
Em uma reunião realizada no dia 3 de novembro, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, trouxe uma mensagem de esperança para milhares de candidatos aprovados em concursos públicos e aguardando pela nomeação. Durante o encontro com a presidência da Fiocruz, a ministra comentou sobre a possibilidade de novos provimentos de vagas excedentes em 2026.
O diálogo, que contou com a presença do presidente da Fiocruz, Mario Moreira, e do diretor-executivo, Juliano Lima, reforçou a política do governo federal de fortalecer o serviço público e recompor o quadro de pessoal de diversos órgãos.
Excedentes: O que já foi feito e a perspectiva para 2026
A ministra Esther Dweck lembrou que o MGI já autorizou, para 2025, a convocação de excedentes de concursos ainda vigentes. No caso específico da Fiocruz, essa autorização resultou em 75 vagas que serão providas.
A notícia mais aguardada, no entanto, veio com a projeção para o próximo ano. Dweck afirmou que “para 2026, provimentos adicionais de diferentes órgãos, entre eles a Fiocruz, podem ser autorizados”. A ressalva, como sempre em matéria de concurso público, é a dependência orçamentária. A decisão final estará vinculada à disponibilidade financeira definida no orçamento federal do próximo ano.
RRA: Agenda prioritária com prazo definido
Outro ponto de grande interesse para os servidores foi a discussão sobre o Reconhecimento de Resultado de Aprendizagem (RRA). O RRA é um mecanismo que permite validar conhecimentos e experiências profissionais para fins de progressão ou aproveitamento em carreiras públicas.
Esther Dweck informou que o documento, elaborado por servidores representantes do movimento pró-implementação, está em análise na Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP/MGI). A ministra estabeleceu a pauta como prioridade e firmou o compromisso de concluir o processo no Ministério até o final de novembro.
Compromisso com o futuro da Fiocruz
A reunião também abordou alternativas para o reposicionamento do modelo institucional da Fundação. Sobre o tema, a ministra reafirmou o compromisso de buscar a melhor solução para a instituição e disse que aguardará o posicionamento de um grupo de trabalho interministerial (Ministério da Saúde, MGI e Advocacia-Geral da União) que está estudando as possibilidades.
Após o encontro com a ministra, a comitiva da Fiocruz seguiu para a Casa Civil, onde se reuniu com o secretário Especial de Análise Governamental, Bruno Moretti, para reforçar o compromisso do MGI com a prioridade do RRA. Eles também estiveram com Swedenberger do Nascimento Barbosa, chefe adjunto de Gestão Interna do Gabinete Pessoal do Presidente Lula.
Oportunidades até o fim do ano!
Ainda dá tempo de ser aprovado! O Direção Concursos reuniu os 50 MELHORES EDITAIS que podem ser lançados até o fim de 2025.
No e-book exclusivo, você confere seleções em todo o Brasil, várias áreas de atuação e salários que ultrapassam R$ 44 mil.
Saia na frente da concorrência e baixe o MATERIAL GRATUITO! 👉
Concurso público: excedentes já autorizados e previsão para 2026
No início de outubro, o governo federal autorizou a nomeação de quase 2 mil candidatos excedentes:
- Decretos Presidenciais em 2 de outubro autorizaram a convocação de 1.984 excedentes, ultrapassando o limite de 25% das vagas originais do edital.
- Portarias do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicadas em 3 de outubro permitiram nomear mais 875 aprovados,
O ano eleitoral de 2026 traz desafios, pois a legislação proíbe nomeações nos três meses antes do pleito, com poucas exceções. Em outubro, a ministra Esther Dweck confirmou que não haverá uma nova edição do CNU em 2026 e informou que a estratégia do governo será concentrar-se em otimizar os recursos existentes, convocando aprovados e encerrando processos seletivos em andamento, sem autorizações significativas para novos concursos.
Sobre 2026, ano que vem não vai ter. A gente já encaminhou a peça orçamentária justamente com a previsão de autorização de chamada de excedentes, poucas autorizações de concurso. Então, não vai ter uma autorização de concurso que justifique um novo CNU, afirmou Dweck.
Sabe-se que órgãos como a PRF e a Senappen buscam aproveitar mais alguns aprovados de concursos anteriores.
O maior desconto do ano na sua assinatura
A data mais esperada do ano chegou! É a sua chance de garantir o acesso à plataforma que vai turbinar seus estudos para concursos públicos com um super desconto e condições que só aparecem uma vez.
🔥 OFERTA RELÂMPAGO: ATÉ 78% DE DESCONTO!
🔥 Vitalícia: a partir de 12x de R$ 104,90
🔥 Pagamento no PIX: 10% de Desconto Extra
🎁 BÔNUS EXCLUSIVO: 3 meses de Programa Passe!
Esta condição especial é válida por pouquíssimos dias e não se repetirá em nenhum outro lugar. Se você perder, só vai encontrar uma oportunidade assim no ano que vem, e provavelmente sem este preço incrível.
Invista no seu futuro sem pesar no seu bolso. Aproveite a Black Friday Direção Concursos e dê o próximo passo rumo à sua aprovação!
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
