
Mesmo com a Justiça atendendo um pedido de tutela urgente do Ministério Público Federal (MPF), que determinava que as provas da EsFCEx fossem suspensas, a escola afirmou que as provas continuam previstas para este domingo (13/9).
A informação foi confirmada na noite desta sexta-feira (11/9) à equipe de jornalismo do Direção Concursos. Veja detalhes clicando na imagem abaixo:

As provas correspondem à primeira fase do concurso de admissão para Oficiais e Capelães Militares.
Concurso EsFCEx: MPF pede adiamento
A suspensão atendeu o pedido de uma Ação Civil Pública movida pelo MPF na quarta-feira (9/9).
Na decisão, é apontado o fato de que 8.932 candidatos estão inscritos para as provas que seriam aplicadas em 23 cidades. Com isso, o MPF enxergou que era inegável que haveria uma aglomeração.
Além disso, o MPF apontou que muitos transportes intermunicipais e interestaduais estão restringidos, devido ás medidas de contenção da pandemia, afetando os candidatos.
Como exemplo, utilizaram o estado da Bahia. Com 417 municípios ao todo, as provas seriam aplicadas somente na capital, Salvador. E desde de março de 2020, o transporte intermunicipal em cerca de 350 municípios está suspenso.
Isso impossibilitaria ou dificultaria “o acesso de vários candidatos às cidades de aplicação do exame de seleção”, conforme pedido do MPF.
A EsFCEx respondeu de que não teria como adiar as provas, mas o MPF não enxergou que havia fatos concretos para a impossibilidade de adiamento.
Caso queira consultar o número do processo na Justiça Federal, o número do processo é: 1039653-20.2020.4.01.3300.

Há uma carreira muito parecida com a militar e que promete diversos concursos públicos até o final deste ano. São os concursos policiais, que mostraram resistência e tiveram vários editais em 2020.
Se você quer iniciar o seu estudo para essa carreira, o Direção Concursos tem um pacote de curso específico para concursos policiais. É um pacote base, que pode ser utilizado como início na jornada de estudos.
Clique abaixo e adquira o seu:

Além da EsFCEx: Ministério Público questiona PCDF
Não é somente a EsFCEx que esteve na mira do Ministério Público. Atualmente, a Polícia Civl do Distrito Federal, com provas marcadas para outubro, foi questionada sobre a aplicação das avaliações.
Nesta quinta-feira (10/9), o MPDFT confirmo que providências foram tomadas a respeito de um possível adiamento das provas PCDF.
Em contato realizado pela equipe de jornalismo do Direção Concursos nesta semana, o ministério afirmou que deverá se posicionar oficialmente a respeito do processo que trata do adiamento do concurso PCDF até o dia 18 de setembro.
A Polícia Civil do DF já havia se posicionado a respeito do adiamento afirmando que a realização das provas em outubro estaria mantida mesmo com a pandemia do novo coronavírus.
O diretor-geral, em entrevista concedida em agosto, tratou de acalmar quem acredita que os certames serão cancelados: “Os concursos em andamento são regidos pelo edital e não houve qualquer alteração. O processo seguirá conforme o cronograma. O concurso está mantido até segunda ordem. Esperamos que o cenário melhore até lá para que possamos realizar a prova com tranquilidade”, informou.
Saiba mais sobre toda a situação do concurso PCDF clicando aqui.
Assinatura ilimitada
Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.
Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!
Então, clique abaixo e confira:


As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: