Maurício Miranda Sá • 06/06/2019
A gente vem batendo, quase que diariamente, sobre a importância de se manter estudando, principalmente quando as notícias que chegam não são das mais positivas. É a regra básica dos investimentos: compre na baixa, venda na alta.
Enquanto uma boa parcela de concurseiros anda desanimada, largando os materiais ou desacreditando nesse mercado, outra parcela segue firme pensado apenas em estudar e focando nos seus objetivos.
Estamos aqui, então, para apresentar uma série de tribunais de justiça que estão com editais MUITO PRÓXIMOS de serem lançados.
A seguir, vamos apresentar um breve resumo sobre o andamento dos concursos de tribunais e, ao final da matéria, uma lista e links para visão completa de cada seleção. Vamos lá?
O concurso do Tribunal de Justiça do Amazonas teve ampla divulgação por parte do presidente do órgão, o desembargador Yedo Simões, que promoveu um grande evento para anunciar a banca Cespe como responsável pela seleção e informar sobre o quantitativo de vagas a serem preenchidas na próxima seleção.
Serão 160 vagas imediatas, além de um robusto cadastro de reservas, separadas da seguinte forma: 127 vagas para assistente judiciário, sendo 100 destinadas a candidatos sem especialidade, 10 para programador, 15 para quem é especialista em suporte ao usuário de informática e 2 para técnicos de segurança do trabalho.
Já àqueles que possuem nível superior completo, poderão concorrer às seguintes 20 vagas: 5 para analistas de sistemas, 1 para arquivologista, 1 para bibliotecário, 3 para contadores, 2 para formados em Direito, 2 para engenheiros civis, 1 para quem possui formação em Estatística, 1 para médicos do trabalho, 2 para psicólogos e 2 para quem é formado em Serviço Social.
Uma novidade é que o órgão disponibilizou 13 vagas imediatas apenas para provimento no interior do estado. São 7 vagas para a Sub-Região do Alto Solimões e 6 vagas para a Sub-Região do Baixo Amazonas. Os cargos contemplados foram os de assistente judiciário sem especialidade e suporte ao usuário de informática. As provas, nesse caso, só serão realizadas em Tabatinga ou Parintins.
Após a promessa eleitoral, anunciada pelo então candidato Camilo Santana, de muitos concursos para o estado do Ceará, o mandatário do executivo estadual, em vídeo publicado em suas redes sociais, afirmou que a realização das seleções está suspensa. Mas essa notícia NÃO AFETA o Tribunal de Justiça do Ceará.
O fato de o Poder Judiciário ter independência em relação ao executivo faz com que o órgão possa dar prosseguimento ao certame e publique o edital ainda em 22019. A banca FGV já foi definida como organizadora e a expectativa é que sejam contemplados os cargos de Técnico, administrativo e judiciário. Ambos os cargos são para aqueles que possuam nível médio. Apesar de ter assinado o termo para o projeto básico, ainda não temos um número de vagas definido.
De qualquer forma, muitos detalhes convergem para a abertura do concurso: há grande expectativa de aposentadorias a partir de julho de 2019, é o órgão de justiça com menos servidores do país e também o que possui o menor custo.
No sul do país, temos algumas possibilidades e, uma delas, é o concurso do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que estava com formação já formada e no final de mês de maio mudou seus membros responsáveis.
O concurso TJ RS foi autorizado no último dia 2 de abril de 2019 e 24 vagas para oficial de justiça (PJ-H), de nível médio, além de quatro oportunidades para assistente social. A banca provável, segundo uma fonte do jornalismo do Direção Concursos, será a FAURGS.
Um dado importante desse concurso é a quantidade de vagas apresentada. Muitos candidatos desse concurso podem estar pensando que é baixo. No papel, sim! Mas é bom avisar que na última seleção para o órgão, em 214, foram convocados 249 aprovados.
Uma aberração! É assim que podemos definir os trâmites do órgão de justiça do Paraná. Autorizado, o concurso lançou edital em 2017. Posteriormente o órgão suspendeu sua realização para 2018, ano que teve edital republicado, com mudança no conteúdo.
O concurso acabou não acontecendo naquele ano e, em 2019, o documento voltou a ser retificado, mas sem reabertura de inscrições. Desse modo, acreditamos que, finalmente, o concurso poderá ser realizado.
Interessante na linha do tempo do concurso é que mesmo com edital aberto, a banca não havia sido escolhida ainda. Em 11 de abril, a banca Cespe foi formalizada como organizadora do certame.
Em 2 de maio de 2019, o desembargador Eduardo Serrão afirmou que estão sendo feitos todos os esforços para realizar a prova em julho do corrente ano, após cumprir a regulamentação do CNJ (que impediu a realização do concurso até então).
