Larissa Lustoza • 08/10/2021
Em resposta a uma consulta, o Tribunal de Contas da União (TCU) enfatizou que as despesas relacionadas a concursos públicos devem se submeter à base de cálculo do teto de gastos.
A consulta foi encaminhada em 2018, pelo então ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, que questionava a possibilidade de concursos públicos serem custeado pelas taxas de inscrições dos candidatos.
De acordo com o TCU, as metas fiscais previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e as definidas anualmente nas Leis de Diretrizes Orçamentárias se dirigem aos resultados e alcançam as despesas.
Com isso, o tribunal também ressaltou o cumprimento da emenda constitucional que estabeleceu o teto de gastos. O TCU enfatizou que o teto de gastos “positivou uma regra que focaliza estritamente a despesa pública como agregado orçamentário a controlar”.
Ou seja, o TCU explicou que a Constituição Federal impõe aos órgãos públicas, a tarefa de decidir para qual atividade o orçamento será encaminhado.
“Todas as despesas com a realização de concursos públicos devem ser consideradas integralmente na base de cálculo do teto de gastos e computadas para a aferição do seu cumprimento. Isso porque elas são despesas primárias e não estão excepcionadas pelo exaustivo rol de exclusões estabelecido no § 6º do art. 107 da Constituição Federal (ADCT)”, concluiu o tribunal.
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre concursos públicos? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe!
Confira abaixo um breve panorama de algumas seleções que podem sair até o final do ano:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.