária de Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, confirmou que o órgão deve pedir a autorização para um novo edital, assim que passado o período da pandemia. Perguntada sobre o certame, aguardado há muitos anos, a chefe da pasta foi enfática: “Precisamos com urgência”. 

Além de confirmar o pedido do concurso ainda este ano, ao ser questionada sobre a quantidade de vagas disponíveis no próximo edital, Pacobahyba confirmou que a intenção inicial é de que 100 oportunidades sejam oferecidas. Porém, a secretária não descartou que o número seja menor. “Talvez menos”, respondeu brevemente.

Prepare-se com os pacotes completos do Direção Concursos para o concurso Sefaz CE:

concurso sefaz ce

Entenda toda a situação do concurso Sefaz CE

Previsto para sair no final de 2018, o concurso Sefaz CE chegou a garantir recursos na LOA, Lei Orçamentária Anual do Ceará, em 2017. No entanto, não tivemos abertura do concurso Sefaz CE naquele ano.

Durante todo o ano de 2018 especulou-se o lançamento do edital, mas esse lançamento foi adiado para 2019 e, mais tarde, para 2020.

No começo de junho (2019), em vídeo publicado nas redes sociais do órgão, a secretária de Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, disse ser necessário a realização de concurso público para a pasta, mesmo o governador Camilo Santana rechaçando a possibilidade de abertura de seleções para o ano de 2019.

Em um reunião realizada no dia 22/5/2019, entre os diretores do órgão e Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf-CE), foi informado que o concurso ficaria para 2020.

Já em janeiro de 2020, Fernanda Pacobahyba, secretária de Fazenda, ouviu da Diretoria Colegiada do órgão, que há enorme necessidade de um novo concurso Sefaz CE para provimento de cargos na Secretaria de Fazenda do Ceará.

Conforme informa o site oficial do Sintaf, Sindicato dos Fazendários do Ceará, foi cobrada em outro reunião, mais uma vez, a realização de concurso público para todos os cargos da Sefaz ainda neste primeiro semestre (2020).

Nesta reunião de fevereiro, não foram informadas a quantidade de vagas que serão preenchidas. “Precisamos de esforços naquilo que é fundamental. Nós precisamos de concurso. O governador já está com a lista do que ele vai liberar nos próximos dias”, disse a secretária.

Nas palavras da secretária Pacobahyba, diz o Sintaf CE, há a confirmação de que o concurso abrangerá todos os cargos e que tem buscado acelerar a realização do certame.

Em entrevista ao O Povo, em fevereiro deste ano, a secretária informoou que a seleção só dependia da liberação do governador Camilo Santana.

Concurso Sefaz CE: déficit é alto

Há 13 anos a pasta não abre concurso para provimento dos seus cargos. Assim, existe uma enorme defasagem nos quadros do órgão.

Só em 2016, cerca de 150 aposentadorias foram homologadas na secretaria, o que, por si só, mostra o quão comprometido está o funcionamento do órgão.

Estima-se que há cerca de mais de 300 cargos vagos na Sefaz CE.

Remuneração

As remunerações para o Sefaz CE variam em torno de R$ 22 mil. Veja abaixo as folhas de pagamento dos cargos de março/2019:

AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL

concurso sefaz ce 2

ANALISTA CONTÁBIL FINANCEIRO

concurso sefaz ce 3

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

concurso sefaz ce 4

Concurso Sefaz CE 2006

Conforme dito anteriormente, 2006 foi o último edital lançado para o órgão. Ou seja, são 13 anos sem fazer concurso público.

À época, a Sefaz CE teve a banca ESAF como organizadora. O provimento foi pra 270 vagas.

Requisitos para investidura nos cargos

Para todos os cargos:

  • ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 12, § 1º, da Constituição Federal;
  • gozar dos direitos políticos;
  • estar quite com as obrigações eleitorais;
  • estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
  • possuir a escolaridade em nível superior:

Graduação mínima exigida de cada cargo do último concurso Sefaz CE:

  • Auditor Fiscal: qualquer graduação
  • Analista Contábil Financeiro: graduado em Ciências Contábeis, Administração de Empresas ou Economia;
  • Analista Jurídico: graduado em Direito;
  • Analista de Tecnologia da Informação: graduado em Ciências da Computação, Informática ou Processamento de Dados.

Provas e conteúdo

Foram aplicadas três provas objetivas para cada cargo, de caráter eliminatório e classificatório, relativas às disciplinas aplicadas em cada caso, como podemos observar:

Auditor Fiscal da Receita Estadual concurso Sefaz CE

concurso sefaz ce 5

Analista Contábil-Financeiro concurso Sefaz CE

Analista Jurídico concurso Sefaz CE

Analista de Tecnologia da Informação concurso Sefaz CE

Resumo concurso Sefaz CE

  • Cargo: Auditor Fiscal e Analista
  • Vagas: 100 – a confirmar
  • Escolaridade: nível superior
  • Situação: pedido pós-pandemia
  • Cargos vagos: mais de 300
  • Último edital Sefaz CE
auditor fiscal ce concurso auditor fiscal ce concurso sefaz ce concurso sefaz ce 2019 concurso sefaz ceará edital sefaz ce edital sefaz ce 2019 sefaz ce sefaz ce 2019 sefaz ce previsto

Jornalismo Direção Concursos

Sob a coordenação do professor Arthur Lima e gerência do jornalista Victor Gammaro, a equipe de jornalismo do Direção Concursos te deixa informado sobre tudo que há de mais importante no mundo dos concursos públicos. Temos compromisso com a excelência e rapidez nas notícias, para que o (a) concurseiro (a) fique totalmente informado (a) sobre as oportunidades no funcionalismo público.