PUBLICIDADE
Maurício Miranda Sá • 23/06/2020
A FENAFISCO, Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital, entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF), questionando um dos artigos da lei Complementar 173/2020, que “proíbe” novos concursos públicos.
O dispositivo em questão trata sobre a “proibição” da realização de novos concursos públicos até dezembro de 2021, como uma das medidas para a diminuição dos efeitos da pandemia de Coronavírus que assola o país. A ação veio com pedido de medida cautelar (procedimento que previne e conserva direitos).
Vale lembrar que os concursos para vacâncias de cargos efetivos podem continuar saindo sem problema algum.
Em seu artigo oitavo, mais precisamente no inciso V, a LC 173/2020 prega que novos concursos públicos só estarão permitidos, para o provimento de cargos decorrentes de vacâncias (aposentadorias, falecimentos, posse em outro cargo inacumulável, por exemplo), o que, na prática, é como já funciona atualmente. Confira:
A FENAFISCO alega, em seu pedido, que há vício de iniciativa, já que, por se tratar de matéria que trata acerca do Regime Jurídico de servidores, a proposição da lei é reservada ao chefe do Poder Executivo e não ao Congresso Nacional. A entidade ainda afirma que a norma atenta contra a autonomia administrativa de estados e municípios.
A ADI, agora, está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes, que também é relator de outra Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6.447), a qual questiona outros dispositivos da LC 173/2020 (que proíbem a concessão de reajustes para servidores públicos federais, estaduais e municipais e determinam o congelamento da contagem do tempo de serviço para fins de adicionais até 31 de dezembro 2021).
Segundo informa a FENAFISCO, a defasagem no quadro de pessoal das Secretarias de Fazenda em muitos estados chega à proporção de 50%, o que tem impacto real na arrecadação tributária. Ressalta-se que muitos órgãos não realizam concursos públicos há anos.
Aproveitando o ensejo, vale lembrar que muitos concursos da área fiscal estão previstos para os próximos meses e ano.
Notícias indicam que os concursos SEFAZ CE, SEFA PA, SEFAZ RR, SEFAZ, AM, SEFAZ PR, SEFAZ BA, SEFAZ ES e SEFAZ MG, por exemplo, estão muito próximos de serem realizados.
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.