Katharine Mota • 10/05/2022
Já imaginou um edital de concurso público para os cargos de ministros do Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas da União? Essa é a proposta do Projeto de Emenda à Constituição (PEC) nº 52/2015.
A proposta é do senador Reguffe (União Brasil-DF), quem também inclui nesse rol os conselheiros dos Tribunais de Contas dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
O parlamentar defende que os cargos devem ser ocupados por candidatos que sejam aprovados em concurso público de provas e títulos. Entretanto, o mandato de tais servidores seria de cinco anos, o que acabaria com a vitaliciedade dessas funções.
A PEC está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e aguarda indicação de relator. Para o senador “o modelo atual não é justo, pois pode implicar no comprometimento da isenção do ministro nos julgamentos em que for indicado a participar. É preciso mudar essa forma de escolha”, defendeu.
Atualmente, os ministros são indicados por uma autoridade e o Poder Legislativo aprova ou não a designação.
Muitos editais devem ser publicados ao longo de 2022 para candidatos das mais diversas áreas de atuação. Confira as principais oportunidades abaixo:
O Instituto Nacional de Seguridade Social solicitou 7.830 vagas em regime de urgência e aguarda aprovação do Ministério da Economia, que já sinalizou positivamente para a realização do certame.
As oportunidades seriam distribuídas entre os cargos de Técnico e Analista. Servidores da autarquia estão em greve há mais de um mês e também cobram o concurso público para o INSS.
Vale destacar que mais de 500 empregados públicos foram cedidos com a finalidade de minimizar o impacto causado pela falta de efetivos no órgão.
No dia 28 de abril, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 1/2022, que pode possibilitar a autorização de um novo concurso Receita Federal.
O órgão solicitou ao Ministério da Economia o provimento de 699 vagas, que seriam divididas da seguinte forma:
O concurso público para a Receita Federal é muito aguardado, pois além do número de vagas, os salários também chamam a atenção.
A remuneração inicial da carreira de Analista-Tributário é de R$ 12.142,39, enquanto que o salário inicial de Auditor-Fiscal é de R$ 21.029,09.
A comissão responsável pelos trâmites para publicado do edital do Senado Federal está formada, tendo em vista que foi autorizada o preenchimento de 19 vagas para candidatos de nível superior de escolaridade.
Os quantitativo de vagas e os respectivos cargos a serem lançados no edital são:
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Katharine Mota
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.