É grande a expectativa pelo concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo. O TJ SP é o maior tribunal do mundo em volume de processos e, naturalmente, requer um verdadeiro arsenal de servidores.
Um a cada três processos no Brasil tramitam no TJ SP e com a aproximação do vencimento do último concurso para a Capital, espera-se que um novo edital para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário (nível médio) saia ainda este ano ou no início do ano seguinte.
O concurso TJ SP tem o histórico de nomear todos os aprovados nas suas seleções. A banca, como em muitos concursos paulistas, deverá ser, novamente, a Vunesp e a escolaridade exigida para ingresso é a formação no ensino médio.
Não temos maiores informações sobre possível abertura de novo edital, mas a regularidade que com que é trabalhada nos dá subsídios suficientes para acreditar que, assim que acabe a vigência do último, comece a tramitação do próximo.
O concurso para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro já é esperado há muito tempo. Mas, agora, parece que vai!! Foi confirmado pelo órgão que a autorização do novo certame é esperada ainda para o primeiro semestre. Com a autorização, o próximo passo será a formação e, na sequência, o lançamento do edital, que tem previsão de publicação em setembro.
Segundo Cláudio de Mello Tavares, presidente do Tribunal de Justiça do RJ (TJ RJ), o órgão irá convocar 164 aprovados no último concurso e, na sequência, já informar os próximos passos para o lançamento da nova seleção.
Além da insuficiência de servidores já apresentada pelo órgão, um estudo feito pela Corregedoria-Geral da Justiça pretende suprir os lugares com maior falta de servidores. É possível que, diante do cenário da reforma da Previdência, muitos se aposentem. Cerca de 480 ocupantes dos cargos já requereram a aposentadoria voluntária.
Em março de 2019, foi publicado no Diário Oficial um decreto que autorizava crédito suplementar no valor de R$ 1,2 milhão para a realização do concurso do Tribunal de Justiça da Bahia.
Um detalhe importante é que o último edital TJ BA para provimento dos cargos de Técnicos e Analistas do órgão teve alto número de nomeações e, segundo dados do próprio órgão, foram nomeados 200 aprovados no último concurso, além de 20% do cadastro de reservas.
Assim, a notícia de suplementação orçamentária para o órgão animou àqueles que almejam disputar uma vaga no judiciário baiano e esse é um dos concursos que poderão surpreender e lançar edital para provimento de seus cargos.
Um dos concursos de tribunais que podem lançar edital a qualquer momento é o do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Apesar de sua disposição ser “complicada” de compreender, com o provável lançamento sendo realizado em partes (1ª instância e 2ª instância), o concurso anda bem avançado, com comissão formada para a segunda instância e banca definida para a primeira.
No caso do concurso para a primeira instância, o Instituto AOCP será a responsável e a expectativa é que o edital traga para três cargos: oficial de justiça e técnico judiciário – psicologia e técnico judiciário – serviço social.
Para a segunda instância, a proposta aceita para organizar o certame foi a do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC – e o contrato foi assinado em janeiro deste ano (2019).
Sendo assim, há grande possibilidade de o concurso para o TJ MG, tanto para primeira, como para a segunda instância aconteça muito em breve.
O concurso para o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios é um dos mais aguardados pelos amantes de concursos de tribunais em todo país.
Recentemente, o órgão andou aproveitando a lista de outros órgãos federais (lembrando que apesar de estar no âmbito do DF, o TJDFT é um tribunal federal), mas sabemos que a demanda do tribunal é enorme e, provavelmente, teremos novidades m 2020, com grandes chances de haver abertura de edital.
Uma fonte de dentro do órgão, porém, fez a seguinte afirmação: “…é possível que, havendo sobra orçamentária ou o órgão conseguir verba suplementar, seja aberto novo edital para o TJDFT no final do segundo semestre ou começo de 2020”.
De toda forma, esse é aquele tipo de concurso que, para quem sonha em ingressar no serviço público através do TJDFT, deve começar a se preparar o quanto antes, a longo prazo, para chegar bem na frente da concorrência.
O mais novo concurso de tribunal de justiça autorizado é o do Pará. Até maio deste ano ninguém falava tanto sobre essa seleção, até que no apagar das luzes surge a autorização dada pelo presidente do órgão, desembargador Leonardo de Noronha Tavares.
De acordo com uma publicação do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Pará, a Secretária de Gestão de Pessoas do TJ PA confirmou a previsão de edital TJ PA ainda este ano.
O órgão possui um grande quantitativo de cargos vagos, o que reforça a urgência de novo concurso. Os cargos de nível superior somam, juntos, 571 cargos vagos, já o cargo de nível médio possui 270 vacâncias.
Matéria completa TJ MG 1ª Instância
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.