PUBLICIDADE

Reforma Administrativa estará em pauta no segundo semestre; confira!

São previstas mudanças nas regras de ingresso e permanência no serviço público

Por

Natália Pires
Compartilhe esta notícia
Imagem - Reforma Administrativa estará em pauta no segundo semestre; confira!

A Câmara dos Deputados listou os principais temas que devem ser discutidos no segundo semestre de 2025, dentre eles a Reforma Administrativa.

O anúncio foi feito por meio das redes sociais do órgão na última segunda-feira (4/8). Entre as prioridades está a Reforma Administrativa, que prevê mudanças nas regras de ingresso e permanência no serviço público, além da modernização da gestão. As alterações, no entanto, valerão apenas para novos servidores, sem afetar os direitos dos atuais.

Vale lembrar que, no último 15 de julho, o relator do Grupo de Trabalho sobre a Reforma Administrativa, deputado Pedro Paulo, garantiu que o texto não vai retirar nenhum direito dos servidores e tratará dos seguintes temas:

  • Estabilidade
  • Carreira
  • Supersalários
  • Privilégios
  • Trabalho remoto
  • Contratação temporária
  • Avaliação de desempenho

Em junho, o parlamentar já havia garantido que a estabilidade não seria alterada. O assunto foi debatido novamente no plenário no dia 9 de julho, com a participação da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que defendeu a manutenção da estabilidade, mas destacou a necessidade de evitar benefícios a servidores com baixo desempenho.

A proposta também prevê a realização de um Concurso Nacional Unificado (CNU) para cargos estaduais e municipais. Atualmente, o governo federal realiza um certame único visando o provimento de 3.652 vagas para diversos cargos do Poder Executivo Federal, contemplando 32 órgãos e entidades.

Confira, abaixo, publicação da Câmara dos Deputados:

Se você está estudando para esta área e deseja desfrutar de todas as ferramentas do Direção Concursos, aproveite 7 dias de graça na Assinatura Degustação!

Concurso Nacional Unificado (CNU 2025)

Organizado pela Fundação Getúlio Vargas, o CNU 2025 oferta 3.652 vagas para 32 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, para cargos de níveis médio e superior de formação.

Veja a distribuição por bloco temático:

  • Bloco 1 – Seguridade Social: Saúde, Assistência Social e Previdência: 789 vagas
  • Bloco 2 – Cultura e Educação: 130 vagas
  • Bloco 3 – Ciências, Dados e Tecnologia: 212 vagas
  • Bloco 4 – Engenharias e Arquitetura: 306 vagas
  • Bloco 5 – Administração: 1.171 vagas
  • Bloco 6 – Desenvolvimento Socioeconômico: 286 vagas
  • Bloco 7 – Justiça e Defesa: 250 vagas
  • Bloco 8 – Intermediário – Saúde: 168 vagas
  • Bloco 9 – Intermediário – Regulação: 340 vagas

Os aprovados receberão salários iniciais de até R$ 17.726,42.

As avaliações objetivas serão aplicadas no dia 5 de outubro e terão as seguinte estrutura:

  • Provas de nível superior
    • 90 questões de múltipla escolha com 5 alternativas (30 de conhecimentos gerais e 60 de específicos)
    • Das 13h às 18h (5h de duração)
  • Provas de nível médio
    • 68 questões de múltipla escolha (20 de conhecimentos gerais e 48 de específicos)
    • Das 13h às 16h30 (3h30 de duração)

Já as provas discursivas, que serão realizadas realizadas no dia 7 de dezembro, serão aplicadas da seguinte forma:

  • Nível superior
    • 2 questões discursivas
    • Das 13h às 16h
  • Nível médio
    • 1 redação dissertativa-argumentativa
    • Das 13h às 15h

Vocês pediram, nós atendemos!

Agora, vocês podem TESTAR gratuitamente a assinatura do Direção Concursos e COMPROVAR a qualidade dos nossos cursos. Inscreva-se agora mesmo e aproveite!

Tenha a possibilidade de estudar com professores de alto nível direcionados por áreas específicas.

Ps: são poucas vagas!

Clique na imagem abaixo e aproveite! 💥

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
Concurso publico
concursos federais
concursos públicos
destaque-1
destaque-2
direcaoconcursos
NACIONAL
reforma administrativa
Natália Pires

Natália Pires

Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.